Páginas

sábado, 17 de setembro de 2022

Blog Metrô do Rio Defende Conclusão Das Linhas 1, 2, 3 e 4 nos Próximos 10 Anos

conclusao linhas 1, 2 e 4
Não custa sonhar, não é? Como já fizemos no passado, voltamos a defender os projetos originais das Linhas 1, 2 e 4 do Metrô do Rio de Janeiro - lembrando sempre que a Linha 3 para Niterói e São Gonçalo não é mais do que a continuação da Linha 2.

Acreditamos que com um investimento sério, lembrando que dispomos de um tatuzão parado, esta rede metroviária poderia já estar operando em dez anos.


O que Falta ser Construído?

Linha 1

A Linha 1 é a mais avançada em termos de obras. Sendo circular, ela é importantíssima para distribuir a população entre as outras linhas. É preciso concluir a Estação Gávea e a Estação Morro de São João. Duas novas estações precisariam ser construídas na Tijuca: a Estação Muda e a Estação Usina.

Linha 2

A Linha 2 termina na Estação Estácio mas parte do túnel que ligaria esta estação à Estação Catumbi está pronta. Parte das fundações da Estação da Praça da Cruz Vermelha também foi feita. A plataforma da Linha 2 na Estação Carioca está pronta e é carinhosamente conhecida como "plataforma fantasma". Faltaria constuir a Estação Praça XV para a integração com as Barcas. Uma vez feito isso, poderia se expandir a Linha 2 da Estação Pavuna à Estação Belford Roxo. Da Estação Praça XV, um túnel subterrâneo ligaria o Rio de Janeiro à Niterói na Estação Praça Araribóia. A partir daí a Linha 2 seguiria seu caminho para São Gonçalo e Itaboraí. Linha 2 e Linha 3 são a mesma coisa.

Linha 4

A Linha 4 não é esta que construíram para os Jogos Olímpicos. Uma nova plataforma para a Linha 4 precisa ser construída na Estação Carioca. De lá, ela cortaria bairros que não são atendidos pelo metrô, como Lapa e Laranjeiras. Ela passaria pela Estação Botafogo, que precisa de uma segunda plataforma em seu subterrâneo. Ela continuaría pela Estação Dona Marta, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico e se juntaria novamente à Linha 1 na Estação Gávea. Dali sim, ela iria em direção à Zona Oeste passando pela Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico, que já estão em operação.