Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cariocas Desafiam Ditadura

mapa linha 4 metro rioNinguém mais agüenta o Sérgio Cabral e seus demandos. Ele parece decidido a destruir o metrô do Rio de Janeiro. Conseguiu, em parte, com a construção da Linha 1A antes de terminar a Linha 2 (Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV eram promessa de campanha).

A Linha 4 prometida pelo ditador - isto é Governador - é a extensão da Linha 1 de Ipanema até a Barra da Tijuca.

Ele não contava com a união entre associações de moradores de diversos bairros da zona sul e zona oeste, com a Rio Trilhas, com o Sindicato dos Metroviários e com engenheiros e especialistas nos transportes de massa.

Os cariocas querem a Linha 4 original. Em outras palavras: a ligação da Estação Carioca à Estação Alvorada, através de Botafogo, mesmo que apenas parte deste trecho tenha sido licitado em 1998.


O que precisa ser feito

Em primeiro lugar, é necessário que o Governo defina onde será a Estação Gávea: PUC ou Praça Santos Dumont? Por que não as duas? É importante lembrar que no futuro a Gávea terá também a Linha 1 passando por ela em direção à futura Estação Rua Uruguai (que deverá ser construída entre 2012 e 2014).

O segundo passo é terminar as obras do trecho licitado fazendo as seguintes estações: Estação Jardim Oceânico, Estação São Conrado, Estação Gávea, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá e Estação Botafogo (esta última precisa ser ampliada, pois ela só recebe atualmente trens da Linha 1).

A etapa seguinte é a extensão da Linha 4 até a Estação Alvorada passando pela Estação Downtown, Estação Barra Shopping e Estação Alvorada (que deverá ser grande para receber futuramente os trens da Linha 6 e os ônibus do corredor T5).

Finalmente, na outra direção, é preciso fazer a Estação Laranjeiras e a ampliação da Estação Carioca para que esta estação central receba os trens da Linha 4. Nesta obra, é importante que as obras da Linha 2 já tenham sido concluídas.


Defesa ao Projeto Original

As associações de moradores de Recreio, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, São Conrado, Gávea, Botafogo, Humaitá, Laranjeiras, Ipanema e Leblon defendem o projeto original da Linha 4, assim como engenheiros de transportes, Rio Trilhos, os metroviários e o candidato a Governador Gabeira.

A demora do governo em executar a obra, segundo o jornal O Globo fez com que a obra da Linha 4 saltasse de R$ 880 milhões para 5 bilhões. Suas obras começaram com 11 anos e 4 meses de atraso em relação à licitação.

Por que Cabral defende tanto este "linhão" que ninguém quer e ninguém acha bom?

18 comentários:

  1. PQ a concessionária manda no Governador. Afinal, é ela que banca sua campanha.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Carlos. Ele deixou claro isso outro dia.

    ResponderExcluir
  3. Pois eh, Flávio. E que campanha milhonária!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí. O movimento de mobilização popular contra o linhão de carretel do Sérgio Cabral tá crescendo. Agora tem que rolar passeata. Vamos impedir que destruam o metro do Rio.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acho que o Gabeira seja um bom candidato nem vou votar nele. De fato, entre os dois prefiro o Cabral. Ele é o menos pior. Para ver como estamos mal. Eu vou votar nulo ou em branco, não sei ainda.

    Mas o fato que a gestao do metrô no Rio é uma calamidade pública. A meu ver, a solução é fortalecer cada vez mais a voz das associações dos moradores, dos especialistas e dos metroviários e criar algum movimento de mobilização em torno do metrô do Rio que tenha de fato representatividade junto ao governo.

    Acho que o primeiro passo é criar um site, proposta que já lancei aqui.

    Abraço,
    Francisco

    ResponderExcluir
  6. Só complementando. O Cabral de fato vai ganhar, isso é nítido pelas pesquisas. Dessa maneira precisamos criar algum mecanismo (um grupo) em prol do metrô do Rio!

    ResponderExcluir
  7. Oi Chico: as associações de moradores de diversos bairros das Zonas Oeste e Sul estão se reunindo pelo metrô!

    ResponderExcluir
  8. Oi Francisco, eu criei o blog do metrô para despejar minha revolta com o nosso pequeno metrô, de extensões lentas. Se você pegar todas as metrópolis, somos a que tem a menor malha metroviária. E pior: nosso metrô, que ainda era orgulho ano passado, deixou de ser. Votarei no Gabeira, pois o Cabral destruiu o metrô.

    ResponderExcluir
  9. Se não houver mobilização efetiva de todas as entidades civis e associações de moradores na discussão do traçado do metrô da barra para a zona sul, o governo Cabral vai conseguir destruir de vez o metrô carioca, implantando a extensão da linha 1, e vendendo o peixe como se fosse linha 4!
    Se as pessoas entendessem melhor os números, viriam que com os 5 bi da obra em ipanema e leblon, era possível o trecho niterói - são gonçalo da linha 3 e a linha 4 de Alvorada a Carioca via maçiço da Tijuca, com obra em shield na rocha.
    Mas ele prefere botar abaixo edificios inteiros e passar o metrô via jet ground no areal pantanoso do terreno de ipanema e de grande parte do leblon.
    um LOUCO !

    ResponderExcluir
  10. Lafayette, acredito que os bairros estejam unidos contra o Sérgio Cabral.

    ResponderExcluir
  11. Como fazer essa mobilização efetiva? Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  12. Bom, as associações de moradores da Zona Sul e Zona Oeste, além do engenheiros e sindicato dos metroviários estão elaborando uma carta para o Governador intitulada "O Metrô que o Rio Precisa" defendendo a Linha 4 original e a Linha 1 circular. Haverá uma reunião semana que vem.

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que parte da população está se mobilizando em prol desta causa, que acredito ser uma situação seríssima, até mesmo para o futuro da cidade e do metrô.

    OBS.: O dinheiro a ser gasto com a construção deste trechinho inconveniente, poderia construir perfeitamente o traçado original, que é maior e abrange um maior número de bairros com acesso ao sistema metroviário.

    #DesvioDeVerbasPúblicasDetected??!!

    Fica a pergunta.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente, Wallace. Vamos ver se o bom senso vai prevalecer.

    ResponderExcluir
  15. Um site muito interessante, com fotos antigas do RJ, pode ser visto no link: http://www.flickr.com/photos/carioca_da_gema/show/with/34571599/. Inclusive, tem um mapa da década de 1970, com um dos projetos "originais" do metrô.

    ResponderExcluir