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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Carta da Ouvidoria da Barra ao Governo do Estado

Reproduzo abaixo na íntegra carta enviada no último dia 24 de Junho pela Ouvidoria da Barra ao Governo do Estado sobre a construção da Linha 4. A carta foi redigida e enviada após o debate entre Metrô Rio, Rio Trilhos, Governo de Estado e diversas associações de moradores. É consenso geral que a Linha 4 seja construída por Centro, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Barra da Tijuca, como é o projeto original.

Senhor Governador SÉRGIO CABRAL FILHO,
Membros, Assinantes, Visitantes da
Ouvidoria da Barra e Moradores em geral,

Inicialmente queremos agradecer seu empenho pelo início das obras da tão sonhada LINHA 4 do METRÔ. Agradecemos também o cumprimento da promessa que nos foi efetuada com relação ao início das obras pela Barra da Tijuca.

A promessa de serem ouvidas as comunidades dos bairros envolvidos muito nos agradou da mesma forma que desejamos lhe transmitir nossa posição com relação ao traçado proposto pela Secretaria de Estado de Transportes, para seu total e pleno conhecimento:

Dia 22 estivemos reunidos com as associações de moradores da Gávea, Ipanema, Leblon e também Copacabana para ouvirmos esclarecimentos do Governo do Estado sobre o METRÔ LINHA 4.

VAMOS AOS FATOS REAIS COM NOSSAS S.M.J. PLAUSÍVEIS COLOCAÇÕES:
• A linha 4 do metrô foi licitada em 1998 e previa a ligação do Jardim Oceânico com o Morro de São João (junto ao Shopping RIO SUL - Botafogo).
• O custo desse trajeto seria, em valores atualizados, de aproximadamente R$ 2.8 BILHÕES que seriam assumidos pelo consórcio vencedor, respectivamente, 55% e 45% pelo Governo do Estado que representam em números atuais, aproximadamente R$ 1,5 BILHÕES para a Consórcio e R$ 1,3 BILHÕES para o Governo do Estado.
• Observa-se que o custo, incluindo-se todas as obras, trilhos, estações e equipamentos de sinalização e vagões, pelo projeto original, representaria o custo aproximado de R$ 175 MILHÕES POR QUILÔMETRO ! ! !
• Hoje, com a intenção de modificar o traçado da Gávea para a Zona Sul, obrigará aos usuários da Barra a percorrer 15 estações para chegar à Estação Carioca.
• Essa alteração de traçado (por sinal ainda não totalmente definido) atingirá o montante de R$ 5 BILHÕES DE REAIS, conforme afirmado na reunião pelo representante do Governo, isso sem contatar prováveis problemas com as estruturas de sustentação dos prédios existentes no traçado da Gávea para a Zona Sul em função das perfurações ocorrem em terreno totalmente arenoso que é muito mais dispendioso.
• Particularmente, duvido que não ultrapasse os R$ 6 BILHÕES ! ! ! Esse trajeto proposto pela Secretaria de Estado de Transportes representará um custo por QUILOMETRO, de aproximadamente R$ 400 MILHÕES !!!
• Acontece que o traçado da Gávea para Zona Sul não atenderá às necessidades dos moradores da Barra, Recreio, Jacarepaguá e adjacências que como já afirmei, percorrerão 15 estações para chegar ao centro do Rio (Estação Carioca) além da necessária BALDEAÇÂO na Gávea pois as bitolas das LINHAS 1 e 2 são diferenciadas.
• Ratificando nossa colocação, o representante do Governo do Estado confirmou que 85% dos moradores oriundos da Barra e Recreio se destinam ao centro da cidade. Alegou ainda, erroneamente, que a demanda de passageiros da Barra era de 100 mil passageiros quando só os condomínios da Barra e Recreio, que possuem transporte comunitário, têm juntos, mais de 100 mil usuários e com o crescimento de inúmeras unidades residenciais, tanto na área da Barra como Recreio e Jacarepaguá suplantará em muito a demanda altamente crescente nos próximos 4 anos .
• Outro agravante que vai tornar ainda mais caótico a saída e entrada da Barra é a intenção de construírem um TERMINAL RODOVIÁRIO no Jardim Oceânico no antigo MOTEL MAXIM que representaria uma despesa adicional de desapropriação acima de R$ 20 MILHÕES DE REAIS.
O que queremos, que representa um custo menor e atende satisfatoriamente as necessidades dos moradores de nossa região e dos bairros envolvidos é o seguinte traçado:







• O Terminal Alvorada comportaria, os ônibus de integração oriundos de Jacarepaguá, Recreio e Baixada, além da futura LINHA 6 que prevê a ligação da Barra com o Aeroporto TOM JOBIM, passando por Jacarepaguá, Madureira e Penha e que sequer foi elaborado o edital de licitação.
• No nosso modesto ponto de vista, s.m.j. torna-se prioritária a execução das LINHAS RADIAIS que é o caso do traçado por nós pleiteado, acima descrito.

No trecho por nós sugerido algumas relevantes colocações:
1. A Estação Nova Ipanema seria para atender não só os moradores do Condomínio Nova Ipanema, e frequentadores do Barrashopping bem como os inúmeros condomínios densamente povoados do Parque das Rosas e Centro Empresarial dentre outros, enquanto a estação Marapendi se destinaria a atender moradores da ABM, AMAPLUC e usuários do Downtown, Cittá América e Bon Marché além dos grandes condomínios das imediações.
2. Com os prováveis R$ 5 BILHÕES que o Governo do Estado quer investir no traçado atualmente proposto, daria para atender à demanda de nossa região com sobras e sem provocar o desconforto aos moradores da Zona Sul que certamente pegariam os vagões completamente lotados nos horários de rush quando podem, comodamente, utilizar vagões de final de linha, vazios, na estação General Ozório.
3. Conforme afirmativa do representante do Governo do Estado, na reunião realizada, 85%(oitenta e cinco por cento) dos usuários oriundos da Barra da Tijuca se destinam ao Centro da Cidade.
4. Àqueles que quiserem vir da Zona Sul à Barra, ou vice-versa, que sejam atendidos por microônibus do sistema de integração. Afinal de contas, a Gávea não fica tão distante de Ipanema para justificar um investimento tão alto de perfuração na areia.
Confiantes na sua intenção de ouvir os anseios; como afirmamos anteriormente; contamos com bom senso e coerência de V.Excia, no sentido de atender nossa modesta sugestão que; com certeza; atenderia os desejos latentes da grande maioria da população dos bairros envolvidos.

Paulo Bittencourt
Ouvidoria da Barra

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Fica a esperança de que o governador e/ou outros responsáveis se sensibilizem para tomar aquela que sabemos ser a melhor decisão. Seria também interessante que a carta tivesse ressaltado outro provável benefício do traçado original via Jardim Botânico comparado com a porca proposta via Zona Sul: a melhoria do trânsito entre a Gávea e Botafogo garantiria bem melhor fluidez do trânsito no túnel Rebouças, que sabemos refletir na Praça da Bandeira e adiante, Av Brasil e até mesmo na Linha Vermelha. Ou seja: em última análise, seria até interessante ver uma eventual manifestação de bairros da Zona Norte a favor do melhor traçado da Linha 4!

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  3. Sem falar que uma estação no Cosme Velho/Laranjeiras perto do trem do Corcovado
    seria ótimo aos milhares de turistas e moradores que evitariam pegar ônibus, taxis, vans e carros para chegar na Estação Corcovado.

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  4. É verdade, Celso. A Linha 4 original beneficia diversos pontos da cidade.

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  5. Perfeito, Daniel. O problema é que a Estação Laranjeiras, que faz parte da Linha 4 original, não foi ainda licitada e não fez parte da licitação de 1998.

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  6. Para ficar perfeito, o projeto original da linha 4 poderia ter duas estações adicionais - Lapa, antes de chegar na Carioca (ótimo para potencializar a vocação turística do bairro) e Santos Dumont, logo depos da Carioca (faz todo o sentido uma ligação entre bairros turísticos da ZS e Barra e o aeroporto).

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  7. Na verdade, a Lapa deveria ter a Estação Praça Cruz Vermelha (Linha 2). A Linha 4 terminaria na Estação Carioca e você poderia fazer baldeação em direção a ambos os aeroportos através da Linha 5.

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