terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que Está sendo Feito?

Para evitar especulações, eis o que está sendo feito. Nenhuma outra obra ou expansão está em estudo.

O Que Está Sendo Construído:
Linha 1: A Estação General Osório, a Estação Nossa Senhora da Paz e a Estação Jardim de Alah estão em fase de acabamentos. A Estação Antero de Quental está aguardando o tatuzão. A Estação Gávea está com sua obra interrompida. O túnel entre o Jardim de Alah e o final do Leblon está em fase de escavação.

Linha 2: A construção do trecho Estácio - Praça XV está em estudo.

Linha 3: Governo Estadual segue aguardando verba federal para construir o trecho Niterói - Itaboraí.

Linha 4: A Estação Gávea está com sua obra paralisada. A Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico estão em fases de acabamento. O trecho da ponte estaiada sobre o canal da Tijuca está em andamento. A licitação do estudo detalhado do trecho Gávea - Carioca está na justiça.

12 comentários:

  1. Sobre a estacao gavea eu acho q eles ja estao retomando a construcao nela, pois nesse mes eu reparei um volume muito intenso de saida e entrada de caminhao carregando maquinas e materiais (eu estudo ao lado da estacao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim. A previsão é de inauguração da estação no fim de 2017. É a maior estação das que estão construindo. Acho complicado o prazo.

      Excluir
  2. Como assim na justiça?? Sabe de maiores informações??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, já divulgamos aqui no blog. A licitação do estudo técnico/detalhado foi suspenso porque as empresas não aprovadas na licitação recorreram à justiça.

      Excluir
  3. Gostei de ver escrito pela 1a vez que as estações N. S. da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental fazem parte da linha 1.
    É meio óbvio mas como a obra atual é da linha 4, muita gente devia achar que todas as novas estações são da linha 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início das obras, nós chamamos assim. Mas decidimos mudar, pois confunde o leigo.

      O Governo vai publicar em breve um novo Plano Diretor de Metrô do que deve ser a rede até 2045. Mais cedo ou mais tarde estas estações voltarão a ser parte oficialmente da Linha 1.

      Excluir
  4. "Linha 2: A construção do trecho Estácio - Praça XV está em estudo." existem mais detalhes sobre esse trecho??

    ResponderExcluir
  5. A verba para o metro Niterói/São Gonçalo já foi disponibilizada diversas vezes, Lula esteve aqui e liberou verba uma vez, assim como Dilma esteve aqui por duas vezes anunciando a liberação da verba. O governo do estado é que não apresentou garantias do projeto e nunca se utilizou o dinheiro. A falha esteva no governo estadual,agora em tempos de crise não adianta esperar por verba e culpar o governo federal pela não construção da linha 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, o Governo Federal liberou pouco mais de R$ 50 milhões, o que não dá nem para a saída. Depois o TCU suspendeu o repasse de verba por suspeita de superfaturamento. Clique em Linha 3 no blog e acompanhe.

      Excluir
  6. Se está previsto a gávea para 2017, como será o funcionamento em 2016? A promessa do governo é metrô funcionando até a Barra durante os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, o Governo não tem dinheiro nem para terminar a Linha 4. Está no O Globo de hoje. O Governo precisa de R$ 1.2 bi ou as obras param em Dezembro.

      Excluir