Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 1983

1983: Jornal do Brasil e Márcio Braga Lideram Campanha contra Estação Morro Azul

plebiscito estação flamengo
Em 14 de novembro de 1983, o Jornal do Brasil publicou em sua edição diária uma cédula para um plebiscito inusitado e não-oficial. O carioca deveria votar se a Estação Morro Azul da Linha 1 deveria continuar com este nome ou se ela deveria se chamar Estação Flamengo.


Plebiscito, Abaixo-Assinado e Flamengo Pressionam

Pelo regulamento do próprio jornal, o carioca deveria enviar pelo correio seu voto a uma das 27 agências do Jornal do Brasil. Outra opção seria depositar a cédula numa urna colocada na Estação Morro Azul.

Um dos líderes da campanha de mudança do nome foi Márcio Braga, presidente do Club de Regatas do Flamengo, que em 07 de novembro de 1983 se manifestou publicamente a favor da mudança de nome.

A Estação Morro Azul foi inaugurada em 18 de setembro de 1981. Seu nome causou grande confusão entre os cariocas. Morro Azul é uma pequena favela no bairro do Flamengo. Numa época que não existia celulares ou internet, muita gente não conseguia chegar ao bairro do Flamengo, pois não identificava Morro Azul. Muitos passageiros saltavam na Estação Botafogo.

estação morro azul
A Associação de Moradores e Amigos do Flamengo promoveu um abaixo-assinado. O movimento pela mudança de nome ganhou a simpatia do presidente do Metrô Carlos Theóphilo.

sábado, 12 de novembro de 1983

1983: Estação Maracanã Será Anunciada no Placar Eletrônico

estaçao maracana metro anunciada no placarA inauguração da Estação Maracanã (em 19 de novembro de 1983) será divulgada no placar eletrônico do estádio do Maracanã.


Parceria Metrô com Estádio do Maracanã

O anúncio foi feito pelo Presidente do Metrô Carlos Theóphilo no dia 12 de novembro de 1983 e publicado pelo Jornal do Brasil em 13 de novembro de 1983.

O Estádio do Maracanã também ganharia um estacionamento para 600 vagas de automóveis. O objetivo seria retirar carros das ruas que engarrafam a Praça da Bandeira em dias de jogos e grandes eventos no estádio e na UFRJ.

Junto com a Estação Maracanã também no dia 19 de novembro seria inaugurada a Estação São Cristóvão. A Linha 2 finalmente ganharia forma. O tempo de viagem estimado entre a Estação Maracanã e a Estação Estácio seria de em torno de três a quatro minutos.


Placar Eletrônico Também Era Novo

placar eletrônico maracana
O placar eletrônico do Maracanã ainda era uma novidade em 1983, tendo sido ele inaugurado em 1979, 29 anos depois da abertura do estádio para a Copa do Mundo de 1950.