Resolvi fazer uma nova publicação no blog. afinal a última postagem data de março de 2021. Alguns leitores reclamam da falta de notícias no blog. Eu pergunto: que notícias? Não há nada novo. Não há nenhuma obra em andamento ou estudo sendo realizado. O sistema metroviário fluminense é o mesmo desde 2016.
As Últimas Notícias da Estação Gávea
Risco de Catástrofe no Bairro da Gávea
Em abril de 2021, um estudo apontou que o buraco da Estação Gávea tem risco de afundamento. É porque a água dentro do buraco serve como medida temporária - não definitiva - para ase manter o buraco. Quem não ouviu a expressão "água mole em pedra dura bate tanto até que fura". É mais ou menos isso. A Água pode escapar pelo solo arenoso do local e também por qualquer estrutura de concreto construída ali para segurar as paredes do buraco. Se esta água vazar, prédios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e edifícios residencias e comerciais nos arredores do terreno da estação correm risco de desabamento.
Moradores se Unem pela Obra da Estação Gávea
Em maio de 2021, três associações de moradores uniram forças para exigir das autoridades a conclusão da obra da Estação Gávea que beneficiaria os passgeiros das Linhas 1 e 4. O Movimento Metrô Que o Rio Precisa, que reunia diversas associações de moradores da Zona Sul, praticamente deixou de existir após os Jogos Olímpicos de 2016. O novo movimento popular, chamado "Anda Metrô Gávea", reúne as associações de moradores da Gávea, Alto Rebouças e São Conrado.
Fracassa Licitação do Estado pela Conclusão da Obra da Estação Gávea
O estado do Rio de Janeiro bem que tentou. Em setembro de 2021 porém, não apareceram interessados em construir o que falta da Estação Gávea. Tampouco apareceram interessados em projetar a estabilização do buraco. Com estes resultados, tudo ficou na mesma. Um buraco gigantesco com água e nenhuma obra acontecendo.
Fundo Árabe Compra Metrô do Rio
Em novembro de 2021,o fundo árabe Mubadala, de Abu Dhabi (Emirados Árabes) investiu cerca de R$ 2,6 bilhões para comprar da INVEPAR a concessão da operação do metrô Rio. O dinheiro será todo utilizado para que a antiga concessionária pague dívidas com o estado e com as construtoras de obras antigas do metrô. O Mubadala detém 51,5% das ações do Metrô Rio.
Tribunal de Contas Pede Ressarcimento
O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro pediu o ressarcimento de R$ 2,5 bilhões e a conclusão das obras da Estação Gávea. Esta notícia é de dezembro de 2021 e traduz o resultado de três meses antes, quando não houve interessados para a conclusão da obra da estação. É o último recurso que o estao do Rio tem para fazer com que as empresas contratadas para a Linha 4 concluam a obra. Vale lembrar que a obra da Linha 4, que deveria ter sido toda ela inaugurada em 2016, custou mais do que o dobro do inicialmente previso e muito dinheiro foi desviado por corrupção.
Estado Quer Que Concessionária Rio-Barra Faça as Obras da Estação Gávea
Também em dezembro de 2021, os principais jornais do Rio de Janeiro publicaram esta notícia. O estado não tem dinheiro, a concessionária - agora árabe - não tem a obrigação de investir e a licitação não atraiu investidores. O que restou? A Rio-Barra, um dos consórcios responsáveis pela obra da Linha 4 e que deveria ter entregue toda a obra, o que incluia a Estação Gávea, para Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.