A
Linha 3 deverá mesmo sair do papel, graças às atitudes da
Petrobrás, do grupo de
Eike Batista e à importância da
COMPERJ.
Investimento de R$ 400 Milhões
A Petrobrás anunciou que investirá R$ 400 milhões na construção da Linha 3 para a alegria dos empresários que investem no COMPERJ. Isso vai facilitar muito a vida de quem trabalha no local, além de facilitar o deslocamento de quem vem de São Gonçalo e Niterói para o Rio de Janeiro.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que o início das obras será ainda em 2011 e a conclusão está prevista para 2014.
Linha 3 Dividida em Três Trechos
Até então, a Linha 3 era dividida em três trechos. O primeiro ligaria São Gonçalo a Niterói com 14 estações; o segundo ligaria Niterói ao Rio de Janeiro; e o terceiro faria a ponte entre São Gonçalo e Itaboraí. Só que com o avanço das obras da COMPERJ em Itaguaí, a prioridade foi invertida.
Até 2014, o governo quer inaugurar os trechos 1 e 3, deixando a ligação entre Niterói e Rio de Janeiro para o futuro.
Ao todo, serão 16 estações e 37 quilômetros ligando Niterói à Itaboraí, via São Gonçalo. A relação das estações é esta: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Neves, Estação Vila Laje, Paraíso, Estação Parada 40, Estação Zé Garoto, Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Trindade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina, Estação Guaxindiba, Estação Itambi e Estação Visconde de Itaboraí.
O trecho entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Alcântara será todo ele elevado. Da Estação Alcântara até a Estação Visconde de Itaboraí, o metrô será no nível do solo, construído sobre uma antiga linha férrea.
Estação Araribóia Multi-Modal
A Estação Praça Araribóia será multi-modal. Ali, haverá parada de ônibus municipais, ônibus intermunicipais, barcas e metrô. A Estação Guaxindiba também será multi-modal com paradas de ônibus e trens.
O custo total da obra da Linha 3 (excluindo a ligação com o Rio de Janeiro) está orçado em R$ 1,2 bilhões.