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terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cadê os R$ 63 Milhões da Linha 3?

Você leu neste blog e em todos os grandes jornais que no início de 2009 o Governo Federal repassou ao Governo Estadual R$ 62,5 milhões de Reais, certo? Onde foi parar este dinheiro? Pergunto isso porque a Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, informou no último dia 03 de Dezembro de 2009 que a o Governo Estadual ainda busca formas de financiamento para o projeto. Ora, quem financiou não foi o Governo Federal? Teoricamente o Governo Estadual recebeu o dinheiro e só estava aguardando a burocracia ser resolvida para que as obras começassem.

É bom saber que teremos eleições em 2010. Reproduzo abaixo a matéria na íntegra do site da SECTRANS RJ.


Secretaria de Transportes estuda novos modelos de financiamento para linha 3 do metrô

03/12/2009 - 17h14

Nesta quinta-feira (03/12), o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, recebeu empresários do grupo EBP, Estruturadora Brasileira de Projetos, para estudar novos modelos de financiamento para a linha 3 do metrô. Helcio Tokechi, representante da empresa especializada em realizar estudos para projetos de infraestrutura se mostrou interessado em viabilizar um modelo de negócio ideal para a execução deste que é um dos empreendimentos mais importantes da Secretaria.

O EBP desenvolve projetos de infraestrutura tradicional (rodovias, aeroportos, transportes urbanos etc), ou social (hospitais, escolas, entre outr3os. A empresa tem como parceiros os principais bancos que operam no país, como Itaú, Bradesco, Santander, além dos federais Banco do Brasil e BNDES. O secretário Julio Lopes disse que um empreendimento dessa envergadura precisa de um projeto financeiro inteligente, inovador e que não onere demais o estado.

- Precisamos encontrar modelos alternativos de financiamento do empreendimento linha 3 do metrô. Assim que as questões burocráticas forem sanadas junto ao TCU, devemos continuar a tocar esse projeto. Por isso, é fundamental que tenhamos um modelo de negócio criativo, simples e que garanta a conclusão da obra – completa o secretário.

A EBP vai estudar junto ao BNDES, parceiro na concessão dos financiamentos, o modelo mais adequado às necessidades do projeto da linha 3. O secretário Julio Lopes se colocou inteiramente à disposição para colocar a empresa em contato com as interfaces do empreendimento: prefeituras de Niterói e São Gonçalo, empreiteiras, concessionária e secretarias estaduais envolvidas.

4 comentários:

  1. Já embolsaram tudo.
    PAC: Plano de Aumento da Corrupção

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  2. Muito boa, Carlos!!! Eles acham que o povo esquece. Todo mundo leu que o Governo Federal deu essa verba para o nosso Estado.

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  3. O povo de Niterói e São Gonçalo está cansado de ser tratado como cidadão de 2ª categoria. Vemos uma "enxurrada" de dinheiro para o Rio, tudo visando aos eventos que serão realizados lá, mas devemos lembrar que não só os cariocas são merecedores do nome de moradores do estado do RIO DE JANEIRO.

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  4. Concordo plenamente, Carlos. A Ponte Rio-Niterói está saturada.

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