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sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Desapropriações ao invés de Metrô no Rio de Janeiro

T5 via expressa ônibusO presente de Natal que o Prefeito Eduardo Paes e o Governador Sérgio Cabral trouxe para alguns cariocas foi sensacional. Cerca de 4 mil imóveis serão desapropriados para a construção de uma via expressa de ônibus, chamada de corredor T5.


Ônibus Substituem a Linha 6 do Metrô do Rio de Janeiro

O T5 substituirá a Linha 6 de Metrô. No ano em que se discute o aquecimento global, a solução da prefeitura foi poluir ainda mais, com ônibus, em vez de utilizar a energia elétrica do metrô.

Sabemos que a prefeitura não consegue manter as ruas atuais com asfalto decente. Quanto mais ruas ou avenidas ela cria, menor será sua capacidade de manter os pavimentos sem buracos.

Finalmente, os ônibus têm roubado as manchetes de todos os jornais recentemente devido aos seus acidentes, que ocorrem numa regularidade absurda. São vários mortos e feridos e a imprudência segue.

Os legados que o Rio ganhará com os Jogos Olímpicos serão: barulho, poluição, trânsito e ônibus.

12 comentários:

  1. Sou leitor assíduo do blog, o qual gosto mto, entusiasta de metrôs e de qualquer avanço pelo qual o Rio passa nesse sentido, mas temos que parar com a utopia de linhas 6, 9, 18...e começar a enxergar a realidade. Parece bastante claro pra mim que essa linha 6 nem tão cedo sairia do papel, assim como esse trcho que passa pela Praça da Cruz Vermelha....

    Acreditando nos projetos realistas e plausíveis, apoio sim o T5 e incentivo para q ele saia do papel...e em termos de poluição, quando se fala do metrô, q seria totalmente limpo, como será que a energia elétrica que move o metrô é gerada?? Não necessariamente de um fonte limpa...

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  2. Oi Pec, realmente é utópico. Não sei porque o Rio é a única (ou uma das) a não ter um grande sistema de metrô. Por isso é utópico. Qualquer grande capital tem seis linhas de metrô.

    O corredor T5 é uma boa solução temporária. Mas já deveriam pensar em como subsituí-lo com o metrô.

    Não aguento mais andar de ônibus nesta cidade, seja ele de linha regular, frescão, metrô sobre rodas ou T5.

    Pior é ver que esta solução ultrapassada, pode vir a ser definitiva, porque a Linha 6 só existe na internet ou nos projetos, mas não na prática.

    Fico preocupado com as desapropriações. É injusto com quem tem imóvel no caminho do T5.

    No momento talvez seja bom o T5, se não desapropriassem, mas que o metrô substitua o T5 com o passar dos anos.

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  3. A única coisa que interessa ao Governo é a economia porca de seus cofres, mesmo que isso signifique sacrificar o povo. Infelizmente, o povo merece o que tem. Votam em troca de palavras bonitas e caras bem apessoadas. Os poucos que possuem boas intenções não são ouvidos, suas idéias são ridicularizadas. Enfim, não escrevo aqui para fazer campanha para ninguém, mas é mais um desabafo que faço pelos erros constantes da população em votar errado. Sou contra voto nulo, mas à favor de que se vote correto e consciente, para que se evite erros como o que acontecem agora! Vide o Governo estadual, municipal e o Metrô Rio! TEnho certeza que todos brindam no Natal com risadas, às custas da população, que deve ter voltado para suas casas após um dia pesado de trabalho, enlatada num vagão desconfortável com operação vagabunda!

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  4. Em tempo: sobre os comentários acima, será que o governo e o Metrô Rio teriam algo a mais para justificar? Qual seria a próxima desculpa esfarrapada? Vamos esperar os próximos capítulos!

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  5. O Metrô Rio administra o que o Estado lhe dá. Não há nenhuma obra atualmente em andamento por parte do Estado, já que a Estação Cidade Nova é de responsabilidade da concessionária.

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  6. Já falei várias vezes que o trecho Penha - Madureira deveria ser ferroviário. Dependeria do trecho Estácio - Carioca para dar vazão, mas isto é algo que o próprio dispositivo de renovação do metrô teria permitido fazer com investimento semelhante ao dessa linha 1A se bem planejado. Além disso, o trecho Penha - Madureira não teria sido tão oneroso ao sistema. E o trecho Madureira - Barra poderia ser substituído paulatinamente por metrô. Lembrando que construção de vias que é o mais complicado o T5 já tem custo semelhante.

    Mas nem conversa eles querem. Não usarão biarticulados, não usarão ônibus elétricos... O problema é se licitarem por prazo longo, como vinte anos. Além disso, é desperdício PAC para um corredor obsoleto.

    Mesmo assim, é de fato utópico que se faça tanto metrô de uma vez... O projeto prevêe sim sua adaptação para metrô, mas vale verificar justamente a licitação, o prazo... Pela forma que agem, não parece haver intenção de transformar em metrô o mais rápido possível. E o medo é que as empresas de ônibus consigam dificultar a conversão em metrô do trecho. por isso acho que ônibus é bom nem deixar nascer... Tinha que ser metrô Penha - Madureira e pré-metrô sobre rodas operado pela mesma concessionária do trecho ferroviário.

    Quem sabe o consórcio do metrô não ganhe a licitação? Mas algo me diz que o grupo Guanabara deve levar essa... Da mesma forma que eu acredito que o sistema de ônibus elétrico tenha sido descartado tendo alguma relação com isso...

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  7. Concordo, Gabriel. Sou a favor da substituição gradual das paradas de ônibus por estações de metrô.

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  8. O primeiro trecho será o Madureira - Alvorada. O segundo, a ser atacado em 2013 será o Penha - Madureira. Quem sabe em 2201 já tenhamos um governador que se interesse por metro nesse trecho? Antes de se fazer o T5 já teríamos projeto e execução de um trecho importante da linha 6.

    Curioso é que o prefeito anuncia a extensão para o aeroporto internacional, mas o trecho próximo sequer está previsto para ser feito no mandato atual.

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  9. Sinceramente, as obras no metrô da Barra deveriam começar por uma grande Estação Alvorada, que já teria a plataforma da Linha 4, em direção à Zona Sul e outra para a Linha 6, em direção ao Aeroporto Internacional. Cada governo que chegasse iria construir uma ou outra estação até as linhas chegarem no Aeroporto e na Gávea.

    As obras na Zona Sul e Centro ainda não acabaram. Fazer o metrô para a Barra agora é colocar mais 100 mil pessoas na Linha 1! Loucura total!!!

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  10. Na verdade, o problema maior de se colocar trens em uma linha é o reflexo na outra linha. Afinal, um alongamento de linha pode ser compensado pela aquisição de novos comboios, mas os passageiros que passam a ocupar outra linha em função do alongamento de uma... E com essa gambiarra 1A, ocorre um limite de expansão para a própria linha 1. Principalmente na linha 1. Deveria ter a 4 e a 6 para escoar e dividir.

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  11. Isso mesmo, Gabriel. Por isso, torço, apesar de saber que Não vão fazer, que façam a Linha 2 antes de levarem o metrô para a Barra.

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