tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post8114182860293000864..comments2024-03-27T15:54:41.058-03:00Comments on Metrô do Rio (não oficial): Votar em Quem?Miguel Gonzalezhttp://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-13784298804153624812014-09-29T20:41:19.248-03:002014-09-29T20:41:19.248-03:00Legal!Legal!Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-71096931098840339862014-09-29T18:04:45.073-03:002014-09-29T18:04:45.073-03:00O Metrô de São Paulo tem padronização de bitolas n...O Metrô de São Paulo tem padronização de bitolas nas linhas 1, 2 e 3 em 1,6m e nas linhas 4 e 5 em 1,435m.<br />As linhas 1, 2 e 3 tem partilhamento de trens quando preciso.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12275166358569030698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-55771715432658180302014-09-27T19:23:28.106-03:002014-09-27T19:23:28.106-03:00Vamos torcer para que a população seja a grande ve...Vamos torcer para que a população seja a grande vencedora da próxima eleição.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-23660585937569375422014-09-27T13:38:14.781-03:002014-09-27T13:38:14.781-03:00Planejar o Traçado "Anel" que o Rio prec...Planejar o Traçado "Anel" que o Rio precisa<br /><br />Informo que concordo com Plano Diretor proposto, com um pequeno acréscimo para o fechamento em anel entre as Estações Uruguai, Gávea e Gal. Osório, sendo que a estação Gávea planejada em dois níveis.<br /><br />Os planejadores do Metrô Rio tiveram uma solução sensata ao padronizar e uniformizar as composições das Linhas 1, 2 com a futura linha 4 utilizando a mesma bitola das existentes (1,6 m), e largura das composições (3,15 m), inclusive com relação aos trens suburbanos, inclusive para um futuro fechamento em anel.<br /><br />Isto faz com que haja interpenetrações entre as linhas além de um uso e uma racionalização de estoques de sobressalentes e composições reservas em comum.<br /><br />Esta uniformidade é um grande ponto positivo em favor ao Metrô Rio em relação ao de São Paulo.<br /><br />Existem várias vantagens do fechamento em anel entre outras pode se citar;<br />1ª Em caso esporádicos de eventuais panes em alguns trechos o trajeto poderia ser feito por outro sem interrupção (algo que não acontece hoje), além de facilidades operacionais e de manutenção.<br /><br />2ª Redistribuição do fluxo de passageiros que teriam a opção de percorrerem um trajeto mais curto e rápido, evitando “passeios” desnecessários. <br /><br />Um problema para um projeto de metrô no Rio é achar o melhor traçado, e a não inclusão dos trens regionais integrados, neste momento é que eu vejo no despreparo dos atuais candidatos nas divergências de propostas.<br /><br />Na maioria das cidades do mundo, que tenha um mínimo de planejamento urbano, ônibus é transporte complementar ao metrô e aos trens. No Rio ele continuara a ser um importante meio de transporte de massa, para isso deveria haver o planejamento de faixas e corredores exclusivos, a exemplo do que já acontece em Curitiba, esta sendo feito com sucesso no município de São Paulo. <br /><br />Por ocasião de sua implantação a sua velocidade média aumentou em ~70%, pois deixou de disputar espaço com os automóveis, com a redução do tempo de viagem para chegarem ao trabalho e para retornarem para casa.<br /><br />Estão sendo implantados ônibus Biarticulados na BRT Transoeste com capacidade de 270 pessoas fazendo inicialmente o trajeto Alvorada / Mato Alto.<br />O BRT Transoeste, inaugurado em junho de 2012, é o primeiro corredor expresso em operação no Rio de Janeiro, e em sua primeira fase já conta com 56 km e 56 estações, conectando o Terminal Alvorada a Santa Cruz e Campo Grande, transportando 192 mil passageiros por dia. Sua operação já trouxe benefícios para milhões de usuários, com a redução do tempo de viagem quase pela metade entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca. A segunda fase, em um trecho de 7 km, deve entrar em operação até 2016. A Transoeste já está integrada com o corredor Transcarioca, que o liga com o metrô, e futuramente terá a integração com a Transolímpica.<br />Se estes problemas não forem priorizados, nada mudará. <br /><br />Por falar em transbordo, eles são necessários, porém devem ser planejados o mínimo possível.<br /><br />Não se pode ignorar, como já escrito aqui que o Rio é uma metrópole caracterizada por suas montanhas, florestas, lagoas e a própria baía, já que Niterói, São Gonçalo, etc. fazem parte da região metropolitana.<br />Só pra lembrar: Copacabana só se acessava por uma ladeira (do Leme), São Conrado pela estreita Niemeyer (o "Trampolim do Diabo", que dava a volta pela estrada da Gávea, onde é hoje a Rocinha), a Barra, só pela serra (Joatinga, Alto da Boa Vista ou Grajaú-Jacarépagua). A Lagoa era um bolsão semi-fechado, e não havia tráfego. A Urca até hoje é acessada por praticamente uma só via (do antigo Cassino).<br /><br />Interligar tudo isso eficazmente é um desafio. Com prazo correndo, não dá pra fazer tudo de uma vez.<br /><br />E para encerrar com relação aos partidos em relação as manifestações e arruaças e depredações do patrimônio público e privado em junho de 2013 para cá também pode ser citado o PCO, e a Sininho hein !?<br />Leonihttps://www.blogger.com/profile/10398176294659946504noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-89284608668546290982014-09-07T12:57:52.695-03:002014-09-07T12:57:52.695-03:00Flávio, o Rio não tem nenhum candidato bom.Flávio, o Rio não tem nenhum candidato bom.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-13764815960894094352014-09-06T11:17:48.897-03:002014-09-06T11:17:48.897-03:00Bom, você acredita no que você quiser. Só me ajuda...Bom, você acredita no que você quiser. Só me ajuda a ver coerência em um partido onde TODOS pedem contribuição dos eleitores para fazer a campanha ter dinheiro para pagar manifestantes profissionais.<br />Basta procurar imagens das manifestações do ano passado. Vê-se muito mais bandeiras do PSTU do que do PSOL. Mas por que associar a violência, que é REAÇÃO à violência da PM, não ao PSOL, mas pessoalmente ao Freixo? Porque ele incomoda. Porque ele quase levou pro segundo turno aquela eleição com o Paes. E porque ele não se vende pra essa mesma mídia que depende da "publicidade institucional" de prefeituras e governos de Estado. Mas como eu comecei minha fala, você acredita no que quiser. Até hoje ninguém provou nada do que "disseram que disseram".Flaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-71816971255550786522014-09-05T19:47:07.726-03:002014-09-05T19:47:07.726-03:00Flávio, eu assisti o video. O Tarcísio parece um c...Flávio, eu assisti o video. O Tarcísio parece um cara sério, íntegro. O problema dele é o PSOL. Como um partido de vanguarda, que tinha o Freixo, ídolo do Tropa de Elite, de repente se vê financiando a desordem e o vandalismo nos protestos do ano ano passado?Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-50545751875802276582014-09-05T17:16:17.560-03:002014-09-05T17:16:17.560-03:00Miguel, além do que está no plano de governo do Ta...Miguel, além do que está no plano de governo do Tarcísio Motta no site, ele prometeu concluir o lote 29 no debate da Band. Está no vídeo do link, a partir dos 7:00 minutos.<br />http://youtu.be/C5cHF-1p6JMFlaviohttps://www.blogger.com/profile/00434296587726145241noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-51870852516505237272014-09-05T08:05:16.188-03:002014-09-05T08:05:16.188-03:00Eu concordo com você.Eu concordo com você.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-70312087233151906932014-09-05T01:56:36.565-03:002014-09-05T01:56:36.565-03:00Não gostei de nenhumas das propostas, pois algumas...Não gostei de nenhumas das propostas, pois algumas oferecem pouco demais e outras oferecem muito. Para mim, seria mais realista propor: <br /><br />1) Conclusão das obras do trecho Ipanema-Jd.oceanico, até o 1 semestre de 2016<br />2) Conclusão do trecho entre Estácio-Praça XV até 2018<br />3) Construção da ligação entre Gávea e Uruguai até 2018<br /><br />Apesar de ainda estar longe do ideal, seriam três obras muito importantes para melhorar o fluxo de passageiros no sistema, otimizando a sua própria operação e acima de tudo, são obras possíveis de conclusão no período de 4 anos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04705050974670523514noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-16419739259774009732014-09-04T14:39:15.889-03:002014-09-04T14:39:15.889-03:00A Estação Cidade Nova deveria deixar de existir ou...A Estação Cidade Nova deveria deixar de existir ou servir apenas de contingência. O trecho Gávea-Uruguai foi prometido apenas por um candidato.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-81104755723360811112014-09-04T14:37:59.006-03:002014-09-04T14:37:59.006-03:00Trens em sua essência fazem trajetos intermunicipa...Trens em sua essência fazem trajetos intermunicipais e metrôs são trens dentro de um município. Com o crescimento das cidades dormitório em torno das metrópolis, os metrôs passaram a ser intermunicipais também. No caso do Rio, e no da maioria das cidades, trens e metrôs têm sistemas diferentes: tamanho das composições, capacidade das estações, largura das bitolas, etc. Ou seja, o melhor seria investir nos trens e investir no metrô. Não faz sentido transformar um no outro.Miguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-84993706438600948422014-09-04T14:35:56.649-03:002014-09-04T14:35:56.649-03:00okokMiguel Gonzalezhttps://www.blogger.com/profile/13602027623615561663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-84001885933327543372014-09-04T14:13:19.880-03:002014-09-04T14:13:19.880-03:00Concordo que a Linha 4 deve ir até Alvorada e depo...Concordo que a Linha 4 deve ir até Alvorada e depois seguir o projeto original. Também concordo que a Linha 2 deve seguir até as Barcas, interligando com a linha 1 no Estácio e Carioca. Levar o metrô até o Meier me parece ótimo, mas eu acho que deveria ser uma linha diferente. Pois se ela partisse da Linha 1 jamais teríamos o curto-circuito Zona Norte - Zona Sul. E a ligação entre estação Uruguai e Gâvea? Nunca vai sair? Sem o curto-circuito a viagem Zona Norte - Zona Sul tem que passar obrigatoriamente pelo centro. Não me parece muito inteligente isso. Quem sabe uma linha Meier - Gávea, e com conexão a Linha 1 na Uruguai e Gávea. O curto-circuito Z. Norte - Z. Sul vai se mostrar importante em breve. Me parece que todos os planos só consideram estender as linha atuais. O metrô precisa de mais estações, estações em diferentes níveis possibilitando conexão entre diferentes linhas. Outra coisa, se o plano da Linha 2 voltar ao original, o que acontece com a estação Cidade Nova?Edgar Trierweilerhttps://www.blogger.com/profile/15471029425678968443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-89996213168744315232014-09-04T14:09:47.909-03:002014-09-04T14:09:47.909-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Edgar Trierweilerhttps://www.blogger.com/profile/15471029425678968443noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4895690009615274505.post-39672889362274991052014-09-04T11:45:10.615-03:002014-09-04T11:45:10.615-03:00qual seria a diferença entre os sistema da SuperVi...qual seria a diferença entre os sistema da SuperVia e do Metrô? existe algo que viabilizaria a metrolização de ramais de trem urbano?Luanhttps://www.blogger.com/profile/07827113822809913340noreply@blogger.com