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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Estado Quer Obras da Linha 4 Começando ainda em 2009

julio lopesSegundo o Governador Sérgio Cabral e o Secretário de Transportes Júlio Lopes, o Estado tem o interesse que as obras da Linha 4 comecem ainda em 2009.


Licença Ambiental Perto de Sair

Ainda segundo ambos e a Secretária de Meio-Ambiente Marilene Ramos, o trecho entre Barra da Tijuca e Gávea deverá obter licença ambiental muito em breve, diferente das outras futuras estações planejadas. Isso porque o projeto Barra-Gávea já tinha sido estudado e documentado nos anos 1990, diferente da expansão da Linha 1 entre Ipanema e Gávea, cujo projeto é novo e a licença ambiental deve sair em seis meses após o pedido registrado.

Segundo Júlio Lopes (foto), os canteiros de obras da Estação Jardim Oceânico e da Estação São Conrado devem ser montado ainda em dezembro.

2 comentários:

  1. Mas e o mega tatuzão estilo Eurotúnel? Já veio, já está montado? Já está encomendado? Ou é só para não termos a situação inédita desde os anos 90 de não ter nenhuma obra em andamento?

    Aquelas placas com o logo do governo, indicativo de milhões de beneficiados e milhares de empregos gerados já contam para determinar o canteiro?

    N verdade, isso é para a casa civil federal liberar recursos. A contrapartida é que o governo do estado banque boa parte da obra. Mas... a licitação já não havia decidido a participação do governo federal? Então não entendi a pressa nesse sentido. A prioridade deveria ser a extensão da linha 1, mas esqueceram de estabelecer a tempo o método de escavação e construção e requisitar a licença ambiental, coisa que já deveria ter sido feita há seis meses. Afinal, não é necessário que uma obra de trecho acabe para obter a licença ambiental do trecho seguinte. E nem é tão caro quanto construir de fato o metrô.

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  2. Oi Gabriel, pelo que sei as licenças que o governo obteve são para toda a Linha 4 (Alvorada até a Carioca, via Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras). Por isso, acho que vão começar pelo trecho Jardim Oceânico - São Conrado, que já tinha este documento. Enfim, concordo, já deveriam ter pedido a licença ambiental do restante da Linha 1 há anos!!!

    Quanto ao tatuzão, não faço idéia se será o mesmo que trabalhou na Estação General Osório ou se terão que providenciar outro.

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