
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Projeto das Estações da Linha 3 do Metrô do Rio

quinta-feira, 23 de abril de 2009
Mapas da Linha 5 do Metrô do Rio

Traçado da Linha 5
A Linha 5 começa na Ilha do Governador, bairro que teria quatro estações: Estação Cocotá, Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional (com integração com a Linha 6) e Estação Cidade Universitária.

Existe a possibilidade de uma estação no Caju, mas o bairro seria integrado pela Linha 4, de acordo com as últimas especulações.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Obras da Estação General Osório
sábado, 18 de abril de 2009
Favela Ocupa Traçado da Linha 3 do Metrô

É sobre esta antiga linha férrea, desativada há um ano que o metrô passará. São 12 quilômetros de trajeto entre a Estação Praça Araribóia (no centro de Niterói) e a Estação Guaxindiba (no centro de São Gonçalo).
O governo do estado não tem outra alternativa que não retirar a favela, que terá suas moradias desapropriadas.
As obras da Linha 3 devem começar ainda no primeiro semestre de 2009.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Linha 1A Obtém Licença Ambiental
A Secretaria do Ambiente (SEA) liberou, nesta quarta-feira (18 de março de 2009), oito licenças ambientais concedidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Entre elas, está a licença para implantação da segunda etapa das obras da Linha 1A do Metrô. A obra, que ligará a Estação Pavuna à Estação Cantagalo, sem transferência, proporcionará maior conforto ao usuário, além de diminuir o fluxo de passageiros na Estação Estácio.
sábado, 4 de abril de 2009
O Primeiro Trem do Metrô do Rio
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Projetos da Linha 4 do Metrô

O Projeto Original da Linha 4
O projeto original da Linha 4 está em amarelo no mapa ao lado. O metrô sairia da Estação Carioca e iria até a futura Estação Alvorada passando por Estação Laranjeiras, Estação Humaitá, Estação Gávea, Estação São Conrado, Estação Jardim Oceânico, Estação Marapendi e Estação Nova Ipanema.
Mudança no Traçado da Linha 4
Na verdade, o projeto original mudou nos anos 2000, devido ao crescimento dos bairros. Da Estação Laranjeiras, o metrô pararia na Estação Botafogo e Estação Largo dos Leões antes de chegar à Estação Humaitá. Depois da Estação Humaitá, pararia algumas vezes até chegar a Gávea, bairro que teria duas estações: Estação Praça Santos Dumont e Estação PUC. Entre a Estação Praça Santos Dumont e Estação Humaitá teríamos Estação Maria Angélica, Estação Hospital da Lagoa e Estação Pacheco Leão.São Conrado também teria duas estações, Estação Fashion Mall e Estação Praia do Pepino. Entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação Alvorada teríamos cinco estações e não apenas duas, como o projeto original previa: Estação Condado de Cascais, Estação Downtown, Estação Ponte Lúcio Costa, Estação Parque das Rosas e Estação Barra Shopping seriam construídas.
Governo Só Quer Construir Parte da Linha 4
Em cinza, ao lado, vemos o trecho que o Governo do Estado do Rio de Janeiro quer construir até a Copa do Mundo de 2014. Teríamos apenas as Estações Jardim Oceânico, Estação São Conrado e Estação Gávea (PUC). O carioca perderia a Estação Praia do Pepino.quarta-feira, 1 de abril de 2009
Como Foi a Audiência de Segunda-Feira?

Mudanças no Traçado da Linha 4
De acordo com o secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, as mudanças que aconteceram no trajeto irão beneficiar um número maior de pessoas, farão com que o tempo de viagem seja menor e possibilitarão a cobrança de uma passagem mais barata. Para os deputados da Alerj, as novas informações ainda provocam muitas dúvidas. “Queremos o aprofundamento deste trabalho, pois, no papel, tudo é bonito. Penso que uma simulação computadorizada seria ideal para esclarecermos todas as nossas dúvidas e vermos se o projeto tem realmente condições de dar certo”, argumentou o presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PHS).
Membro suplente da comissão, o deputado Luiz Paulo (PSDB) concordou com a ideia da simulação e acrescentou que ela comprovaria ou não a segurança nos intervalos reduzidos entre os trens da Pavuna à Barra, por exemplo. “Ainda é preciso analisar os impactos que as novas estações vão provocar para estes bairros. Tivemos representantes de associações de moradores de vários locais nesta reunião e eles expuseram as contradições. A simulação tornaria o projeto mais inteligível à sociedade”, afirmou o tucano. A vereadora Aspásia Camargo (PV), que compareceu à reunião, também requisitou a projeção que, segundo ela, solucionaria a equação matemática dos impactos das obras na população. “Sou cautelosa no que diz respeito ao sucesso do projeto. Porém, como representante do PV, ficaria feliz com a possibilidade de reduzir o número de veículos circulando nas ruas”, afirmou.
O diretor de Engenharia do Metrô, Bento Lima, acatou a ideia dos parlamentares e acrescentou que a simulação computadorizada “é necessária” e que a “concessionária ajudará a Secretaria de Transportes no que for preciso para a elaboração e o fornecimento de dados de pesquisas e estudos para tal fim”. Ao responder a um questionamento do deputado Luiz Paulo sobre o alto custo das obras – cerca de R$ 2,8 bilhões –, Lima argumentou que o valor deve-se às dificuldades nas escavações e instalações e explicou que “nem sempre o lugar mais fácil de implantar o metrô é o de maior demanda de consumidores”. “A grande parte dos recursos será obtida através da venda de terrenos da empresa. Se a legislação municipal que proíbe a edificação nos terrenos do metrô for derrubada, o valor de venda aumentará”, acrescentou.
Membro suplente da comissão, o deputado Luiz Paulo (PSDB) concordou com a ideia da simulação e acrescentou que ela comprovaria ou não a segurança nos intervalos reduzidos entre os trens da Pavuna à Barra, por exemplo. “Ainda é preciso analisar os impactos que as novas estações vão provocar para estes bairros. Tivemos representantes de associações de moradores de vários locais nesta reunião e eles expuseram as contradições. A simulação tornaria o projeto mais inteligível à sociedade”, afirmou o tucano. A vereadora Aspásia Camargo (PV), que compareceu à reunião, também requisitou a projeção que, segundo ela, solucionaria a equação matemática dos impactos das obras na população. “Sou cautelosa no que diz respeito ao sucesso do projeto. Porém, como representante do PV, ficaria feliz com a possibilidade de reduzir o número de veículos circulando nas ruas”, afirmou.
O diretor de Engenharia do Metrô, Bento Lima, acatou a ideia dos parlamentares e acrescentou que a simulação computadorizada “é necessária” e que a “concessionária ajudará a Secretaria de Transportes no que for preciso para a elaboração e o fornecimento de dados de pesquisas e estudos para tal fim”. Ao responder a um questionamento do deputado Luiz Paulo sobre o alto custo das obras – cerca de R$ 2,8 bilhões –, Lima argumentou que o valor deve-se às dificuldades nas escavações e instalações e explicou que “nem sempre o lugar mais fácil de implantar o metrô é o de maior demanda de consumidores”. “A grande parte dos recursos será obtida através da venda de terrenos da empresa. Se a legislação municipal que proíbe a edificação nos terrenos do metrô for derrubada, o valor de venda aumentará”, acrescentou.
PAC Deverá Financiar a Linha 4
O secretário Julio Lopes revelou que, devido à confirmação do Rio de Janeiro como uma das sedes da Copa de 2014, o Governo federal também investirá recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas obras do metrô, não apenas na construção da Linha 4, mas também na extensão da Linha 1. “As obras vão melhorar a mobilidade da cidade durante o evento e ajudará, posteriormente, na candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016”, justificou. Ele informou ainda que o novo traçado da linha que levará o metrô à Barra terá 13,5 quilômetros, seis estações, beneficiará 240 mil passageiros ao dia e terá passagens ao custo de R$ 2,80 (o mesmo valor que as passagens das demais linhas passarão a ter a partir do próximo dia 2 de abril).Também participaram da audiência o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), o deputado Rodrigo Dantas (DEM), a vereadora Andréa Gouvêa Vieira (PSDB), o subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, e o doutor na área de Engenharia de Transportes Fernando MacDowell, além de representantes das associações de moradores da Zona Sul e da Barra da Tijuca.
Governo do Estado Recebeu 63 Milhões de Reais para Linha 3

Linha 3 Dividida em 3 Partes
O Governo Estadual dividira as obras da Linha 3 em três partes. A primeira foi orçada em 63 milhões de Reais e foi nessa que o Governo Federal resolveu investir. Ela ligará São Gonçalo (Estação Guaxindiba) a Niterói (Estação Praça Araribóia). A segunda parte é a tão sonhada ligação entre Niterói (Estação Praça Araribóia) e Rio de Janeiro (Estação Barcas). A última parte será a ligação entre São Gonçalo (Estação Guaxindiba) e Itaboraí (Estação Centro).
Início das Obras em 2009
Já que o Governo Estadual recebeu a verba para a construção da primeira parte da Linha 3, o início destas obras está previsto para 2009 ainda e sua conclusão em 2013. As estações serão: Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba.
terça-feira, 31 de março de 2009
A Linha 1A

Esta obra é custeada pela concessionária do metrô do Rio de Janeiro, que renovou seu contrato ano passado.
A Linha 1A ganhará a Estação Cidade Nova, que ligará Estação São Cristóvão à Estação Central.
O Governo do Estado inaugurou as obras em novembro de 2008 mas até hoje não vi fotos dela e não tenho obtido notícias sobre seu andamento.
O metrô não será subterrâneo e tampouco haverá baldeações na Estação São Cristóvão e na Estação Central.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Redes de Metrô pelo Mundo
domingo, 29 de março de 2009
O que Muda com a Estação Rua Uruguai?
sábado, 28 de março de 2009
O que Muda com a Estação General Osório?

General Osório Será Terminal Até 2014
Esta estação deverá permanecer como primeira estação (ou última) da Linha 1 pelo menos até 2014, quando as Estações Praça Nossa Senhora da Paz e Jardim de Alah deverão ser inauguradas.
Mudança no Metrô Sobre Rodas
Assim que a Estação General Osório estiver em funcionamento, o Metrô Sobre Rodas sairá da Praça General Osório em direção à Gávea e Barra da Tijuca, e não mais da Estação Siqueira Campos. Com isso, o ônibus não vai mais parar na rua Francisco Sá.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Audiência Pública para Discutir Linha 4

Propostas e Soluções Debatidas
Na ocasião, moradores da região por onde passará a Linha 4 poderão apresentar soluções e propostas.A audiência acontecerá no Auditório Senador Nelson Carneiro da Assembleia, na Rua Dom Manuel, na Praça XV.
Estado Falido
O Estado não tem dinheiro para fazer a Linha 4 inteira e quer fazer apenas parte dela: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado e Estação PUC. O projeto original, muito mais coerente, prevê as três estações acima, mas prevê também uma segunda estação em São Conrado: Estação Praia do Pepino. Outra coisa: a Estação PUC deve ser uma estação com duas plataformas, uma para o metrô da Linha 4 e outro para o metrô da Linha 1.O Estado pretende ampliar a Linha 1 até a 2014 também. Está no projeto a construção das Estações Praça Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Bartolomeu Mitre. Outra mudança em relação ao projeto original ocorre aí, já que a estação prevista para o Leblon é a Estação Praça Antero de Quental, onde há um fluxo muito maior de pessoas, residências e comércio.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Mapa Mostra Linhas 1 e 4 do Rio

O projeto dos anos 1990 incluía um túnel por baixo do maciço da Tijuca da Estação Uruguai até a Estação PUC. No mapa ao lado, após a Estação Uruguai, ainda haveria a Estação Muda e de lá o túnel seria construído até a Estação Praça Santos Dumont. Em relação a hoje, também faltam construir as Estações PUC, Antero de Quental, Jardim de Alah, Praça Nossa Senhora da Paz e Praça General Osório.
Já a Linha 4 tem seu trajeto original: Estação Central à Estação Alvorada.
Estação Cantagalo foi a Última Estação Inaugurada (2009)

A Estação Cantagalo fica 1.200 metros após a Estação Siqueira Campos.
A Estação Cantagalo foi construída sob a Praça Eugênio Jardim, em Copacabana. Ela tem dois acessos: um pela Rua Miguel Lemos e outro pela Rua Xavier da Silveira.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Futuro Próximo do Metrô do Rio (em 2009)

Sobre a Linha 3, o governo federal já repassou ao governo estadual 63 milhões de Reais para a obra do trecho descrito abaixo. As obras têm previsão de conclusão em 2013 mas ainda não começaram.
A concessionária do metrô tem a obrigação de transformar o atual estacionamento do chamado "rabixo do metrô", na Rua Uruguai na nova estação tijucana até 2014.
A imagem é de como vai ficar a Praça General Osório, após a inauguração da Estação no fim do ano.
Futuro Próximo do Metrô do Rio
- 2009 - Previsão de Inauguração da Estação General Osório (Linha 1), Estação Cidade Nova (Linha 1A) e conclusão da Linha 1A (São Cristóvão - Cidade Nova - Carioca).
- 2013 - Previsão de Inauguração de 14 Estações da Linha 3: Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba).
- 2014 - Previsão de Inauguração da Estação Uruguai (Linha 1).
domingo, 22 de março de 2009
História do Metrô do Rio

1913 - Inauguração do Metrô de Buenos Aires.
Anos 40:
1947 - Primeiro Estudo sobre o Metrô do Rio.
Anos 60:
1966 – Criado Grupo de Trabalho para construção do sistema Metroviário.
1968 - Fundada a Companhia Metropolitana do Rio de Janeiro (Metrô Rio).
Anos 70:
1970 - Começam as obras.
1971 - Paralisação das obras por falta de verba.
1975 - Retomada das obras.
1979 - Inauguração da Linha 1 (Praça Onze, Presidente Vargas, Cinelândia e Glória). Era gratuito, funcionava de 09:00 às 15:00 e tinha 4 carros. Até o final do ano, o metrô passou a ser cobrado e a funcionar até às 23:00.
Anos 80:
1980 - Inaugurações das Estações Uruguaiana (Linha 1) e Estácio (Linha 1).
1981 - Inaugurações das Estações Carioca, Catete, Morro Azul, Botafogo e Largo do Machado. Posteriormente a Estação Morro Azul mudou de nome para Flamengo. As 3 primeiras estações da Linha 2 foram inauguradas: Estácio, São Cristóvão e Maracanã.
1982 - Inauguração das Estações Afonso Pena (Linha 1), São Francisco Xavier (Linha 1) e Saes Peña (Linha 1).
1983 - O Pré-Metrô foi inaugurado na Linha 2 nas Estações Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá. Havia Baldeação em Maria da Graça.
1987 - Estação Irajá foi fechada por falta de verbas. Obras de expansão foram paralisadas pelo mesmo motivo.
1988 - Inauguração da Estação Triagem (Linha 2).
Anos 90:
1991 - Inauguração da Estação Engenho da Rainha (Linha 2).
1994 - Nova paralisação de obras da Linha 2.
1996 - Inaugurações das Estações Tomás Coelho (Linha 2) e Vicente de Carvalho (Linha 2).
1997 - Privatização do Serviço do Metrô.
1998 - Inauguração da Estação Cardeal Arco Verde (Linha 1), Pavuna (Linha 2), Acari-Fazenda Botafogo (Linha 2), Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2), Coelho Neto (Linha 2), Colégio (Linha 2) e reinauguração da Estação Irajá (Linha 2).
Anos 2000:
2003 - Inauguração da Estação Siqueira Campos (Linha 1).
2007 - Inauguração da Estação Cantagalo (Linha 1).
2009 - Previsão de Inauguração da Estação General Osório (Linha 1), Estação Cidade Nova (Linha 1A) e conclusão da Linha 1A (São Cristóvão - Cidade Nova - Carioca).
sábado, 14 de junho de 2008
Iniciada a Construção de Atalho no Metrô
Em 14 de janeiro de 2008, o Globo anunciava o início da construção da Linha 1A, que passaria a colocar os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1 entre a Estação Central e a Estação Botafogo.
Grave Erro do Governo Estadual
O projeto da Linha 1A foi um grave erro do Governo Estadual. Ele visava substituir o fim da construção da Linha 2, que teria a Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. Com a Linha 1A, foi construída a Estação Cidade Nova. Hoje, os trens páram toda hora nos túneis "devido ao tráfego à frente".A conclusão da Linha 2 tinha sido uma promessa do então candidato Sérgio Cabral Filho ao Governo do Estado. Quem economizou com a obra da Linha 1A, muito mais barata do que concluir a Linha 2, foi a concessionária Metrô Rio. Uma desculpa esfarrapada que freqüentemente foi usada para a construção deste atalho foi o fim da baldeação na Estação Estácio.
sábado, 30 de junho de 2007
Plataforma da Linha 2 na Estação Carioca
segunda-feira, 18 de dezembro de 2006
Inaugurações de 2006 do Metrô Rio

A Estação Cantagalo começou a ser construída nos anos 1980 e foi entregue com cerca de 30 anos de atraso, já que sua inauguração estava prevista para 1979, junto com o restante da Linha 1.
Trata-se da terceira estação de metrô em Copacabana. Moradores da área queriam que o nome da estação fosse mudado para Estação Praça Eugênio Jardim, mas o governo estadual não aceitou.
A cerimônia de inauguração aconteceu em 18 de dezembro de 2006.
Inauguração de 2006
- Estação Cantagalo
sexta-feira, 30 de junho de 2006
Expansão do Metrô: Assim Noticiou O Globo em 2006

- 1º Expansão da Linha 2 em direção ao Subúrbio: Estações Vila Rosali, Agostinho Porto, Coelho da Rocha e Belford Roxo.
- 2º Expansão da Linha 2 em direção ao Centro: Estações Cruz Vermelha, Carioca e Barcas.
- 3º Criação da Linha 2A: Trevo das Margaridas, Avenida Brasil e Colégio.
- 4º Criação da Linha 1B: Estações Praça Sachet, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier.
- 5º Estação Rio Sul: Originalmente prevista na Linha 1, como o mapa abaixo mostra, ela seria parte da Linha 4A (Urca – Rio Sul – Botafogo).




quinta-feira, 30 de junho de 2005
Os Planos da Concessionária em 2005
Em 2005, a concessionária Metrô Rio publicou em seu site os seus planos de expansão para tornar as Linhas 1 e 2 as mais rentáveis possíveis.
Linha 1 Mais Rentável na Zona Norte
Neste projeto, a Linha 1 ganharia a Estação Morro de São João, a Estação General Osório, a Estação Uruguai, a Estação Praça Sachet, a Estação Grajaú, a Estação Barão do Bom Retiro e a Estação Méier. Destas, até o momento, apenas a Estação General Osório e a Estação Uruguai foram construídas.Linha 1A Desejada
A Linha 1A já fazia planos da concessionária, colocando os trens da Linha 2 na Linha 1. Isso foi feito e também construíram a Estação Cidade Nova, como previsto no mapa em anexo.Grande Expansão para Lucrar com a Linha 2
No projeto de 2005, apesar da Linha 1A, a concessionária também pretendia levar a Linha 2 até as barcas. Seriam construídas a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV. Nada disso foi feito. Na outra ponta, ela desejava construir a Estação Vila Rosali, a Estação Agostinho Porto, a Estação Coelho da Rocha e a Estação Belford Roxo. Nada foi feito.Linha 2A Seria Complementar
A concessionária também pretendia construir a Linha 2A. A Estação Colégio seria ampliada para receber outra plataforma. Também seriam construídas a Estação Avenida Brasil e a Estação Trevo das Margaridas. Nada disso foi feito.domingo, 13 de março de 2005
Expansão Deixa Metrô a 750 Metros de Ipanema
Em 13 de março de 2005, o Globo anunciava que faltava um ano para a inauguração da Estação Cantagalo da Linha 1. O metrô ficaria assim a apenas 750 metros do bairro de Ipanema.
Linha Prioritária Ainda Incompleta
Aproveito para lembrar que a Linha Prioritária, prevista para ser inaugurada em 1979, era composta do trecho Estação Saens Peña - Estação General Osório, mas a Linha 1 deveria ser Estação Uruguai - Estação Nossa Senhora da Paz.Somente em 2014, após a inauguração da Estação Uruguai, que a linha prioritária foi concluída mas mesmo assim Copacabana tem apenas três estações (contra cinco do projeto original) e Botafogo uma (contra duas do projeto original).
segunda-feira, 30 de junho de 2003
Site do Metrô Rio em 2003

O Metrô Rio gostaria de terminar a Estação Cantagalo e a Estação Morro de São João da Linha 1.
Na Linha 2, o sonho de sempre: concluir o trecho Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. Desta vez a Estação Catumbi ficaria de fora do projeto.
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