O dia 11 de setembro é marcado por tragédias como o Golpe Militar do Chile e os atentatos terroristas contra as Torres Gêmeas. Uma nova tragédia pode ter sido marcada nesta data: o fim do sonho do metrô em São Gonçalo.
Linha 3 do Metrô do Rio Será Feita por Monotrilho
A Presidente Dilma Roussef e o Governador Sérgio Cabral escolheram o dia 11 de Setembro de 2013 para anunciar que a Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro não será feita por metrô e sim por monotrilho.O custo do projeto é de R$ 2,57 bilhões, sendo que 41% serão custeados pelo Governo Federal e 59% pelo Governo Estadual.
Obras Devem Começar em 2014
A previsão das obras é que eles comecem no início de 2014. Em Junho de 2015 deverão ser entregues a Estação Barreto, a Estação Neves, a Estação Vila Laje, a Estação Paraíso, a Estação Parada 40, a Estação Zé Garoto, a Estação Mauá, a Estação Antonina, a Estação Trindade e a Estação Alcântara. Em Março de 2016 deverão ser inauguradas mais quatro paradas: a Estação Jansen de Mello, a Estação Araribóia, a Estação Jardim Alcântara e a Estação Guaxindiba.Ao todo, serão 14 estações em 22 quilômetros. A futura extensão para Itaboraí não será construída agora.
Estudos
O Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, disse que o estudo de viabilidade econômica será entregue em 15 de outubro. O documento servirá de base para o projeto de concessão.Erros Cometidos
O projeto tem uma série de erros. Dois deles são importantíssimos:- o monotrilho não transporta tantas pessoas quanto o metrô. Ele tampouco tem a mesma velocidade. O metrô transporta 30% mais pessoas e viaja 20% mais rápido. Com a construção de um monotrilho, o passageiro que desembarcar na Estação Praça Araribóia, que será a estação terminal, terá que fazer baldeação para barcas ou ônibus para continuar a viagem até o Rio de Janeiro. Ambos os modais, já se encontram sobrecarregados hoje em dia. Ao receber o público do metrô, a situação tende a piorar. Mesmo se um dia construírem o metrô do Rio de Janeiro para a Praça Araribóia, a baldeação continuará sendo obrigatória, já que será um outro modal de transporte.
- O projeto da Estação Praça Araribóia mostra que a estação será muito próxima da Baía de Guanabara. Assim sendo, não haverá espaço suficiente para um futuro metrô "mergulhar" sob as águas da baía. A Estação Praça Araribóia precisa ser construída mais para dentro do continente. Ela também precisa ser construída para receber duas linhas de metrô, já que no futuro, pode-se construir a Linha 7, que deverá ligar a Estação Praça Araribóia à Região Oceânica, através de Icaraí, Centro de Niterói e São Francisco.