Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Últimas Notícias do Metrô

As últimas notícias do metrô em 28 de janeiro de 2010.

Linha 1

Segundo matéria do O Globo de 20 de janeiro de 2010, as obras de expansão da Linha 1 devem começar em 2012. As estações a serem construídas são: Estação Praça Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Bartolomeu Mitre e Estação PUC. A Estação PUC é a novidade e substitui a prevista Estação Praça Santos Dumont. O mais importante é que a Estação PUC seja construída para receber trens de duas linhas: 1 e 4.


Linha 1 II

Quando a Estação General Osório e a Linha 1A foram inauguradas, o metrô trocou seus mapas e nele incluia a Estação Uruguai 2014. Esta semana, a Estação Uruguai foi retirada de todos os mapas. Será que isso indica novo adiamento?


Linha 1 III

Tentamos entrar em contato com a assessoria de imprensa do Rio Sul sobre a Estação Morro de São João e não houve resposta.


Linha 1A

As obras da Estação Cidade Nova prosseguem. Sua inauguração está prevista para 22 de março.


Linha 4

Segundo o Governador Sérgio Cabral, em matéria no O Globo de 20 de janeiro de 2010, as obras da Linha 4 começarão até maio. Era 2009, passou para março de 2010 e agora é maio de 2010. Estão previstas a Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado e Estação PUC.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ação Popular Pode Acabar com Contrato de Concessão

alessandro molonO Deputado Estadual Alessandro Molon (PT) disse que entrará com uma ação popular pedindo a anulação da prorrogação do contrato de concessão da concessionária Metrô Rio feita pelo Governo do Estadual em 2007, em troca de melhorias no sistema. Tal ação será feita esta semana e será embasada pela piora no sistema metroviário.


Contrato Renovado em 2007

A renovação foi feita no final de 2007. Em troca, a concessionária ficou de concluir a Estação General Osório, terminar a Estação Uruguai, construir a Linha 1A e a Estação Cidade Nova. Destas obrigações, apenas a Estação General Osório foi feita (apesar de um dos acessos ainda não ter sido concluído). A Linha 1A tem apenas um dos trilhos em funcionamento mas suas obras continuam, assim como as da Estação Cidade Nova. As obras da Estação Uruguai não começaram.


Conclusão da Linha 2 na Pauta

A Ação Popular deseja que o projeto original do metrô seja retomado e a conclusão da Linha 2 seja feita. Esta expansão teria no mínimo duas estações (Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca) e um máximo de quatro (somando Estação Frei Caneca e Estação Praça XV).

O Deputado Estadual está colhendo assinaturas eletrônicas para cancelar a renovação do contrato da concessionária Metrô Rio e para que o Estado retome as obras de conclusão da Linha 2. Para participar, cliquem no link abaixo: http://www.molon.com.br/website/default.asp

sábado, 2 de janeiro de 2010

O Pior Metrô do Mundo

caos metrô rioO Metrô do Rio de Janeiro é muito pequeno para o tamanho da metrópole em que o Rio de Janeiro se transformou. A Linha 1 (circular) e a Linha 2 nunca foram concluídas e as demais linhas nunca saíram do papel. Ele não atinge aeroportos, rodoviárias, nem praças de esportes (com exceção do Maracanã), locais de grande fluxo de pessoas.


Futuro Pessimista do Metrô do Rio

E o futuro também é pessimista. Atualmente, apenas a Estação Cidade Nova (na gambiarra Linha 1A) está em construção. Há 40 anos se espera pela Estação Uruguai, Estação Morro de São João, Estação Catumbi, Estação Praça Cruz Vermelha e Estação Praça XV.

Diversos engenheiros de transportes, como Fernando Mac Dowell, condenam a Linha 1A. O correto teria sido terminar a Linha 2, escoando o público para o Centro, através das estações não concluídas.

Com trens antigos, desconforto, superlotação, rede pequena e ar-condicionado precário, o Metrô do Rio de Janeiro merece o título de Pior Metrô do Mundo!

A foto (fonte O Globo) mostra o Secretário de Transportes do atual Governo, Júlio Lopes, sendo vaiado pela população no dia das inaugurações da Linha 1A e Estação General Osório.