Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Metrô de Sidney: o Primeiro Metrô da Oceania

Entre 2014 e 2019 foi construída a primeira parte do metrô de Sidney, a principal cidade da Austrália, que recebeu o primeiro metrô de toda a Oceania.

Até o momento, apenas uma linha com 13 estações foi inaugurada ao público.

Há outras duas linhas e 34 estações sendo construídas.

A população está tão satisfeita com a obra que Melbourne (Austrália) já estuda a construção de seu metrô.


Observação

  • Este artigo foi publicado em 05 de julho de 2016.
  • Ele foi atualizado em 27 de junho de 2024.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Metrô de Cingapura (Cingapura)

mapa metro cingapura
metrô de Cingapura foi inaugurado em 1987 e tem 187 estações e 171 quilômetros. Já há trabalhos de expansões em andamentos nas oito linhas. O sistema metroviário já conta com 241 quilômetros de trilhos.

Se já é possível praticamente percorrer toda a cidade com o sistema atual, imagina quando as expansões estiverem inauguradas e em operação.

Observação

  • Este artigo foi publicado em 21 de junho de 2016.
  • Ele foi atualizado em 26 de junho de 2024.

trem metro cingapura




Metrô de Santiago (Chile)

mapa metro santiago
O metrô de Santiago (Chile) foi inaugurado em 1975. Hoje, o metrô tem seis linhas (1, 2, 3, 4, 4A, 5 e 6). Há obras de expansão na Linha 6, além da construção das Linhas 7, 8 e 9. Tudo isso deverá estar pronto até 2033.

O metrô de Santiago transporta diariamente 2,5 milhões de pessoas. São 143 estações e 149 quilômetros de trilhos em operação. É o segundo maior sistema da América Latina (atrás apenas do da Cidade do México) e o eleito o melhor deles.


Observação

  • Este artigo foi publicado em 28 de junho de 2016.
  • Ele foi atualizado em 26 de junho de 2024.
metro santiago chile








segunda-feira, 24 de junho de 2024

Metrô de Varsóvia (Polônia)

metro varsovia
Chegou a hora de falarmos do pequeno, porém simpático metrô de Varsóvia (Polônia). A Linha 1 tem 23 quilômetros com 21 estações. É o
coração do sistema. A Linha 2 tem 19 quilômetros e 18 estações.

Há projetos de expansão da Linha 2, que deverá ganhar dez novas estações.

Novas linhas devem ser construídas. A Linha 3 está planejada para ser construída até 2050 com 15 estações. As Linhas 4 e 5 também estão planejadas.

estacao metro de varsovia É bom que o leitor repare que a capital da Polônia tem menos de 2 milhões de pessoas e que mais de um quarto desta população utiliza o sistema diariamente.

A cidade polonesa tem também uma grande oferta de bondes na superfície e trens que ligam a capital aos subúrbios e a outras partes do país.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 02 de junho e 2016.
  • Ele foi atualizado em 24 de junho de 2024.

sábado, 22 de junho de 2024

Linha do Tempo da Linha 4

Confira como o estado foi irresponsável, omisso e errou em diversas previsões ao longo dos anos. Eis o cronograma da Linha 4 do metrô fluminense.


Cronograma da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro

  • 1998: Licitação e início previsto para as obras da Linha 4 original.
  • 1999: Expansão para a Barra da Tijuca descartada.
  • Março 2010: Instalação do canteiro de Obras na Estação Jardim Oceânico.
  • Março 2010: Previsão do Início das Obras da Linha 4.
  • Junho 2010: Início das Obras da Linha 4.
  • Agosto 2010: Fundação do Movimento Metrô que o Rio Precisa que contesta o projeto da Linha 4 em construção.
  • Setembro 2010: Início das explosões na Barra da Tijuca.
  • Outubro 2010: Divulgado que ligação entre Estação Jardim Oceânico e túnel através de montanha será através de uma ponte.
  • Novembro 2010: Instalação do canteiro de obras e início das obras em São Conrado.
  • Dezembro 2010: Conclusão do túnel de serviço na Barra da Tijuca.
  • Janeiro 2011: Início da construção do túnel entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado.
  • Março 2011: Estado divulgou a localização das estações da Linha 4.
  • Abril 2011: Governo anunciou que a Estação Gávea não seria mais construída.
  • Maio 2011: Governo voltou atrás e a Estação Gávea retornou ao projeto.
  • Agosto 2011: Início da construção da Estação São Conrado e da Estação General Osório 2.
  • Dezembro 2012: Estado divulgou que a Estação General Osório terá um acesso pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
  • Janeiro 2013: Início das obras da Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Antero de Quental e Estação Gávea.
  • Fevereiro 2013: Interdição da Estação General Osório e da Estação Cantagalo.
  • Março 2013: Reaberta a Estação Cantagalo.
  • Junho 2013: Fábrica de Aduelas montada, início da construção do túnel de serviço na Gávea, fim da escavação da Estação São Conrado e da Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Julho 2013: Previsão do início da escavação do tatuzão.
  • Agosto 2013: Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô no Leblon.
  • Setembro 2013: Movimento Metrô que o Rio Precisa conseguiu que a Estação Gávea seja construída com duas plataformas, para duas linhas de metrô.
  • Dezembro 2013: Previsão de reabertura da Estação General Osório.
  • Fevereiro 2014: Início da escavação do tatuzão.
  • Março 2014: Estação General Osório foi reaberta.
  • Abril 2014: Moradores da Barra da Tijuca pedem metrô até a Estação Alvorada; Estado divulgou que vai construir a Linha 5 (nada mais do que a Linha 4 original).
  • Maio 2014: Após semanas sem informações, foi revelado que o tatuzão enfrentava problemas para escavar.
  • Junho 2014: A Estação São Conrado terá o novo nome de Estação São Conrado/Rocinha.
  • Setembro 2014: Previsão da licitação dos estudos técnicos da Linha 5 (Linha 4 original).
  • Novembro 2014: Tatuzão voltou a operar.
  • Janeiro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Fevereiro 2015: Conclusão do rabicho para futuras expansões na Estação Jardim Oceânico.
  • Março 2015: Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz.
  • Março 2015: Sem dinheiro, Estado interrompeu as obras da Estação Gávea.
  • Maio 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Jardim de Alah.
  • Agosto 2015:  Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Praça Antero de Quental.
  • Agosto 2015: Tatuzão chegou à Estação Jardim de Alah.
  • Dezembro 2015: Previsão inicial da conclusão das obras da Linha 4.
  • Dezembro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Gávea.
  • Dezembro 2015: Tatuzão chegou à Estação Antero de Quental.
  • Janeiro 2016: Inauguração original da Linha 4 (2010).
  • Janeiro 2016: Previsão de início dos testes da Linha 4 (2014).
  • Março 2016: Governo Anunciou que a Estação Gávea ficou para 2018.
  • Abril 2016: Tatuzão alcançou túnel vindo de São Conrado.
  • Maio 2016: Governo anuncia que Linha 4 será inaugurada em Agosto somente para quem tiver ingresso olímpico.
  • Maio 2016: Fim da colocação dos trilhos da Linha 4.
  • Maio 2016: Primeiro trem da MAFERSA é puxada por um trackmobile da Estação General Osório 2 até a Estação Jardim Oceânico.
  • Julho 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (2014).
  • Agosto 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (maio/16).
  • Outubro 2016: Linha 4 Inaugurada para toda a população.
  • Janeiro 2017: Conclusão das obras da Estação Gávea (2014).
  • Janeiro 2017: Instalação concluída da sinalização automática.
  • 2018: Conclusão da Estação Gávea (2015).
  • Janeiro 2018: Inundação da Estação Gávea para preservar sua estrutura.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Metrô de Baku (Azerbaijão)

metro bakuChegou a hora de falarmos do metrô de Baku, capital do Azerbaijão, e sede dos I Jogos Europeus. O sistema metroviário de Baku foi construído quando o Azerbaijão ainda fazia parte da União Soviética.

A Linha Vermelha foi inaugurada em 1967. Hoje ela tem 13 estações e 20 quilômetros.

A Linha Verde Escura foi inaugurada em 1976. Ela tem 8 estações e 12 quilômetros.

A Linha Verde Claro é de 1968 e tem duas estações e apenas dois quilômetros de extensão.

A Linha Roxa é de 2016. Ela tem seis quilômetros de trilhos e quatro estações.

Quatro novas estações estão sendo construídas.


Observação

  • Este artigo foi escrito originalmente em 16 de junho de 2015.
  • Ele foi atualizado em 03 de junho de 2024.

domingo, 2 de junho de 2024

Metrô de Toronto (Canadá)

metro toronto Chegou o momento de falarmos do Metrô de Toronto (Canadá). Seu sistema metroviário é o maior do Canadá (em números de estações) e o segundo mais movimentado, perdendo apenas para o de Montreal. Toronto transporta diariamente mais de um milhão de pessoas por seu metrô.


Pan 2015 Contribuiu para o Metrô de Toronto

O metrô de Toronto ganhou um novo impulso nos anos 2010, quando a cidade foi escolhida para receber os Jogos Pan-Americanos de 2015.

Atualmente temos 74 estações abertas ao público, nas Linhas 1, 2 e 4.

mapa metro toronto

Expansão do Metrô Continua

Neste momento, Toronto constrói 43 estações das Linhas 5 e 6. Elas devem ser inauguradas ainda este ano. Por conta das obras e da expansão da rede metroviária, a Linha 3 foi definitivamente desativada em 2023.

Vinte e cinco estações estão previstas para serem inauguradas em 2031. Elas pertencem às Linhas 2 e 5, além da novíssima Linha de Ontário.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 09 de junho de 2015.
  • Ele foi atualizado em 02 de junho de 2024.