terça-feira, 19 de maio de 2015

Linha do Tempo da Linha 4

Confira como o estado foi irresponsável, omisso e errou em diversas previsões ao longo dos anos.

Cronograma:
1998: Licitação e início previsto para as obras da Linha 4 original.
1999: Expansão para a Barra da Tijuca descartada.
Março 2010: Instalação do canteiro de Obras na Estação Jardim Oceânico.
Março 2010: Previsão do Início das Obras da Linha 4.
Junho 2010: Início das Obras da Linha 4.
Agosto 2010: Fundação do Movimento Metrô que o Rio Precisa que constesta o projeto da Linha 4 em construção.
Setembro 2010: Início das explosões na Barra da Tijuca.
Outubro 2010: Divulgado que ligação entre Estação Jardim Oceânico e túnel através de montanha será através de uma ponte.
Novembro 2010: Instalação do canteiro de obras e início das obras em São Conrado.
Dezembro 2010: Conclusão do túnel de serviço na Barra da Tijuca.
Janeiro 2011: Início da construção do túnel entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado.
Março 2011: Estado divulgou a localização das estações da Linha 4.
Abril 2011: Governo anunciou que a Estação Gávea não seria mais construída.
Maio 2011: Governo voltou atrás e a Estação Gávea voltou ao projeto.
Agosto 2011: Início da construção da Estação São Conrado e da Estação General Osório 2.
Dezembro 2012: Estado divulgou que a Estação General Osório terá um acesso pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
Janeiro 2013: Início das obras da Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Antero de Quental e Estação Gávea.
Fevereiro 2013: Interdição da Estação General Osório e da Estação Cantagalo.
Março 2013: Reaberta a Estação Cantagalo.
Junho 2013: Fábrica de Aduelas montada, início da construção do túnel de serviço na Gávea, fim da escavação da Estação São Conrado e da Estação Nossa Senhora da Paz.
Julho 2013: Previsão do início da escavação do tatuzão.
Agosto 2013: Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô no Leblon.
Setembro 2013: Movimento Metrô que o Rio Precisa conseguiu que a Estação Gávea seja construída com duas plataformas, para duas linhas de metrô.
Dezembro 2013: Previsão de reabertura da Estação General Osório.
Fevereiro 2014: Início da escavação do tatuzão.
Março 2014: Estação General Osório foi reaberta.
Abril 2014: Moradores da Barra da Tijuca pedem metrô até a Estação Alvorada; Estado divulgou que vai construir a Linha 5 (nada mais do que a Linha 4 original).
Maio 2014: Após semanas sem informações, foi revelado que o tatuzão enfrentava problemas para escavar.
Junho 2014: A Estação São Conrado terá o novo nome de Estação São Conrado/Rocinha.
Setembro 2014: Previsão da licitação dos estudos técnicos da Linha 5 (Linha 4 original).
Novembro 2014: Tatuzão voltou a operar.
Janeiro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Nossa Senhora da Paz.
Fevereiro 2015: Conclusão do rabicho para futuras expansões na Estação Jardim Oceânico.
Março 2015: Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz.
Março 2015: Sem dinheiro, Estado interrompeu as obras da Estação Gávea.
Maio 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Jardim de Alah.
Agosto 2015:  Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Praça Antero de Quental.
Dezembro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Gávea.
Dezembro 2015: Previsão inicial da conclusão das obras da Linha 4.
Janeiro 2016: Inauguração original da Linha 4 (2010).
Janeiro 2016: Previsão de início dos testes da Linha 4 (2014).
Julho 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (2014).
Janeiro 2017: Conclusão das obras da Estação Gávea (2014).

4 comentários:

  1. Cronograma foi extenso demais e é arriscado a nem terminar a tempo.
    Que tesouro arqueológico foi esse? Dessa não fiquei sabendo.

    ResponderExcluir