tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post5335640163513017078..comments2024-03-28T13:26:19.645-03:00Comments on Metrô do Rio (não oficial): Metrô do Rio: Três Quilômetros da DiscórdiaMiguel Gonzalezhttp://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comBlogger18125tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-5060647119862130882011-05-11T18:10:35.548-03:002011-05-11T18:10:35.548-03:00Concordo, Flávio!!!Concordo, Flávio!!!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-18892968293858468632011-05-11T11:23:16.183-03:002011-05-11T11:23:16.183-03:00Primoroso seu post, Lafayette. Pena nossa política...Primoroso seu post, Lafayette. Pena nossa política de transporte estadual estar nas mãos de um dono de escola e não de um Engenheiro de Trânsito.Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-5502263518294893452011-05-07T13:08:47.247-03:002011-05-07T13:08:47.247-03:00A idéia é ótima. Aliás, tua linha 5 é melhor do qu...A idéia é ótima. Aliás, tua linha 5 é melhor do que a prometida para o Pan. Quero ver construí-la. Mas a Linha 5 não acabaria no Galeão e sim no final da Ilha do Governador.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-22371819495172884272011-05-06T21:26:32.293-03:002011-05-06T21:26:32.293-03:00A linha 5 de fato é a que tem seu traçado mais ind...A linha 5 de fato é a que tem seu traçado mais indefinido. Provavelmente por ser uma proposta de linha de metrô que unisse os aeroportos, além de uma variante a linha do centro. Particularmente eu acho que ela deveria ser uma linha integradora de vários equipamentos urbanos de grande demanda na Cidade, e que ajudariam a alimentar a atual rede com o público destes locais.<br />Assim, na minha visão ela se iniciaria na Cinelândia, numa estação próxima a atual da linha 1, onde um túnel de pedestres no mesmo nível interligasse as duas plataformas. <br />A linha seguiria pelo aterro (construção em método cut and cover), passando ao largo do MAM até a estação Aeroporto Santos Dumont. Dali ela seguiria em direção a Praça XV, onde a estrutura do mergulhão seria convertida ao metrô, diminuindo os custos de obras naquele trecho. E a estação praça XV seria construída de forma a integra-se no futuro com as linhas 2 (e quem sabe 3). <br />Da Praça XV a linha seguia via Ministério da Marinha para o Morro de São Bento, chegando a Praça Mauá (não sei se cabia uma estação Candelária próximo a Rua Visconde de Inhaúma).<br />Na região do porto seriam 4 estações ao longo do eixo da perimetral - Praça Mauá, Saúde, próximo a Av. Barão de Teffé, Gambôa, em frente a Cidade do Samba e Santo Cristo, junto a Rodoviária.<br />Todo este trecho ajudaria a revitalizar a região do Porto, projeto prioritário da Prefeitura.<br />Ali uma curva alinhava a linha, ainda subterranea, à Av. Francisco Bicalho, onde haveria a subida a superfície, igual a existente na linha 2 junto a Radial Oeste.<br />A linha atravessava o canal junto as atuais pontes férreas e chegava a estação Leopoldina, bem ao lado do edifício histórico, futura estação do TAV. <br />Deste ponto em diante, aproveitaria o leito ferroviário, com estações em São Cristovão e Maracanã (integrando-se a linha 2), Benfica, Manguinhos, Bonsucesso e Ramos, onde um trecho em elevado remetia a linha em direção a Ilha do Fundão, cruzando a Av. Brasil e o canal do Fundão.<br />Este trecho final teria as estações Fundão (junto ao hospital universitário), Ilha do Governador e por fim, Galeão.<br />Uma outra possibilidade seria a linha, logo depois do Maracanã, mergulhar a direita saindo do leito ferroviário (na altura da antiga fábrica da Kibon, na Mangueira), e indo por sob o morro da mangueira, do telégrafo e do tuiuti, até o estádio do Vasco (estação São Januário). O cruzamento da av. brasil seria subterraneo e a linha soerguia-se no caju, onde teria a estação Caju, atingindo por ponte o Fundão e tendo o seu trecho final semelhante a primeira proposta. Fundão - Ilha do Governador e Galeão.<br />A linha estaria integrada as linhas 1 (Cinelândia), 2 (praça XV, São Cristovão e Maracanã) e quem sabe até a 3 (na praça XV).<br />Uma via no trecho entre Leopoldina e São Cristovão remetia ao Centro de Manutenção da Presidente Vargas, podendo ser usado as áreas das oficinas de São Diogo e do pátio de Barão de Mauá como área para guarda de trens.<br />Como dito, esta seria uma linha que se integrava a atual rede e passaria por diversos equipamentos com grande capacidade de público na Cidade.Ricardo Lafayettehttps://www.blogger.com/profile/10727652319584476537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-29112372459214869782011-05-06T10:09:43.126-03:002011-05-06T10:09:43.126-03:00Oi George, acho que o prefeito voltou atrás. O Vas...Oi George, acho que o prefeito voltou atrás. O Vasco está abrindo escolinha de Rúgbi e tudo!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-14144235971948913312011-05-05T16:22:12.141-03:002011-05-05T16:22:12.141-03:00É verdade. A linha 5, que na minha opinião possui ...É verdade. A linha 5, que na minha opinião possui o projeto mais obscuro de todos, deve ser separada das demais. Fiz esta sugestão considerando que boa parte das escavações do trecho Estácio-Largo da Carioca já foram feitas e para que este pedaço não seja um eterno "elefante branco". O que de fato teria de ser construído é o trecho Largo da Carioca-Praça XV-Aeroporto Santos Dumont já aproveitando o espaço e a obra para quando a linha 5 sair do papel.<br />Em tempo: me parece que o prefeito (que é vascaíno) cancelou as provas olímpicas de rúgbi em São Januário e as transferiu para Moça Bonita, em Bangu.Georgehttps://www.blogger.com/profile/05382873343664619672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-23289981906881873622011-05-05T10:12:34.437-03:002011-05-05T10:12:34.437-03:00Oi Flávio, eu fiz um post aqui falando que deveria...Oi Flávio, eu fiz um post aqui falando que deveria haver metrô para São Januário, ainda mais porque o estádio vai receber a Olimpíada (Rúgbi de 7).Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-7287063290777421902011-05-05T10:11:52.775-03:002011-05-05T10:11:52.775-03:00Flávio, aí vc mistura Linha 2, com Linha 5. Eu ain...Flávio, aí vc mistura Linha 2, com Linha 5. Eu ainda acho que a melhor solução são as Linhas 2+3, 4 e 5 originais.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-23739268480041726452011-05-05T10:06:10.510-03:002011-05-05T10:06:10.510-03:00George, na verdade, as Linhas 2 e 3 são uma só. De...George, na verdade, as Linhas 2 e 3 são uma só. Deveria ser a maior linha do Rio, ligando Belford Roxo à Itaboraí.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-35170542729627245822011-05-04T15:34:24.369-03:002011-05-04T15:34:24.369-03:00Esqueci de citar, no caminho dessa linha, A área d...Esqueci de citar, no caminho dessa linha, A área do Centro de Tradições Nordestinas e o Estádio do Vasco, em São Cristóvão.Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-28105129457000819992011-05-04T15:33:22.126-03:002011-05-04T15:33:22.126-03:00Pegando gancho na sugestão do George, acho que ess...Pegando gancho na sugestão do George, acho que essa linha poderia, a partir do Estácio, seguir p/ o Caju, Cidade Universitária, Galeão e Ilha. Seria um forma legal de aproveitar esse trecho e facilitar o deslocamento de milhares de pessoas para o Centro do Rio.Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-65814195486307640312011-05-04T12:03:27.620-03:002011-05-04T12:03:27.620-03:00Infelizmente acho que não vai dar para mudar o que...Infelizmente acho que não vai dar para mudar o que foi feito com a linha 2/ linha 1A. Fica a sugestão, como postei aqui anteriormente, de aproveitar o deveria ter sido feito para a linha 3! Ao invés desta linha terminar na Praça XV ou Largo da Carioca, poderia ser expandida até o Estácio. Mesmo sem o famigerado túnel subáquatico, este pequeno trecho poderia ter composiçôes curtas de 4 carros (reaproveitando os antigos vagões do pré-metrô),momentaneamente, apenas na região central da cidade.<br />Digo mais! Aproveitando outra sugestão do Pedro Geanquito do "Quero Metrô": esticar esse hipotético trecho da linha 3 da Praça XV até o Aeroporto Santos Dumont considerando que, a partir dali, esta é a menor distância entre Rio e Niterói (Gragoatá/Centro) para aí sim ser construído o túnel ligando as duas cidades. Seja como for, espero que resgatem este trecho abandonado nos governos futuros.Georgehttps://www.blogger.com/profile/05382873343664619672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-69404556321692651902011-05-04T09:53:29.903-03:002011-05-04T09:53:29.903-03:00É uma questão a se pensar, Marcos.É uma questão a se pensar, Marcos.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-85255994722676983932011-05-04T09:53:01.486-03:002011-05-04T09:53:01.486-03:00É verdade, Lafayette. A Estação Cidade Nova poderi...É verdade, Lafayette. A Estação Cidade Nova poderia até existir, mas depois de todas as outras, que são mais importantes.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-67128648485573884752011-05-03T18:54:12.278-03:002011-05-03T18:54:12.278-03:00Miguel,
Nem precisava dessa conta. Bastava pegar o...Miguel,<br />Nem precisava dessa conta. Bastava pegar o bilhão gasto na estação Cidade Nova e no viaduto em arco da Av. Francisco Bicalho, que dava pra pagar este trecho Estácio-Carioca e ainda sobrava dinheiro...<br />Mas o Seu Cabral...Ricardo Lafayettehttps://www.blogger.com/profile/10727652319584476537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-28293492304291725972011-05-03T17:18:23.283-03:002011-05-03T17:18:23.283-03:00Por que construir 100m por ano no centro se pode-s...Por que construir 100m por ano no centro se pode-se inaugurar uma estação por mandato (contando reeleição) nos IPTUs mais caros da cidade?Marcoshttps://www.blogger.com/profile/01732507256844909894noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-37062182277726014352011-05-03T10:03:22.535-03:002011-05-03T10:03:22.535-03:00Pois eh!Pois eh!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-33627478962644856612011-05-03T08:04:16.288-03:002011-05-03T08:04:16.288-03:00Um belo tapa na cara, não...Um belo tapa na cara, não...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/15512507980597473640noreply@blogger.com