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quinta-feira, 4 de março de 2010

Obras da Linha 4 Podem Começar dia 20

mapa da Linha 4 metrô rioSegundo Sérgio Cabral, as obras da Estação Jardim Oceânico começariam em maio. Esta semana porém, o colunista Ancelmo Gois escreveu que no dia   n, a Associação de Amigos da Barra da Tijua promoverá uma festa para marcar o início das obras na Barra da Tijuca. Será?


Sete Anos Para os Jogos Olímpicos

Ainda faltam sete anos para a realização dos Jogos Olímpicos. Se tudo der certo, será usada no novo traçado uma tecnologia semelhante à empregada na construção do túnel sob o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. Uma perfuradora gigante, conhecida como Tunnel Boring Machine, escava a terra e, ao mesmo tempo, reveste o túnel com anéis de concreto. Depois que a obra é iniciada, a máquina simplesmente não consegue dar marcha a ré. Ela precisa sair em algum lugar. Toda a cidade espera que esse ponto seja a Barra da Tijuca. "Nosso papel é incentivar um acordo", afirma Regis Fichtner. "Só posso dizer que as conversas estão avançadas." O Rio torce.

Em outra matéria publicada no O Globo, em 01 de Março de 2010, a concessionária Metrô Rio prevê que a inauguração da Estação Cidade Nova, prevista para este mês, só acontecerá em Junho.

14 comentários:

  1. Infelizmente, da maneira com que estão tratando este projeto, será o fim do Metrô do Rio. Isso não é projeto da linha 4, é expansão da linha 1 em direção a Barra, e se expandirem a linha 1 em direção a Barra vão matar de vez o metrô. Como imaginar que uma linha possa comportar os trens da própria linha 1, mais os da linha 2 que circulam entre Central e Botafogo e ainda atender a Barra? Isso é loucura! Não cabe este projeto se não por interesses meramente e$cu$o$...
    Ricardo Lafayette.

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  2. Com certeza, as linhas tem que ser transversais. Até hoje não me convence aquele papo de que não haveria demanda com o projeto inicial partindo de Botafogo.
    Só perto da Estação São João temos a Torre do Rio Sul e o shopping, com o trânsito de milhares de pessoas diariamente, a UFRJ, a BAND e outras centenas em Botafogo...adiciona mais uma estação, na Urca, e você tem uma demanda turística fantástica...

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  3. Vai ter festa de inicio das obras na Barra?

    Ainda acho que irão ligar a estação Uruguai com a da Barra fechando o circulo, quem viver verá.

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  4. Lamento Daniel, mas o que a Metrô Rio está planejando é justamente o contrário. Vão construir a estação Uruguai projetando a boca das duas vias, após as plataformas, em direção ao Méier, e não em direçãoa Gávea, como manda o projeto original de uma linha 1 circular. Na extremidade sul, estão projetando a fusão da linha 1 (trecho General Osório-Gávea) com a linha 4 (trecho Gávea-Barra). Dessa forma, eliminam a estação Gávea em dois níveis (tal qual Estácio, mas com o nível superior atendendo a linha 1 e o inferior a linha 4) e a remanejam para a PUC, direcionando as vias do metrô para São Conrado-Barra.
    Infelizmente, o metrô carioca está sendo projetado única e exclusivamente sob o viés financeiro, ao contrário dos anos 70, 80 e 90, quando o viés técnico-operacional prevalescia no desenho de traçados e estações.

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  5. Pelo Amor de deus. Se fizerem isso o Metro nunca mais vai funcionar direito. Nao adianta ter uma linha de metro enorme dando voltas e voltas pela cidade.

    A linha 1 deveria se circular, ligando Gavea a Uruguai. E a linha 4 deveria ir pelo JB ate Botafogo.

    Fazer uma linha gigante nao ajuda nada, pois vai se ficar horas no metro por ter que "passear" pela cidade inteira ate chegar onde se quer.

    www.caoscarioca.com.br

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  6. Miguel, minha cncepcao doque deveria ser o sistema metroferroviario carioca. (alem de VLTs nos bairros)

    Link: http://bit.ly/9GZfvB

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  7. Ricardo, concordo plenamente. Mas eu imagino, e torço por isso, que o projeto prevê duas plataformas na Estação PUC. E que no futuro a Linha 4 seja expandida em direção à Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, etc.

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  8. PEC, com certeza. Até porque a Linha 4 deveria ir até a Carioca, via Laranjeiras, depois da Estação Botafogo.

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  9. Daniel, acho mais fácil no futuro ligarem a Estação Uruguai à Estação PUC.

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  10. Pois eh, Ricardo, o projeto do Metrô para o Méier ganha cada dia mais força. Mas o Méier deveria ser a Linha 1B.

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  11. Jan, concordo. Sobre o comentário do PEC, os ônibus do metrô de Botafogo para a Gávea estão constantemente lotados, até no final de semana. É mais um sinal que a linha seria viável econômicamente.

    Agora, a Estação Morro de São João era projeto da Linha 1 original e não da Linha 4, que deveria ser na Estação Botafogo (uma 2a plataforma).

    A Estação Urca, deveria ser projeto da Linha 4A, assim como a Estação Rio Sul.

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  12. Jan, seu projeto é maneiro! Mas eu acho que até eu morrer, verei apenas algumas linhas destas concluídas.

    Acho que o grande problema do metrô do Rio é que aeroportos (temos 3), heliportos, estações de trem (com exceção da Central), rodoviárias e estações de barcas não estão ligadas ao sistema!

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  13. MAIS EU ACHO QUE TA MAIS QUE NA HORA DE TER UMA LINHA DO METRÔ NO MEIER,ALI NO JARDIM DO MEIER,TEM UM ENORME ESPAÇO PRA FAZER UMA SAÍDA,NA PRAÇA DO MEIER TAMBEM,O METRÔ AQUI NO MEIER E NO LINS TAMBEM,FAZ MUITA FALTA AQUI PARA POPULAÇÃO DOS BAIRROS,PRINCIPALMENTE PARA QUEM VAI PARA SONA SUL E OESTE.

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  14. Concordo plenamente, Leonardo. O Méier tem este projeto e este sonho, que seria a Linha 1C, que desembocaria na futura Estação Uruguai.

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