terça-feira, 30 de junho de 2009

Linha 1A Pode Ser Inaugurada em Dezembro

Sérgio Cabral anunciou nesta 2a Feira em Changchum que a Linha 1A será inaugurada em dezembro deste ano. Este era o prazo original do projeto. Mas como a obra demorou a começar, os cálculos apontavam para sua inauguração em março de 2010.

Cabral está na China para comprar da Changchum Railway Company 19 novos trens e 114 novos vagões, que deverão começar a chegar ao Rio de Janeiro em Novembro de 2010. A compra dos novos trens servirá para diminuir o tempo de espera e aumentar o conforto dos passsageiros.

domingo, 28 de junho de 2009

Obras da Linha 3 Começarão pela Estação Barreto

As obras da Linha 3 do metrô devem começar em julho. Por questões técnicas, a primeira Estação a receber o primeiro cimento será a Estação Barreto.

Esta estação é por onde passava uma antiga ferrovia, hoje desativada. Ela será totalmente remodelada.

Na imagem de cima, você pode ver no mapa de Niterói a localização da futura estação.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Esqueceram do Metrô

Na última 4a Feira, o Prefeito Eduardo Paes, o Governador Sérgio Cabral e o Presidente Lula lançaram o projeto de revitalização do Porto do Rio de Janeiro. Entre as obras a serem feitas, estão previstos a derrubada do Elevado da Perimetral e a mudança do ponto de atracação dos navios de turismo.

No entanto, todos esqueceram que ali deveria ter uma estação de metrô.

Há diversos detalhes sobre as obras aqui: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/06/23/porto-maravilha-sai-trecho-da-perimetral-entram-novos-pieres-para-atender-turismo-756483334.asp

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jogada de Marketing na Estação Del Castilho

A Estação Del Castilho passou a se chamar Estação Nova América / Del Castilho. Entre todas as estações, será a primeira a ter nome especial. Trata-se od resultado do contrato assinado entre o Shopping Nova América (único na cidade ligado a uma estação de metrô) e o Metrô Rio, cuja duração será de cinco anos.

O investimento do shopping na parceria é de R$ 3 milhões e várias melhorias estão sendo planejadas – como pintura, recuperação do paisagismo e reforço na iluminação da estação.

Atualmente, 300.000 pessoas por mês vão ao shopping, provenientes da estação.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Mapa dos anos 2000

Este mapa, divulgado após a inauguração da Estação Siqueira Campos, mostra o seria construído em seguida.

A Estação Cantagalo ficou pronta. Mas não concluíram a Linha 2 e as obras da Estação Uruguai não começaram.

Do mapa, apenas a Estação General Osório está em andamento.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Linha 3: Mudaram o Traçado mas Obra ainda não Começou

A Linha 3 do Metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo, terá uma estação no Caminho Niemeyer. O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, entregou na tarde do último 02 de Junhouma proposta contendo novo traçado aos secretários estaduais Julio Lopes (Transportes) e Marilene Ramos (Ambiente). "Este novo trajeto será bom tanto para a funcionalidade do trânsito em Niterói quanto para a qualidade de vida das pessoas", disse Jorge Roberto. O objetivo é fazer uma integração multimodal que será composta por ônibus, metrô e barca.

De acordo com a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, será feita uma consulta para verificar a viabilidade ambiental.

"Até o fim da semana poderemos ter uma posição informal, mas acredito não haverá problemas. Sendo assim, as licenças, que são emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), devem ser liberadas em 30 dias e, a partir daí, os processos poderão ser elaborados pelos técnicos", disse.

Segundo o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, a intenção é diminuir preço e prazo. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, concordou com Treiger.

"Esse traçado é mais econômico, sem falar que as intervenções no meio do trânsito são mais caras e mais lentas", disse o secretário.

Conforme Jorge Roberto, a Linha 3 do Metrô não passará pela Rua Visconde do Rio Branco, assim como a Estação das Barcas será levada para o Caminho Niemeyer.

"Após liberação das licenças vamos consultar o arquiteto Oscar Niemeyer para ver como será desenvolvido o projeto", afirmou o prefeito.

Na ocasião, a secretária Marilene Ramos afirmou que sairá nesta quarta-feira (03/06) a licença do trecho Barreto-Guaxindiba. Segundo ela, com esta licença, a obra poderá ser iniciada de fato.

"Após esta licença damos início ao processo de mobilização de instalação do canteiro de obras", disse Julio Lopes.

De acordo com o prefeito Jorge Roberto a Ponte S/A já deu início aos projetos que visam melhora nos acessos a ponte.

"A capacidade da Ponte quando foi construída era de 50 mil veículos. Hoje passam mais de 150 mil. O projeto que visa a construção do mergulhão na Praça Renascença já está em andamento", explicou o prefeito.

Também participaram da reunião o secretário de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes, José Roberto Mocarzel; a secretária de Urbanismo, Christina Monnerat

terça-feira, 16 de junho de 2009

O que É Metrô?

Esses politicos gostam de chamar tudo de metrô... VLT virou Metrô Leve... Daqui a pouco teremos BRT = Metrô de Rodas, Barcas = Metrô Aquatico, Taxi = Metrô Individual, Bicicleta = Metrô Individual Não Poluente de Baixa Velocidade, Onibus = Metrô que Anda no engarrafamento, Van Pirata = Metrô Pirata, Van Regularizada = Raridade Metrôviaria......

Tudo depende do ponto de vista. Podemos dizer que metrô, é um tipo de serviço. Que tem uma regularidade entre as estações, intervalos baixos, e grande capacidade de transporte. Independente do veículo, desde que ele atenda a capacidade e ande sobre trilhos. Tem também toda a acesibilidade de suas estações. Tudo isso vai variar conforme o seu conceito.

Dizer que um VLT é metrô ou metrô leve depende muito da sua interpretação de metrô. A interpretação que os políticos tem é metrô = voto.

Existem tanto metrôs alimentados com catenária (convencional em espaços abertos e rígida em túneis) quanto com terceiro trilho. A palavra metrô pode significar muitas coisas entre diversos contextos. Costuma-se denominar de metrô leve sistemas de menor capacidade (até 30.000-35.000 lugares/hora/sentido), mas com características de operação iguais às dos metrôs convencionais: intervalos relativamente baixos (aqui, "baixo" depende da demanda local), e operando com parâmetros e metas de regularidade e pontualidade. Metrô nem ao menos é preso a rodas de trilhos. Vários sistemas pelo mundo utilizam trens sobre pneus, como Paris, Santiago, Cidade do México, etc. Então os conceitos são mais amplos do que se imagina.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Macaé Deverá Ter Metrô

As obras das Linhas 3, 4, 5, 6 e 7 do Rio e adjacências não começam e enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro deve ajudar a viabilizar o metrô em Macaé!

Macaé, pelo que tudo indica, será o primeiro município fluminense depois da capital a ter um sistema de metrô. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, uniram forças para tornar a notícia uma realidade. Em reunião, nesta sexta-feira (05/06), foi apresenta parte dos estudos de viabilidade que estão sendo desenvolvidas na cidade por técnicos e engenheiros da Secretaria de Transportes.

A idéia do prefeito é integrar todo o perímetro da cidade através da uma ferrovia desativada existente na região, atualmente sob a administração da empresa FCA. O projeto inicial prevê a construção de oito estações ao longo dos 26 km de trilhos, ligando os dois extremos do município. Segundo dados da pesquisa, atualmente se gasta, em média, 66 minutos de ônibus de um lado para o outro da cidade. Porém, entre as 38 linhas de ônibus de Macaé, apenas duas cobrem todo o percurso. E, de acordo com a prefeitura, a grande parte da população percorre este trajeto diariamente, já que as regiões sul e central são mais residenciais, enquanto a norte concentra a maioria das indústrias e comércios.

Para o secretário Julio Lopes, o projeto é ousado, mas tem grande possibilidade de viabilização.

- Este será um passo de extrema importância para Macaé. No sentido social, assim como no econômico. Desde que o prefeito Riverton solicitou nossa ajuda, a secretaria mantêm técnicos estudando todos os tipos de impactos que o metrô levará à cidade. Este é um projeto audacioso, que merece ser desenvolvido com estratégias e por etapas – explicou Julio Lopes.

O secretário já encaminhou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um documento de intenção de instalação do metrô no município do norte fluminense. A Agência se disse favorável ao projeto, e ressaltou a importância de um diálogo com a FCA sobre o uso da linha férrea. Na próxima terça-feira (09/06), o secretário e uma comitiva vão até Macaé, onde percorrerão o trajeto do futuro metrô.

A foto mostra uma estação ferroviária de Macaé que deverá se transformar em estação de metrô.

sábado, 13 de junho de 2009

Estação Central

A Estação Central faz parte da Linha 1 e tem integração com os trens da Estação Central do Brasil, que fica no mesmo local.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estação Coelho Neto

A Estação Coelho Neto foi inaugurada em 1998. Ela faz parte da Linha 2.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Que Está Sendo Construído Hoje?

Veja a relação do que está em obras:

Linha 1:
Estação General Osório

Linha 1A:
Estação Cidade Nova

Veja a relação do que está licitado mas cujas obras ainda não começaram:

Linha 1:
Estação Rua Uruguai

Linha 3:
14 Estação do primeiro trecho: São Gonçalo - Niterói.

Linha 4:
Licitado trecho da Estação Botafogo até Estação Jardim Oceânico*
Obs * = Governo quer trocar esta obra por novas estações na Linha 1 e Linha 4 seria apenas da Gávea até Jardim Oceânico.

domingo, 7 de junho de 2009

Niterói Poderá Ganhar Estação Multimodal

Niterói pode se tornar a primeira cidade brasileira a ganhar uma Estação Multimodal. A proposta foi discutida na última 3a Feira entre o prefeito José Roberto da Silveira, o secretário estadual de transportes Júlio Lopes e a secretária do meio-ambiente Marilene Ramos.

A Estação Multimodal abrigaria em um só lugar terminais de ônibus, barcas e metrô na futura Estação Praça Araribóia, onde hoje há o estacionamento de um supermercado. A Estação Praça Araribóia fará parte da Linha 3 do metrô.

Durante a reunião, foi também apresentado o novo traçado da Linha 3. A chegada ao Centro agora seria por trens suspensos na futura estação multimodal. O arquiteto Oscar Niemyer foi quem desenhou o projeto.

Também foi anunciado que a obra da Linha 3 começará pela Estação Barreto.

sábado, 6 de junho de 2009

Ampliação da Estação Carioca

A conclusão da Estação Carioca ainda não foi concluída. Desta estação deveriam sair várias linhas. Por enquanto, apenas a Linha 1 passa pela Estação Carioca.

A Estação Carioca deverá receber ainda a Linha 2, a Linha 4 e a Linha 5.

Não se sabe exatamente o que foi construído para a conclusão da Linha 2. Tampouco se sabe até onde o buraco do metrô foi escavado.

Dizem que a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi construída. Hoje, este espaço está ocupado por uma universidade.

Dizem também que um trecho entre a Estação Estácio e a Estação Praça Cruz Vermelha foi escavado, assim como um trecho entre a Estação Carioca e a Estação Praça Cruz Vermelha.

No entanto, ninguém sabe ao certo como está esta obra, parada há mais de 10 anos. No último post mostramos fotos desta obra sendo feita na Avenida Chile. Até onde foi esta obra?

Sabe-se também que nos anos 90 o governo fez obras também sob a Praça Cruz Vermelha, no bairro da Lapa. Mas a Estação Praça Cruz Vermelha nunca foi feita.

Ao que sabemos nada entre a Estação Carioca e a Estação Barcas foi perfurado. A Estação Barcas também foi construída. Ou seja, o trecho entre a Estação Carioca e a Estação Barcas deverá ser o mais custoso e o que levará mais tempo para ficar pronto.

A Linha 3 deverá se juntar à Linha 2 na Estação Barcas.

A segunda imagem, acima, mostra o que falta ser construído na Estação Carioca.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Obras de Conclusão da Linha 2

Nos anos 90, o metrô realizou obras sob a Avenida Chile. Eram obras de expansão (e conclusão da Linha 2), até hoje inacabadas.

O trecho em questão ligaria a Estação Praça Cruz Vermelha à Estação Carioca.

Como se sabe, a Linha 2 começa na Estação Pavuna e termina na Estação Estácio. Após a Estação Estácio, a Linha 2 deveria (e deverá) ganhar ainda três estações: Praça Cruz Vermelha (na Lapa), Carioca (no Centro) e Barcas (no Centro).

Até hoje, não há previsão da conclusão da Linha 2. Uma das razões para isso, foi o atual governo do estado ter preferido fazer a Linha 1A antes de concluir o trajeto até a Estação Barcas.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Metrô de Recife

O projeto do metrô de Recife é composto de três linhas: Linha Centro (1 e 2 em vermelho - já operando) e a Linha Sul (um trecho em obras e outro já operando). As linhas se encontram com o Trem Diesel.

A Linha Sul deverá ser concluída até a Copa de 2014.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Metrô de Salvador

O projeto do Metrô de Salvador foi concebido em 1999. As obras começaram em abril de 2000 e estavam previstas para serem concluídas em junho de 2003. Após muitos adiamentos, o metrô segue sem previsão de ser inaugurado.

A Linha 1 vai da Lapa a Cajazeiras, com paradas em Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Juá, Pirajá, Mata Escura e Pau de Lima.

Já a Linha 2 vai de Calçada Futura a Mussurunga, com paradas em Água de Meninos, Dois Leões, Acesso Norte, Rodoviária Iguatemi, Imbuí e Centro Administrativo.

O mapa ao lado mostra outras linhas, além das duas ques estão sendo feitas.