tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post3587869894224051915..comments2024-03-28T13:26:19.645-03:00Comments on Metrô do Rio (não oficial): Trem Rio - PetrópolisMiguel Gonzalezhttp://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-39238844029501881432023-08-22T18:46:27.512-03:002023-08-22T18:46:27.512-03:00Parabéns pelo trabalho!Parabéns pelo trabalho!FERNANDO RANGEL PINHEIROhttps://www.blogger.com/profile/09178939676820947481noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-3676613923256446912019-08-31T04:58:26.368-03:002019-08-31T04:58:26.368-03:00Legal!Legal!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-45210765937187514662019-08-23T16:51:12.797-03:002019-08-23T16:51:12.797-03:00Amigo Julio Brito, boa tarde !
O antigo trecho A ...Amigo Julio Brito, boa tarde !<br /><br />O antigo trecho A linha de ferro que unia o Rio de Janeiro a Petrópolis tinha o nome de Ferrovia Príncipe do Grã-Pará, que no qual acho ter mencionado não ter nada haver com o trajeto percorrido de carro com seus amigos, esses trechos ainda encontram se nas floresta assim como algumas plataformas de parada que por sinal só é possível o trajeto a pé em trilhas serra a dentro, se naquela época sem grandes recursos foi possível, com certeza hoje temos plenos recursos para esse feito. Augusto César https://www.blogger.com/profile/16724747647827485369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-36915703156777528272017-03-12T18:56:07.261-03:002017-03-12T18:56:07.261-03:00Lucas, tomaram que sejam só décadas!Lucas, tomaram que sejam só décadas!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-52912726943293504472017-03-12T11:10:58.832-03:002017-03-12T11:10:58.832-03:00Sim, eu estou sabendo da penúria que o meu estado ...Sim, eu estou sabendo da penúria que o meu estado está passando!<br />É uma vergonha que isso aconteça! Isso só prova que nossos políticos sequer conseguem administrar as contas de nosso estado e que a corrupção foi institucionalizada em nossa federação!<br /><br />Na verdade, pelas suas palavras posso concluir que levará algumas décadas para que esses projetos saiam do papel até que se equilibre as contas públicas de novo!<br /><br />Obrigado pelo choque de realidade e continue nos informando sobre esse tipo de iniciativa!Lucas Cavalcantehttps://www.blogger.com/profile/08352748279920530018noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-45822307982495012112017-03-12T08:14:46.634-03:002017-03-12T08:14:46.634-03:00Caro Lucas, todas as suas idéias já foram comentad...Caro Lucas, todas as suas idéias já foram comentadas aqui em algum momento. Você está a par da penúria financeira pela qual o estado do Rio está atravessando? Nem a Estação Gávea, cujo projeto está iniciado, eles conseguem concluir. Imagina iniciar um projeto destes do zero. Seria ótimo mas não é viável agora.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-86101167077274012362017-03-11T18:20:13.419-03:002017-03-11T18:20:13.419-03:00Estamos em Março de 2017 e até agora não vi nenhum...Estamos em Março de 2017 e até agora não vi nenhuma notícia sobre a reativação da ferrovia Rio-Petrópolis, que ao meu ver, deveria ter dois tipos de viagem: um para viagens paradoras, para levar as pessoas para o trabalho no Rio de Janeiro (morando em Petrópolis), e vice-versa com várias viagens por dia e o trem regional com horários específicos para quem quer viajar para a região serrana em dias específicos.<br /><br />Isso para não falar que poderia também ser construída uma ponte ferroviária paralela a Ponte Rio-Niterói para desafogar o fluxo de veículos daquela área, e, se construir uma linha de trem que ligue o Rio de Janeiro a Região dos Lagos e o Norte Fluminense, sendo que, em Rio Bonito, ela se bifurcaria para, de um lado ir para Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Iguaba Pequena e Cabo Frio. Do outro lado, pegar a parte da serra em uma subida para Nova Friburgo, Macaé, Quissamã e Campos. Sendo que, a continuidade da primeira linha desse projeto, iria para o segundo distrito de Cabo Frio (Tamoios), Casimiro de Abreu (nesse caso, o distrito de Barra de São João), Rio das Ostras e se conectaria com a outra linha em Macaé, o que aumentaria a relevância do modal ferroviário naquela cidade, ao servir de ponto de conexão para duas linhas de trem.<br /><br />Penso que esse projeto deve ter como estação inicial a Estação Barão de Mauá, o que serviria de pretexto para restaurá-la e ampliar sua capacidade de trens, já que, de acordo com essa visão, ela atenderia tanto os trens para a Região Serrana (podendo ao meu ver ser estendido para Teresópolis e Nova Friburgo, onde nessa última também se conectaria com uma das linhas de trem para ligar a capital do estado ao Norte Fluminense), e assim, reduziríamos bastante o tráfego de automóveis nessa área e melhoraríamos a qualidade de vida nessas regiões.<br /><br />Uma outra observação é que tem de ser construída uma linha de trem, ligando a Estação Santa Cruz a Itaguaí, posteriormente a Mangaratiba, Angra dos Reis e por fim, Parati, para que seja uma linha de trem com duas funções: entre as cidas do Sul Fluminense, um trem interligando-as para facilitar o acesso das pessoas ao trabalho (e ao lazer, sendo que seria muito proveitoso ter estações de trem próximas aos shoppings e estádios de futebol), e do Rio até Parati, passando por Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis, poderia ser ofertado um trem regional expresso que ajude a desafogar a Rodovia Rio-Santos (ao menos do lado fluminense).<br /><br />E isso para não mencionar o completo abandono do projeto de sub-ramal de trem que ligaria a estação Bonsucesso até a Ilha do Governador, passando pelo Complexo da Maré, Cidade Universitária (UFRJ)e Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim. Anunciaram esse projeto em 2008 para a Copa do Mundo, em 2009 parecia ter alguma novidade, e depois esqueceram completamente! Gostaria que o senhor fosse até a Secretaria Estadual de Transportes e a Supervia para exigir que esse projeto saia do papel (não só esse, os outros descritos aqui nesse comentário).<br /><br />Todavia, entendendo que não se pode realizar todos ao mesmo tempo, os três mais prioritários são (no entender geral da situação);<br /><br />Reativação do trem Rio-Petrópolis, com as opções de trem parador e trem regional (até 2022 dá para concluir, se começar agora);<br /><br />Reativação do ramal Santa Cruz-Itaguaí (até 2020 existe alguma chance de ser concretizado);<br /><br />Criação do sub-ramal Bonsucesso-Ilha do Governador, passando pelo Complexo da Maré, Cidade Universitária (UFRJ) e Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (com muito esforço, até 2022 dá para ficar pronto)!<br /><br />Gostaria que levasse isso para os responsáveis sobre o transporte ferroviário do estado para que possamos em parte resolver esses problemas!<br /><br />Se possível, leve alguns membros do Clube de Engenharia contigo para endossar as propostas!!<br /><br />Desde já, agradeço!Lucas Cavalcantehttps://www.blogger.com/profile/08352748279920530018noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-8277943023923190012015-12-28T16:27:40.172-02:002015-12-28T16:27:40.172-02:00Concordo com você. No entanto, todos os projetos f...Concordo com você. No entanto, todos os projetos ferroviários de passageiros no interior do estado estão fora dos planos do Governo.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-29461049720226969622015-12-28T16:09:14.967-02:002015-12-28T16:09:14.967-02:00Miguel Gonzalez, sempre acompanho o seu blog, cons...Miguel Gonzalez, sempre acompanho o seu blog, considero muito instrutivo para tomar parte do que está acontecendo com o metrô do Rio de Janeiro, e agora, com os trens! Sobre a possibilidade de ter um trem Rio-Petrópolis, sou totalmente a favor de retornar esse meio de transporte que favorece os cidadãos a se locomover com mais facilidade. No caso, estava pensando na possibilidade de, para evitar algumas desapropriações-tanto antes, como já tendo subido a serra-, ter trechos em elevado, inspirado nitidamente nos trens de Chicago "'L", que ao que tudo indica, favorece milhões de pessoas todos os dias. E também, deixar nessa construção, uma ponta para expansão para Teresópolis e Nova Friburgo, porém, com uma ressalva: teriam de ser dois tipos de trens, um para circular entre a região serrana (parador), e o outro, para conectar a região serrana a capital (expresso), ou seja, seriam duas linhas que andariam próximas, porém, com utilidades distintas. Sobre ter trem em Angra dos Reis, a mesma coisa acima, tanto na configuração das linhas-uma paradora e outra expressa-, e na configuração do traçado-certos trechos terão de ser em elevado, para evitar desapropriações, mas por vezes aproveitando o traçado existente, e com a ressalva de que gostaria que esse trem fosse até Parati, o mais próximo possível do centro histórico. Espero ter esclarecido o meu ponto de vista e grande abraço!Lucas Cavalcantehttps://www.blogger.com/profile/08352748279920530018noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-4318123313794625882015-08-12T21:09:45.769-03:002015-08-12T21:09:45.769-03:00Julio, o Rio de Janeiro deveria estar interligado ...Julio, o Rio de Janeiro deveria estar interligado às principais cidades do interior por linhas férreas. Infelizmente, abandonamos a Leopoldina e as linhas. Há investimentos anuais no meio rodoviário. A Rio-Petrópolis por exemplo está sendo duplicada. Quanto está se gastando nisso?Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-58355110451278194992015-08-12T16:10:47.480-03:002015-08-12T16:10:47.480-03:00Moro em Petrópolis e fui a uma excursão pelos anti...Moro em Petrópolis e fui a uma excursão pelos antigos caminhos da Serra Imperial e conheci a antiga estação Férrea "in loco" : Do Centro de Petrópolis até Guapimirim de carro pelo caminho antigo leva-se uma hora de carro, um percurso perigoso de dia e impraticável á noite.<br />Essa obra jamais custaria 70 milhões de Reais, 70 Bilhões talvez !!!<br />Se Essa obra fosse realidade, só em desapropriações, entraria para a História da Engenharia do RJ.<br />O Trem para esse percurso teria que ser extremamente leve por causa do terreno.<br />É uma obra extremamente difícil.<br />Para o morador de Petrópolis, hoje, seria fundamental se existisse um Trem que ligasse Petrópolis ao Rio de Janeiro, principalmente por causa do Arco Metropolitano.<br />A partir de 2016, Quem trabalha de carro em Petrópolis e desce a Serra, além do pedágio caro vai verificar que a BR 040 virou uma Freeway.<br />Melhor seria se construissem uma ponte nos moldes da Rio-Niterói que ligasse Duque de Caxias a São Gonçalo, para poupar os moradores de grande parte da circulação desses veículos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05937666112586285345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-43269162176619388262015-08-12T15:59:47.022-03:002015-08-12T15:59:47.022-03:00Se depender da sua análise, o Rio de Janeiro e o B...Se depender da sua análise, o Rio de Janeiro e o Brasil continuará sem transporte ferroviário.<br /><br />É possível ligar Petrópolis ao Rio de Janeiro por diversos meios, incluindo túneis e pontes, além do traçado antigo.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-79310248697250729402015-08-12T15:56:31.249-03:002015-08-12T15:56:31.249-03:00Está faltando 0 nesse projeto, ligar Petrópolis ao...Está faltando 0 nesse projeto, ligar Petrópolis ao Rio de Janeiro, hoje, custaria uns 70 Bilhões de Reais e não milhões.<br />Eu moro em Petrópolis e fui com um grupo de amigos a uma excursão para conhecer os caminhos antigos da Serra, para se ter uma idéia, leva-se quase 1 hora para ir do Centro de Petrópolis a Guapimirim de carro.<br />O Caminho é perigoso durante o dia e impraticável circular a noite.<br />O Trem teria que ser extremamente Leve, e teria que existir uma tecnologia que permitisse se escavar de Guapimirim até Petrópolis, sem ocorrer uma tragédia.<br />Essa obra é extremamente cara por conta das desapropriações, se fosse realidade, seria na História da Engenharia do RJ, a obra que teria mais desapropriações.<br />Em suma, não existe a menor chance de um dia, ocorrer uma ligação Férrea Central do Brasil- Petrópolis.<br />Julio Caldas Alves de BritoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05937666112586285345noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-55776485469847082362014-09-22T15:29:31.112-03:002014-09-22T15:29:31.112-03:00O Governo do Estado do Rio de Janeiro não tem nenh...O Governo do Estado do Rio de Janeiro não tem nenhum projeto de reinaugurar as linhas Rio - Petrópolis, Rio - BH ou Rio - SP.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-31100767254806171202014-09-22T15:21:04.970-03:002014-09-22T15:21:04.970-03:00Atualmente, se encontra em processo de recuperação...Atualmente, se encontra em processo de recuperação em um excelente trabalho pela "ONG Amigos do Trem", a antiga Litorina, e alguns vagões do antigo Expresso de Prata que faziam os trajetos Rio Minas, e o Rio São Paulo, provavelmente os mesmos que apareceram no blog com o título "Trens que faziam o trajeto RJ-SP apodrecem em Minas". <br /><br />Uma das melhores formas de modernizar e atualizar os sistemas de trens de passageiros em locais em que ainda se utilizam da bitola métrica é a implantação de bitola em 1,6 m a exemplo do que acontece nas maiores metrópoles brasileiras, observando, uma foto frontal postada, como destas composições de Salvador-BA, Teresina-PI, Campos do Jordão-SP e o bonde Santa Teresa-RJ em bitola de 1,1 m, e que já sofreram múltiplos descarrilamentos e com mortes, pode se visualizar a desproporção da largura da bitola, 1,0m com relação largura do trem “l”=3,15 m x altura “h”= 4,28 m ( 3,15:1) conforme gabarito, o que faz com que pequenos desníveis na linha férrea provoquem grandes amplitudes, oscilações e instabilidades ao conjunto, podendo esta ser considerada uma bitola obsoleta para esta função, tal situação é comum na maioria das capitais no nordeste, exceto Recife-PE.<br /><br /> Para que esta tarefa seja executada sem grandes transtornos, inicialmente devem ser planejadas e programadas as substituições dos dormentes que só permitem o assentamento em bitola de 1,0 m por outros em bitola mista, (1,0 + 1,6 m ) preferencialmente de concreto, que tem durabilidade muito superior ~50 anos, ou plástico reciclado, principalmente os que possuem selas, para após realizar a mudança, observando que para bitola de 1, 6 m o raio mínimo de curvatura dos trilhos é maior .<br /><br /> Entendo que deva haver uma uniformização em bitola de 1,6 m para trens suburbanos de passageiros e metro, e um provável TMV- Trens de passageiros convencionais regionais em média velocidade, máximo de 150 km/h no Brasil, e o planejamento com a substituição gradativa nos locais que ainda não as possuem, utilizando composições completas, já com ar condicionado que as concessionárias colocam periodicamente em disponibilidade em cidades como Teresina-PI, Natal-RN, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Salvador-BA que ainda as utilizam em bitola métrica, com base comprovada em que regionalmente esta já é a bitola nas principais cidades e capitais do Brasil, ou seja: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, e Curitiba (projeto), e que os locais que não as possuem, são uma minoria, ou trens turísticos.<br /><br /> Assim como foi feito em São Paulo, que se recebeu como doação, composições usadas procedentes da Espanha na qual originalmente trafegavam em bitola Ibérica, de 1,667m, e que após a substituição dos truques, (rebitolagem) trafegavam normalmente pelas linhas paulistanas em 1,6 m, com total reaproveitamento dos carros existentes, o mesmo poderá ser feita com estes trens que trafegam nestas cidades do Brasil, lembrando que este é um procedimento relativamente simples, de execução econômica, com grande disponibilidade de truques com motores elétricos de baixo consumo e recuperação de parte da energia elétrica na frenagem no mercado nacional e facilitando a manutenção e expansão dos serviços, uma vez que todas as implantações das vias férreas pela Valec no Norte e Nordeste rumo ao Sul já são nesta bitola.<br /><br /> Esta será uma forma extremamente econômica e ágil de se flexibilizar, uniformizar, racionalizar e minimizar os estoques de sobressalentes e ativos e a manutenção de trens de passageiros no Brasil.Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-39158836686041641512013-06-27T08:08:08.602-03:002013-06-27T08:08:08.602-03:00Cássio, concordo plenamente. Não precisa ser trem-...Cássio, concordo plenamente. Não precisa ser trem-bala. Basta ser um bom trem moderno. Ele poderia utilizar a abandonada Estação Leopoldina no Rio.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-47115290152269358562013-06-26T12:00:31.117-03:002013-06-26T12:00:31.117-03:00Creio que esta seja a hora de nós, petropolitanos,...Creio que esta seja a hora de nós, petropolitanos, lutarmos pela reativação dessa Estrada de Ferro.<br /><br />#OgiganteAcordouCassio Silvahttps://www.blogger.com/profile/06026652203578641176noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-28719107257064316452013-01-21T08:22:44.884-02:002013-01-21T08:22:44.884-02:00Isso mesmo.Isso mesmo.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-64394595618107223432013-01-20T21:45:35.710-02:002013-01-20T21:45:35.710-02:00E pensar que só faz poucas décadas que o governo B...E pensar que só faz poucas décadas que o governo Brasileiro criou vídeos anti-ferrovia, pois consideravam o transporte sobre trilhos anti-econômico. Nível de progresso brasileiro: 0 se levarmos em consideração o desenvolvimento do transporte sobre trilhos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02775052998203365221noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-2445449322850754592012-05-04T21:32:34.791-03:002012-05-04T21:32:34.791-03:00E evitariam as milhares de mortes no trânsito que ...E evitariam as milhares de mortes no trânsito que são computadas anualmente!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-42686541672248411202012-05-04T09:08:50.554-03:002012-05-04T09:08:50.554-03:00De umas décadas para cá as estradas de ferro e, po...De umas décadas para cá as estradas de ferro e, por conseguinte, o transporte ferroviário foi sucateado e/ou abandonado em prol do asfalto, ao contrário do que aconteceu no resto do MUNDO. Estradas de Ferro para ligações entre cidades próximas, como Rio e Petrópolis, ou mesmo Rio e Volta Redonda ou até Rio e Campos dos Goytacazes seria de suma importância para o turismo e também para a economia como um todo, desafogando as vias de acesso aos centros urbanos, principalmente a capital.Rafael Poggihttps://www.blogger.com/profile/05559860458238559507noreply@blogger.com