terça-feira, 23 de julho de 2013

Conheça o Tatuzão do Metrô do Rio

O Tatuzão vai perfurar de Ipanema à Gávea, via Leblon.

A partir de 2016, deve escavar da Gávea ao Centro, via Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras.

24 comentários:

  1. Gostaria muito q fosse otilizado pra fazer a linha carioca niteroi, apesar de não frequentar niteroi!!!

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    1. Um só tatuzão é muito pouco para as obras da nossa cidade. São Paulo está usando vários, até Fortaleza se não me engano está com mais tatuzões que o Rio trabalhando...

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    2. Rodrigo, se este governo for reeleito, o Tatuzão, ao chegar na Gávea, vai escavar Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Laranjeiras e Centro.

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  2. Que nós tenhamos um governador melhor a partir do ano que vem então para que esse sonho se torne realidade. E de preferência com mais estações no Jardim Botânico e em Sâo Conrado.

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    1. ...e com mais tatuzões, para escavar mais rápido e em outros lugares! Um aó é mais que mixaria, é mesquinhez!

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    2. Por isso eu pergunto: cadê o tatuzão dos anos 80/90?

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    3. Dizem que está abandonado pouco depois do Estácio, rumo à praça da Cruz Vermelha.

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  3. O fato é que o atual governo pode deixar o cargo em 2014 se não for reeleito. Assim, o novo governo dará continuação à obra do metro. Não vejo por que um novo governo não continuaria a expansão.

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    1. Alexandre, cuidado! Novos governos antigos demoraram anos para levar o metrô de Botafogo a Copacabana; a Linha 2 até hoje não foi feita e por aí vai...

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  4. Miguel, TBM's possuem prazo de validade, esquece aquele dos anos 80/90. O próprio McDowell disse uma vez que ele ficou preso em um terreno instável do lote 29 da linha 2 e que seria mais fácil e barato deixá-lo lá onde está até hoje, em algum ponto entre Estácio e a Praça Cruz Vermelha.
    Sobre o comentário do Alexandre Sattamini: a extensão da linha 1+trecho da linha 4 é compromisso firmado com o COI. Se não sair o Rio perde o direito de sediar os Jogos. Mesmo que seja outro candidato a assumir o GERJ, a obra tem de ser entregue até o final de 2015/ meados de 2016. Mudar o canditato baseado em suas promessas para o metrô também não me inspira confiança: lembram das promessas de Garotinho/ Rosinha? O que saiu do papel mesmo? Praticamente nada. PAN/2007 que o diga! Cabral foi a mesma situação: quantas promessas ele fez em 2006? E o que de fato saiu do papel? O jeito é confiar que o próximo que entrar (independente de ser do mesmo partido ou não) de fato faça.

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    1. George: 1) O Metrô do PAN também faria com que o Rio perdesse o direito de receber os Jogos e nada aconteceu. Aliás, por ocasião do Pan, não fizemos tampouco a linha de barcas entre a Praça XV e a Barra, nem despoluímos a Baía de Guanabara.

      2) Sei que o tatuzão dos anos 80 e 90 é antigo e obsoleto. Mas ele não funciona mais? Porque seria melhor utilizar este antigo do que não utilizar nenhum.

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    2. Por que não fazer logo um cut-and-cover de uma vez sob a Frei Caneca, Henrique Valadares e da Relação? Arregaçar as mangas, mostrar serviço e terminar logo essa "porcaria". Transtornos? Sim, transtornos. Mas a população passa por transtornos muito maiores há décadas por não ter a Linha 2 pronta.

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    3. Concordo plenamente com o Celso.

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    4. Celso, há várias técnicas de construção. Por mim, poderiam usar qualquer uma delas, com ou sem tatuzão, para terminarem a Linha 2.

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    5. Miguel, citei o cut-and-cover apenas porque ele pode ser feito bem mais rapidamente que os outros, apesar dos transtornos. Dada a urgência da obra...

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  5. Miguel,

    Você está certo, todo cuidado é pouco. Só penso que está óbvio para todos que o Rio precisa de transporte de massa e de qualidade, bem planejado. É muito mais do que fazer o metro, como me parece que está sendo feita a Linha 4, é fazê-lo com qualidade, voltado para tempos curtos e conforto. A verdade é que, se as novas linhas não forem interessantes, as pessoas vão continuar andando de carro. Isso é fato. Além disso, o BRT já será inaugurado sobre a própria cova, não dará suporte à cidade de hoje nem a do futuro.

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    1. Concordo contigo, Alexandre. Estamos MUITO atrasados em relação ao metrô. Já precisamos de transporte de massa há pelo menos duas décadas.

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  6. Não sabia que as exigências do PAN eram tão rígidas quanto às das Olimpíadas. Então o que rola por trás disso tudo é só dinheiro. Essa história de legado depende muito dos políticos e boa-vontade. Tanto é assim que me lembrei de 2 casos: o projeto do GERJ apresentado ao COI era de fazer a ligação Ipanema – Barra por BRT (?!) e eles aceitaram. Logo depois o Cabral mudou os planos e resolveu construir o metrô. Outra foi há uns 2 anos ou pouco mais, em que associações de moradores da região da Barra fizeram um abaixo-assinado reividicando a extensão do metrô até a Alvorada e a não extensão da TransOeste até o Jardim Oceânico. O COI declarou, ao receber a carta que não se envolve nessa parte. Isso é decisão dos governos locais que sediarão o evento. É jogo de interesse puro!
    Miguel aquele “tatuzão” antigo se não me engano era da Queiroz Galvão que declarou (e McDowell confirmou) que seria mais barato abandoná-lo do que pagar a operação para desmontqgem e retirada. Parece que ficou atolado em uma espécie de lodaçal. Não sei até que ponto a verdade e as lendas urbanas se misturam. Isso poderia ser até tema de postagens futuras: lendas e fatos do nosso (e outros) metrôs.

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    1. George: pois é, depende dos políticos e das ações da sociedade civil e do ministério público.

      Sobre o tatuzão antigo, não perca o post da próxima 3a Feira.

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