No começo de julho, a Secretaria Estadual de Transportes publicou, no Diário
Oficial, o
edital de licitação para escolher a empresa que vai elaborar o
projeto para a expansão da rede do metrô para os próximos 30 anos. A
ganhadora terá um ano para apresentar os estudos de uso do solo, demanda
e viabilidade para implantação de novas linhas no sistema de transporte
subterrâneo no Rio de Janeiro. O custo para fazer este levantamento
está estimado em R$ 4,1 milhões. O dinheiro será financiado pelo Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Licitação em 19 de agosto de 2014
A abertura dos envelopes da concorrência acontecerá em 19 de agosto. Segundo o órgão, o Plano Diretor Metroviário da Região Metropolitana engloba os municípios de Itaboraí, Niterói, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, além de toda a Baixada Fluminense.
A idéia não é nova. O estado já tem planos diretores do metrô. O primeiro foi elaborado em 1968. Tivemos atualizações nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Infelizmente, nem o primeiro foi concluído e as Linhas 1 e 2 são muito menores do que seus projetos originais, quando o Rio tinha uma população bem menor do que tem hoje.
De todos os projetos lidos e analisados para o metrô do Rio de Janeiro, os projetos originais elaborados pela Rio Trilhos nos anos 80 ainda são os melhores. Este blog defende, conforme ilustrado no mapa acima:
Linhas Prioritárias
- Conclusão da Linha 1 Circular: As estações da "Linha 4" em construção deverão ser incorporadas pela Linha 1. São elas a Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Antero de Quental e Estação Gávea. A Estação Uruguai seria conectada à Estação Gávea. A Linha 1 também ganharia a Estação Morro de São João, que está semi-pronta.
- Conclusão da Linha 2 Centro: Ligação entre Estácio e Barcas com a construção da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV.
- Conclusão da Linha 4 Original: Com as mudanças na Linha 1, a Linha 4 teria apenas a Estação Gávea, a Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico. Em sua ponta Oeste, ela ganharia a Estação Shopping Downtown, Estação Città América, Estação Barra Shopping, Estação Nova Ipanema e Estação Alvorada. Em sua ponta sul, ela ganharia a Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Dona Marta, Estação Botafogo, Estação Laranjeiras e Estação Carioca.
Outras Linhas
- Conclusão Linha 2 Baixada: A Estação Pavuna deixaria de ser terminal. Seriam construídas a Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.
- Linha 2A: Estação Trevo das Margaridas, Estação Avenida Brasil e Estação Colégio.
- Linha 3: Sob a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro seria interligado a Niterói. A Linha 3 também passaria por São Gonçalo e Itaboraí. As Estações seriam: Carioca, Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso,
Parada Quarenta, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Nova Cidade, Alcântara,
Jardim Catarina, Guaxindiba, Itambi e Visconde de Itaboraí.
- Linha 5: Estação Cocotá, Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional do Galeão, Estação UFRJ, Estação Rodoviária Novo Rio, Estação Carioca e Estação Aeroporto Santos Dumont.
- Linha 6: Estação Aeroporto Internacional do Galeão, Estação Penha, Estação Vila da Penha, Estação Irajá, Estação Madureira Shopping, Estação Campinho, Estação Taquara, Estação Jacarepaguá, Estação Cidade de Deus, Estação Casa Shopping, Estação Shopping Via Parque, Estação Hospital Lourenço Jorge e Estação Alvorada.