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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Obras para Concluir a Estação Maracanã

Estação Maracanã integrada à Supervia
Em agosto, foi anunciado pelo Governo do Estado o investimento de R$ 175 milhões para a conclusão da Estação Maracanã. O projeto de 1978 previa que a estação fosse multi-modal para atender os passageiros de trem e metrô que quisessem fazer baldeação. Até hoje, a obra não foi feita.


Estação Maracanã Integrada aos Trens em 2014

A estação foi fechada em 17 de agosto e deve ser reinaugurada antes da Copa do Mundo de 2014. A estação terá cinco plataformas de embarque e desembarque. Ela receberá os trens de Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo, além da Linha 2 do metrô.

O que era para ficar pronto em 1979, ficará em 2014. Antes tarde do que nunca!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Detalhes do Tatuzão do Anos 1980

tatuzao metro rio anos 1980O Tatuzão dos anos 1980 do então Governador Moreira Franco também atacaria na Linha 1. Com a conclusão da Linha 2 e do "rabicho da Tijuca", a Linha 1 comportaria a Estação Cardeal Arco Verde, a Estação Siqueira Campos, a Estação Cantagalo e a Estação General Osório.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atenção ao Trecho Gávea - Humaitá

O Governo Estadual anunciou meses atrás que o tatuzão que vai perfurar o trecho Ipanema - Gávea, via Leblon, até 2015, será utilizado para escavar o trecho Gávea - Centro, via Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras, a partir de 2016.


Trecho Gávea - Humaitá É Complicado

O trecho Gávea - Humaitá não é tão simples de ser feito. A natureza que encanta a "cidade maravilhosa" pede atenção e precisa ser preservada. Temos que lembrar que o Jardim Botânico e o Horto, abrigam centenas de árvores centenárias, algumas raras e em extinção, e mantém a biodiversidade da mata-atlântica e região. É também através destes bairros, que diversos córregos e rios descem da Floresta da Tijuca em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas, e posteriormente às praias de Leblon e Ipanema.


Estação Gávea Rebaixada

A Estação Gávea foi rebaixada (a 40 metros de profundidade) porque acharam pedras lá no fundo. Escavar metrô em rocha torna o trabalho muito mais fácil. A previsão da profundidade do túnel sob a Rua Jardim Botânico está na faixa de 40 a 50 metros, o que não deve afetar os lençóis freáticos. Esperamos que a Estação Gávea já deixe rabichos próprios para que se possa iniciar a obra em 2016.

Outro problema para os moradores da Zona Sul é como o túnel do metrô será escavado até chegar à Rua Jardim Botânico. A previsão é de muito trânsito e uma possível interdição da Rua Marquês de São Vicente, pois devido aos prédios colados à rua, terá que escavar o túnel a céu aberto.


Projeto da Linha 4 na Zona Sul

A ideia do metrô é sair da PUC, fazer uma curva para a Rua Marquês de São Vicente e seguir por baixo da Rua Jardim Botânico em grande profundidade para não afetar nenhum lençol freático, rios, córregos, lagoa, prédios, raízes de árvores, etc. Os túneis produzidos pelo tatuzão são totalmente lacrados não permitindo que nenhuma água passe através dele.

Uma das desculpas utilizadas pelo Consórcio Rio Barra para mudar a Estação Gávea de duas plataformas em dois andares para duas plataformas paralelas é evitar o desvio do Rio Rainha. O Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa já tinha alertado o consórcio que teriam que mudar o curso do rio. Como a expansão do metrô do Rio de Janeiro é trabalhada sem projeto ou mapas, eles tinham ignorado o aviso até encontrarem a passagem do rio.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Para onde Foi o Dinheiro do BNDES?

dinheiro bndes metro rioNos anos 1980, o Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu dinheiro do BNDES para construir o "rabicho da Tijuca" para diminuir o intervalo dos trens da Linha 1. Na matéria ao lado, a obra é ilustrada pela foto superior.

Outra parte da verba era para concluir a Linha 2 da Estação Pavuna até a Estação Praça XV. O trecho da Pavuna até a Estácio foi concluído. Mas três estações ficaram faltando.

Se o governo já tinha recebido este dinheiro em 1987, onde ele foi parar?

sábado, 5 de outubro de 2013

O Mapa das Lambanças

mapa das lambançasO Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa fez um mapa das lambanças da obra em andamento da Linha 4.

Os erros se espalham por toda a cidade, afetando a mobilidade urbana de milhares de pessoas.

Fora Sérgio Cabral!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Descobertas do Lote 29

Nossa pesquisa sobre o Lote 29 (o projeto final da Linha 2 original entre a Estação Estácio e a Estação Carioca via Estação Catumbi e Estação Praça da Cruz Vermelha) continua.


Obra da Linha 2 Parada Sob o Túnel da Frei Caneca

A conclusão da Linha 2 foi pela primeira vez parada quando sob o túnel da Frei Caneca construída pelo shield, prédios antigos começaram a apresentar rachaduras em suas estruturas. As plantas do local eram muito antigas e estavam desatualizadas, sem as estruturas dos prédios no subsolo. Um estudo sobre as soldagens, estaqueamento e as estruturas existentes no local chegaram a ser orçadas, mas encareceriam a obra consideravelmente. Neste momento, o Governador Leonel Brizola assumiu o estado do Rio de Janeiro e usou o custo da obra como desculpa para paralisá-la.


80 Metros Construídos Após a Estação Estácio

O fato é que após a Estação Estácio, poucos metros de metrô foram construídos. São cerca de 80. O túnel por onde passariam os trilhos vai um pouco mais à frente. A Estação Catumbi não foi feita. A Estação Praça da Cruz Vermelha tampouco.


Estação Carioca Pronta

Grande parte da Estação Carioca ficou pronta, inclusive cerca de um terço da plataforma de passageiros e alguns metros de trilhos e túnel após a plataforma. Na direção Praça da Cruz Vermelha, o túnel foi feito. Em parte dele, os outros dois terços da plataforma deveriam ser construídos e ele foi escavado alguns metros em direção à outra estação. O mezanino de circulação de passageiros e os acessos para a Linha 2 ficaram prontos. Um novo acesso na Avenida Chile, por onde o passageiro entraria direto na Linha 2 não foi construído.

Nos anos 1990, alguma obra foi feita sob a Avenida Chile, entre as futuras estações da Praça da Cruz Vermelha e Carioca. A informação não confirmada diz que as fundações da Estação Praça da Cruz Vermelha foram feitas, assim como o túnel da Linha 2 partindo da Estação Carioca foi escavado mais um pouco em direção à Praça da Cruz Vermelha. Dizem também que este pedaço do túnel foi revestido com lajes do cut and cover.

Ainda não há informação concreta sobre o destino do antigo tatuzão da Camargo Corrêa. Ficou no túnel da Linha 2? Foi de fato retirado?

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=521496&page=6http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=560674&page=583