tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post1049744919721966777..comments2024-03-28T13:26:19.645-03:00Comments on Metrô do Rio (não oficial): Desapropriar Não É Permitido na Zona SulMiguel Gonzalezhttp://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comBlogger30125tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-91285872735093562342013-10-04T16:19:20.749-03:002013-10-04T16:19:20.749-03:00Não podemos desistir!Não podemos desistir!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-32662948027657373282012-07-13T08:31:47.663-03:002012-07-13T08:31:47.663-03:00Isso merecia uma investigação maior. O principal j...Isso merecia uma investigação maior. O principal jornal do Rio (O Globo - TV, Rádio, papel) não noticiou isso.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-64464769396810178922012-07-13T08:29:56.427-03:002012-07-13T08:29:56.427-03:00Glauco, votarei no Prefeito Freixo que desafiou o ...Glauco, votarei no Prefeito Freixo que desafiou o Governador e a FGV que apóia este traçado maluco para o metrô do Rio.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-60011310814468883762012-07-13T08:29:02.365-03:002012-07-13T08:29:02.365-03:00Vitor, no futuro, as obras de Ipanema sentido Gáve...Vitor, no futuro, as obras de Ipanema sentido Gávea poderão voltar a se chamar Linha 1 (circular), desde que concluam o trecho Gávea - Botafogo (Linha 4).Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-1737825892515519332012-07-12T13:58:55.818-03:002012-07-12T13:58:55.818-03:00Miguel, mas o que podemos nós, cidadãos, de fato, ...Miguel, mas o que podemos nós, cidadãos, de fato, fazer para tentarmos mudar essa situação? Como podemos apoiar o vereador que ainda luta pelo traçado original?Glaucohttps://www.blogger.com/profile/12545714994468537670noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-36912811284533100532012-06-26T13:33:14.452-03:002012-06-26T13:33:14.452-03:00Pois eh...Pois eh...Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-37874588723240600912012-06-26T08:59:20.984-03:002012-06-26T08:59:20.984-03:00o povo votou em quem eles se espelham...o povo votou em quem eles se espelham...Rafael Poggihttps://www.blogger.com/profile/05559860458238559507noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-56498462837694462172012-06-26T08:58:41.626-03:002012-06-26T08:58:41.626-03:00Sendo assim... De qualquer maneira, a prefeitura, ...Sendo assim... De qualquer maneira, a prefeitura, o estado, ou whatever que seja por trás dessa aberração prefere embolsar esses 1,3 milhão por unidade, não é mesmo!?Rafael Poggihttps://www.blogger.com/profile/05559860458238559507noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-75926862355099700232012-06-21T08:17:35.420-03:002012-06-21T08:17:35.420-03:00Isso! Mas vamos continuar lembrando a todos que a ...Isso! Mas vamos continuar lembrando a todos que a Linha 2 não foi concluída. Gabeira prometeu concluí-la na última eleição mas o povo votou no Cabral.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-28640828589754609472012-06-20T18:24:20.973-03:002012-06-20T18:24:20.973-03:00Eles criaram essa gambiarra da linha 2 até general...Eles criaram essa gambiarra da linha 2 até general osório para ter um intervalo bem pequeno entre as estações central e carioca.Matlim10https://www.blogger.com/profile/03455598600150250791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-51582281953613095052012-06-20T10:37:41.828-03:002012-06-20T10:37:41.828-03:00Isso mesmo, Flávio.Isso mesmo, Flávio.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-47412708477681298582012-06-20T10:37:23.068-03:002012-06-20T10:37:23.068-03:00Rafael, a desapropriação seria temporária. Um ano ...Rafael, a desapropriação seria temporária. Um ano no máximo.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-29303123010467761802012-06-19T18:46:52.409-03:002012-06-19T18:46:52.409-03:00Desculpe meu pragmatismo, mas considero uma batalh...Desculpe meu pragmatismo, mas considero uma batalha perdida !!!<br /><br />Concordo plenamente com vc e o Miguel ! É evidente que o projeto originário seria o ideal ! Mas já foi feita a linha 1A e a expansão para a Barra, no modelo da general osório, é uma realidade.<br /><br />Entretanto, diante das alterações no projeto original (que provavelmente acorrerão, por maior que seja nosso protesto),deve-se pensar em alternativas para remediar o problema e aproveitar ao máximo as estações existentes e que serão construídas até as olimpiadas. <br /><br />O Governo Estadual, ao menos, apresenta um projeto de ampliação para justificar as alterações que serão realizadas ?Benéhttps://www.blogger.com/profile/02197244034533232629noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-31478765444780889102012-06-19T17:44:40.280-03:002012-06-19T17:44:40.280-03:00Bené, suas ideias são boas, e qualquer ideia compl...Bené, suas ideias são boas, e qualquer ideia complementa o debate e é bem vinda. O que o Miguel defende, e eu acho válido, é que umas 6 linhas foram estudadas, planejadas e desenhadas. Qualquer um de nós pode fazer um desenho de como seria um metrô. Mas nos anos 1960, o dr. em Engenharia de Transportes Fernando MacDowell e grande equipe (muitos do IME, como conta meu pai que também trabalhou lá), fizeram diversos estudos, de impacto urbano, ambiental, viabilidade de custo, etc, para chegar a esses desenhos. E infelizmente, os últimos 5 ou 6 governadores ignoraram tais estudos, baseados em puro interesse econômico e político, sem levar em conta o melhor para o povo Fluminense.<br />Abraços.Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-87297701463773082672012-06-19T17:40:19.636-03:002012-06-19T17:40:19.636-03:00Mas Rafael, as famílias precisariam deixar suas ca...Mas Rafael, as famílias precisariam deixar suas casas TEMPORARIAMENTE. Esses imóveis não seriam demolidos. Apenas é preciso tirar as pessoas de casa porquê ficar em casa com explosões embaixo delas, por maior que seja a profundidade, há um impacto. Desses R$ 1,3 milhão, parte poderia pagar hospedagem para elas perto de casa durante as escavações.Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-39653172993202730172012-06-19T14:21:47.639-03:002012-06-19T14:21:47.639-03:00Seria a melhor opção, mas as famílias que moram al...Seria a melhor opção, mas as famílias que moram ali não teraim onde morar. R$ 1,3 milhão não paga um 3 quartos em Ipenema, Leblon ou gávea...Rafael Poggihttps://www.blogger.com/profile/05559860458238559507noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-3493409918344074272012-06-19T10:07:16.483-03:002012-06-19T10:07:16.483-03:00Há traçados alternavos para a Linha 1 descritos no...Há traçados alternavos para a Linha 1 descritos no meu blog. Foram estudos feitos nos anos 80 e 90, que previam metrô no Leme, na Urca e em outros pontos de Botafogo. Cliquem em Linha 1B, 1C e 1D.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-52788811899925479182012-06-19T10:06:14.380-03:002012-06-19T10:06:14.380-03:00Os projetos dos anos 90 prevendo uma Linha 1 Circu...Os projetos dos anos 90 prevendo uma Linha 1 Circular, a Linha 2 entre Belford Roxo e Praça XV, a Linha 3 entre Itaboraí e Carioca; e a Linha 4 do Centro à Alvorada ainda são as melhores opções.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-10361174842978106202012-06-19T10:05:29.721-03:002012-06-19T10:05:29.721-03:00Vitor, isso é o que deveria ser feito mesmo.Vitor, isso é o que deveria ser feito mesmo.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-7400851828644233112012-06-18T22:56:37.442-03:002012-06-18T22:56:37.442-03:00Que tal uma indenização de R$ 1,3 milhão para cada...Que tal uma indenização de R$ 1,3 milhão para cada família ? Usemos o custo extra estimado para desapropria, indenizar e ficar com um metro decente!Vitorhttps://www.blogger.com/profile/07829003472382043435noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-2339934732811733982012-06-18T15:28:14.167-03:002012-06-18T15:28:14.167-03:00Vou tentar expor melhor a minha indagação, Miguel....Vou tentar expor melhor a minha indagação, Miguel.<br /><br />Primeiramente, gostaria de considerar alguns fatos que considero consumados (por mais que eu proteste):<br /><br />1) Com a construção da estação cidade nova, teremos um linhão Pavuna-General Osório.<br /><br />2) Com a ampliação da General Osório, a baldeação Linha 4 e Linhão será inevitável.<br /><br />3) Pelas premissas acima expostas, a linha 01 circular torna-se inviável tecnicamente, especialmente pela construção da general osório.<br /><br />Em segundo lugar, devemos considerar que a Estação Estácio deve ser de algum modo aproveitada (em seus dois níveis). Bem como que a estação gávea deve ser construída em 2 níveis.<br /><br />Diante de tudo exposto, pergunto se haveria viabilidade das seguintes ideias:<br /><br />1ª) ligar a Gávea à estação Uruguai que teria o trecho normal até a estação praça onze. Na estação Praça Onze, ao invés do túnel já construído até a Central, desvia-se por um túnel a ser construído até a Estação Cruz Vermelha e depois Estação Estácio.<br /><br />2ª) A nova Estação General Osório (que receberá trens vindos da barra) deve ser ampliada para alguma direção (dando-se oportunidade para o passageiro do linhão ter opção de baldeação para, ao menos, duas rotas. Esta estação poderia ser ampliada até a Estação Estácio (construindo-se várias estações no caminho: alguma estação perto da fonte da saudade, Humaitá, Cosme Velho, Catumbi, etc...até a Estação Estácio (que já tem duas plataformas).<br /><br />3ª) Salvo engano, a proximidade entre a estação Estácio e a estação cidade nova é de, no máximo, 200 metros (até menos). Pode-se construir uma ligação subterrânea de pedestre entre ambas<br /><br />Teríamos então:<br /><br />linha 01: Pavuna - General Osório<br /><br />linha 02: Gávea - Carioca<br /><br />linha 03: Jardim Oceânico - Estácio<br /><br />linha 04: São Gonçalo-Niterói (futuramente ligada à linha 02, por meio do suposto túnel subaquático)<br /><br />Destaca-se, ainda, que o túnel que liga a estação são cristóvão-estácio ficaria fora de operação para transporte de passageiros, bem como o túnel entre a estação praça onze-central (mas ao menos não teríamos uma estação fechada).<br /><br />Consequencias: 1ª) o passageiro da Barra poderá chegar ao Centro da cidade por meio de baldeação na Estação Gávea, Estácio ou por meio da Estação General Osório.<br /><br />2º) o passageiro da Pavuna chegar na Barra por meio da baldeação na Estação General Osório ou Cidade Nova<br /><br />3º) o passageiro da Tijuca terá ligação direta ao centro. Para a zona sul, terá duas opções (ou baldeação na gávea, ou baldeação na carioca. <br /><br />O que vc acha ?Benéhttps://www.blogger.com/profile/02197244034533232629noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-31392289294169334772012-06-18T15:21:03.135-03:002012-06-18T15:21:03.135-03:00Bené, seriam dois túneis paralelos, muito próximos...Bené, seriam dois túneis paralelos, muito próximos um do outro. Essa obra caminha para ser mais um desperdício no nosso metrô, a se somar com as escavações para completar a linha 2 em direção à Carioca e as plataformas para linha 2 nas estações Carioca e Estácio. Infelizmente não é o dinheiro deles que está sendo desperdiçado...Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-30788853075122042492012-06-18T14:59:39.368-03:002012-06-18T14:59:39.368-03:00mas com o andamento das obras de ipanema sentido ...mas com o andamento das obras de ipanema sentido gavea nao vai impossibilitar o traçado original?vitorhttps://www.blogger.com/profile/14314748243300779512noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-45104589848290581962012-06-18T12:32:19.617-03:002012-06-18T12:32:19.617-03:00Ok, entendi....
Mas considerando que a besteira s...Ok, entendi....<br /><br />Mas considerando que a besteira será realizada, quais seriam as alternativas para a baldeação na general Osório daqueles que vêem pela linha 1 ? A nova estação da general Osório poderia ser expandida para onde ? Pós olimpíadas, a fim de criar opção daquele que vem da linha 1 e possa optar na general Osório o caminho para a Barra ou outro lugar.....que lugar poderia ser ?Benéhttps://www.blogger.com/profile/02197244034533232629noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-88331121385497001032012-06-18T10:27:04.475-03:002012-06-18T10:27:04.475-03:00Isso mesmo, Flávio.Isso mesmo, Flávio.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.com