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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Metrô Sim; BRT Não

O trecho Alvorada – Jardim Oceânico da Avenida das Américas deve ser servido por metrô não só pelo adensamento populacional da Barra, mas também porque será enorme o afluxo de passageiros com destino às Zonas Sul, Norte e Centro, vindos para Alvorada (“hub” natural) pelas linhas de ônibus BRT Transoeste e Transcarioca.
 

comparaçao metrô x brt

BRT Terá Pistas Seletivas

A análise do projeto de ônibus BRT no trecho Jardim Oceânico - Alvorada mostra detalhadamente o projeto das construções que seriam necessárias para acomodar as pistas seletivas para ônibus BRT e os seus graves danos futuros: o já saturado e caótico tráfego de veículos nesse trecho da Avenida das Américas seria ainda mais afetado pela necessidade de reduzir as pistas de rolamento.

Haveria pelo menos seis cruzamentos em nível na Av. das Américas no trecho entre Alvorada e Jardim Oceânico, o que obrigaria os ônibus BRT a pararem nos sinais de trânsito – com a consequente diminuição da capacidade de atender a demanda. Além disso, os cruzamentos em nível são causa de acidentes.

Entre o início da operação dos ônibus BRT entre Recreio e Alvorada em julho de 2012 e agosto de 2013 já ocorreram inúmeros acidentes com mortes. Várias matérias na imprensa noticiaram os fatos.

Transformar o Jardim Oceânico em terminal rodoviário tem elevados custos e danos irreversíveis.

·         Além do viaduto já existente sobre o canal de Marapendi seria necessário construir outro viaduto exclusivo para a chegada dos ônibus BRT ao Jardim Oceânico
·         Seria necessário construir um terminal rodoviário exclusivo no Jardim Oceânico para chegada e saída dos ônibus BRT
·         Seria necessário construir no Jardim Oceânico uma grande área de estacionamento para os ônibus BRT e para os carros de usuários que quiserem usar a Linha 4.
·         Os passageiros que vierem de ônibus BRT da estação Alvorada em direção às estações posteriores à do Jardim Oceânico terão que fazer baldeação entre os ônibus BRT e o metrô. O mesmo acontece com aqueles que tiverem como destino a Alvorada, vindos de estações anteriores ao Jardim Oceânico.


Expansão do Metrô na Barra Viável


A profundidade da estação Jardim Oceânico vai permitir que o túnel do metrô prossiga em direção ao terminal Alvorada passando por baixo do canal de Marapendi. Além de evitar baldeações no Jardim Oceânico, a estação final em Alvorada (em função da disponibilidade da área subterrânea em torno) também poderá ter um “rabicho” para permitir o estacionamento e alimentação de trens ao sistema.

Da mesma forma como está prevista a extensão em terreno arenoso da Linha 1 a partir da estação General Osório em direção ao Leblon, um “tatuzão” poderá fazer o túnel sob a Av. das Américas a partir de Jardim Oceânico até Alvorada.


SETRANS Reconhece a Importância do Metrô


A própria Secretaria Estadual de Transportes já admitiu que o metrô é a solução ideal para o trecho Jardim Oceânico - Alvorada. Em 10 de Fevereiro de 2011, no Suplemento Globo-Barra foi publicada extensa matéria com o título “Abrindo caminho para 2015”. Nesta entrevista o então Subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues admitiu claramente“O interesse do governo do estado é expandir o metrô até lá (Alvorada). Sabemos que a integração entre Jardim Oceânico e Alvorada é melhor por metrô, mas, por enquanto, será feita por BRT. Até as Olimpíadas não devemos ter essa expansão.”


Sub-Prefeito da Barra Defende Metrô


O Sub-Prefeito da Barra da Tijuca também reconheceu que o metrô é a ligação ideal entre Jardim Oceânico e Alvorada. Foi realizado em 03 de setembro de 2013 um seminário denominado “Barra Week - Trânsito em debate” Esse encontro foi registrado em matéria do suplemento Globo-Barra, a qual consta do sub-diretório “BRT na mídia”. Segundo noticiado, um dos palestrantes foi o Subprefeito da Barra, Tiago Mohamed sobre o qual a matéria informa:“Mohamed admitiu que o metrô seria a solução ideal, mas ponderou que o BRT, mais barato, é a melhor alternativa hoje”. Essa afirmativa imediatista é uma lamentável afronta às necessidades de planejar um transporte de massa para muito além de 20 dias de jogos olímpicos em 2016.

Os técnicos do Estado já reconheceram que a ligação Jardim Oceânico - Alvorada por ônibus BRT precisa ser reavaliada. Conforme matéria publicada no Globo há finalmente sinais de que essa ligação terá que ser revista.

O Rio de Janeiro precisa que o MPRJ recomende a suspensão da licitação para instalação de ônibus BRT nesse trecho, a qual está prevista para este mês.

A verdade é que o sistema BRT deu certo por tempo muito limitado em cidades menores que o Rio de Janeiro, como Bogotá e Curitiba. No entanto, o sistema se satura rapidamente e a população continua no aguardo do metrô.

O projeto original da Linha 4 previa as seguintes paradas, após a Estação Jardim Oceânico: Estação Shopping Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Fim do Tatuzão Antigo

Uma fonte confiável que já trabalhava no Metrô do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990 confirma: o tatuzão antigo foi desmontado depois de cavar apenas 5 metros de túnel a título de teste. Como não havia dinheiro para a obra de conclusão da Linha 2, o tatuzão foi enviado para outras paragens.