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quinta-feira, 1 de janeiro de 1970

Metrô Carioca Será Feito de Elevados e Subterrâneos

Metrô Carioca Será Feito de Elevados e Subterrâneos
Assim noticiava O Globo em 23 de dezembro de 1968. O jornal teve acesso ao estudo técnico, econômico e financeiro definitivo para a construção das primeiras linhas e estações do metrô do Rio de Janeiro.


Primeiro Trabalho sobre o Metrô Foi em 1929

O primeiro trabalho sobre o metrô da cidade datava de 1929 e 39 anos depois saiu o relatório definitivo. Entre as pesquisas reiniciadas nos anos 1960, estudos, início e conclusão das obras, esperava-se que as Linhas 1 e 2 estariam concluídas 22 anos depois. Em 2013, ainda não temos as Linhas 1 e 2 concluídas.

As estações projetadas da Linha 1 (Prioritária) eram as seguintes: Sãens Peña, Engenho Velho, Haddock Lobo, Estácio, Cidade Nova, Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Marquês de Abrantes, Botafogo, Lido, Siqueira Campos, Raimundo Corrêa, Miguel de Lemos, Raul Pompéia, General Osório e Nossa Senhora da Paz. As futuras extensões seriam para tornar a Linha 1 uma enorme circular que seria fechada com estações no Méier, Jacarepaguá e Leblon.

A Linha 2 seria construída de São João de Meriti até Niterói, com as estações Estácio e Carioca servindo de transferência entre as linhas.

Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro

Publicado em 1968, o Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro está disponível na Biblioteca Nacional.


Estudos Confirmam Viabilidade do Metrô Fluminense

Nele, são apresentados diversos estudos que confirmam a viabilidade do metrô fluminense. A Linha 1 começaria na Estação Praça Nossa Senhora da Paz, cortaria a Zona Sul, Centro, Zona Norte e terminaria na Zona Oeste. A Linha 2, começaria na Estação Belford Roxo e terminaria na Estação Guaxindiba.

Como o crescimento da cidade do Rio de Janeiro e o desenvolvimento de diversos bairros e municípios vizinhos, hoje defende-se uma Linha 1 circular entre a Estação Uruguai e a Estação Gávea; a construção da Linha 4 para a Zona Oeste; a Linha 5 entre o Aeroporto Internacional e o Centro; a Linha 6 entre a Ilha do Governador e a Zona Oeste; a Linha 7 em Icaraí; e uma Linha 8 ligando a Estação Uruguai ao Méier.

Gostaríamos de agradecer a Atilio Flegner pela colaboração.
 
Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro






Decidimos publicar mais algumas imagens do livro "Estudo de Viabilidade do Metrô do Rio de Janeiro", publicado em 1968.

Não sei porque os investimentos para as Linhas 1, 3 e 4 se discutem e se realizam, mas a Linha 2, que é fundamental para todo o sistema, continua parada no tempo: ela não foi concluída em seu eixo central, nem eu sem seu eixo suburbano; tampouco dispõe de sinalização automática, ou de centro de manutenção.

Novamente, nosso agradecimento a Atílio Flegner pelas imagens.







Largo da Carioca Terá Com Metrô Cidade Subterrânea

Largo da Carioca Terá Com Metrô Cidade Subterrânea
Em 14 de março de 1969, O Globo detalhou como seria a Estação Carioca.

A estação de transferência entre as linhas 1 e 2 teria jardins, um centro comercial e plataformas para as linhas 1 e 2 do metrô. Este centro comercial era chamado de Cidade Subterrânea.

A Estação Carioca foi construída para ser a mais importante do metrô do Rio de Janeiro.

Mapa de 1969 do Metrô do Rio de Janeiro

Eis o mapa do metrô do Rio de Janeiro projetado em 1969.

Muita coisa mudou de lá para cá.

Vale lembrar que este mapa fala apenas da chamada Linha Prioritária, hoje conhecida como Linha 1.

Mapa do Metrô do Rio de 1968

mapa metrô rio 1968Este mapa de 1968 talvez seja o primeiro mapa do Metrô do Rio de Janeiro.


A Linha 1 de 1968

A Linha 1 iria de Jacarepaguá a Ipanema (Estação Praça Nossa Senhora da Paz).


A Linha 2 de 1968

A Linha 2 iria da Estação Pavuna até a Estação Niterói, cortando a Linha 1 na Estação Estácio e na Estação Carioca.


A Linha 3 de 1968

Finalmente, a Linha 3 começaria em Jacarepaguá e iria até a Penha. Ela cortaria a Linha 2 na Estação Vicente de Carvalho.

Com o passar do tempo, a Linha 3 do mapa de 1968 passou a ser a Linha 6 e a Linha 3 é a São Gonçalo até a Carioca.

Revista Mostrou Metrô Carioca em 1968

Uma revista de 1968 foi a primeira a publicar uma matéria sobre o metrô que seria construído no Rio de Janeiro. Ela apresentou estudos de viabilidade econômica da obra e o mapa da Linha 1 (então chamada de Prioritária), entre outros dados.