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sábado, 11 de setembro de 2010

São Paulo Expande Malha Metroviária

Ao contrário do Rio de Janeiro, que parou no tempo, São Paulo investe pesado no metrô, que está dentro do chamado Plano de Extensão do Transporte Metropolitano. O ambicioso projeto é o maior investimento em transporte público já feito no país e seu custo é da ordem de R$ 20 bilhões. O objetivo é quadruplicar a malha metroviária.


São Paulo x México DF

Comparando com a Cidade do México (21 milhões de pessoas na área metropolitana, contra 20 da cidade brasileira), São Paulo tem ainda apenas 65 quilômetros de trilhos de metrô, contra 201 dos mexicanos. Ambas as cidades começaram a construir suas linhas de metrô na mesma época. A que ponto chegou o atraso brasileiro!

Em maio passado, foi inaugurada a Linha 4, com apenas duas estações. Os trens e as estações são os mais modernos do país: não precisam de condutor, possuem internet e os celulares funcionam sem problemas. Essa é a primeira linha do País a operar pelo sistema de Parceria Público Privada (PPP). A concessionária ViaQuatro é responsável pela operação e manutenção da linha.


As Linhas de São Paulo

Linha 1 Azul (Tucuruvi - Jabaquara)

  • Inauguração: 1974.
  • Estações: 23.
  • Quilômetros: 20.
  • Expansões: 0.

Linha 2 Verde (Vila Madalena - Sacomã)

  • Inauguração: 1991.
  • Estações: 12.
  • Quilômetros: 15.
  • Expansões: 2 estações em construção.

Linha 3 Vermelha (Palmeiras-Barra Funda - Corinthians-Itaquera)

  • Inauguração: 1979.
  • Estações: 18.
  • Quilômetros: 22.
  • Expansões: 0.

Linha 4 Amarela (Paulista - Faria Lima)

  • Inauguração: 2010.
  • Estações: 2.
  • Quilômetros: 4.
  • Expansões: 9 estações em construção.

Linha 5 Lilás (Capão Redondo - Largo Treze):

  • Inauguração: 2002.
  • Estações: 6.
  • Quilômetros: 8.
  • Expansões: 11 estações em construção.


Futuras Linhas

Linha 6 Laranja (São João - Brasilândia)

  • Início das Obras: 2010 ou 2011.
  • Estações: 14.
  • Quilômetros: 16.
Obs: Linhas 15, 16 e 17 estão em estudo. A Linha 17 foi prometida no projeto do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014.

12 comentários:

  1. Miguel,
    estive na Cidade do México há pouco mais de um mês e fiquei assombrado com o metrô de lá. Acho que num total, contando com o Metrobús, que é tipo o BRT, são quase ou são exatamente 175 estações. Elas atravessam toda a cidade, que é muito extensa. O preço do bilhete, pasme, custa 3 pesos mexicanos. Isto equivale a cerca de R$ 0,39. E nas bilheterias ainda existe uma placa indicando: "O valor deste meio de transporte custa 9 pesos, mas para sua economia ele custa 3 pesos".

    Voltando à nossa realidade brasileira, São Paulo é definitivamente um modelo a ser seguido por outras metrópoles do país. Inclusive para nós, cariocas. O grande problema é a priorização da construção de estações justamente em lugares difíceis de se escavar, como é a Zona Sul. Se os acordos já são lentos, a construção das vias metroviárias e das estações, então, são mais ainda. E não é culpa nossa, infelizmente.

    Te convido para que conheça o meu site As Ruas do Rio: http://asruasdorio.blogspot.com

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Caro Pedro Paulo,
    Creio que a questão da priorização da construção em estações localizadas em locais de difícil escavação explica em parte a lentidão da expansão do metrô do Rio, mas não a justifica.
    A Zona Sul realmente precisa de metrô, pelo fato de ser uma área vital da cidade do ponto de vista turístico e econômico. E embora esteja claro que a expansão da rede nessa parte da cidade devesse seguir desde a Gávea (vindo da Alvorada) até a Carioca (via Jardim Botânico e Laranjeiras, entre outros bairros), duvido que seja muito mais fácil executar a obra ali do que via Ipanema/Leblon.
    O principal problema é a mentalidade dos governantes daqui. Posso imaginar as coisas que passam na cabeça dos políticos ("metrô é luxo, basta fazer uma estação por governo que já está bom demais"; "o povo de país do terceiro mundo tem que se contentar com BRT e olhe lá, pois pobre gosta mesmo é de andar de ônibus" e por aí vai).
    Enquanto isso, São Paulo, cidade com renda per capita muito semelhante à nossa (ao contrário do que os paulistas propagandeiam) prioriza o transporte público de verdade proporcionado pelo metrô.
    Assim, ao mesmo tempo em que no Rio impera o contentamento em ser um exótico balneário do terceiro mundo com seu ridículo sistema de transporte, São Paulo mira em ser uma cidade global, que em algum momento terá um sistema de transporte de classe mundial. Desculpem o desabafo, mas é realmente constrangedor para o povo do Rio.
    E o pior é que os Jogos Olímpicos, pelo jeito, não vão servir para mudar essa mentalidade, pelo menos neste aspecto.

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  4. Goestirre, você falou tudo:
    "(...) ao mesmo tempo em que no Rio impera o contentamento em ser um exótico balneário do terceiro mundo com seu ridículo sistema de transporte, São Paulo mira em ser uma cidade global, (...)"
    O Rio de Janeiro é nada mais hoje que um balneário turístico. Também sinto-me envergonhado de, na segunda cidade maior do país, termos essa estrutura de transporte tão atrasada e atravancada pelos interesses de uma minoria, isto é, do Governo e dos empresários.

    A Zona Sul precisa, sim, de metrô e é claro que sai muito mais caro levar o metro à Gávea do que, sei lá, ao Cachambi, por exemplo. E justamente por sair mais barato - e rápido - fazer estações no subúrbio, criando linhas novas - é que eu defendo a idéia de que o Estado deveria não só continuar com a expansão do metrô pelo litoral, mas pelo subúrbio também. Por que só focar nessa Linha 4? Porque não fazer coisas paralelamente? Enfim. O panorama é desanimador.

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  5. Pedro Paulo, conheço o metrô do México e é realmente excelente. Assim como o de Buenos Aires, Caracas e outras cidades, sim é possível fazer bons metrôs em cidades de países não tão ricos.

    Quanto ao seu blog, gostei muito e coloquei um link aqui no meu.

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  6. Goestirre, pior foi o Panamericano. Ganhamos os Jogos e entre outras coisas prometemos fazer as Linhas 4 e 5 do metrô. Nada foi feito!!!

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  7. Pedro, já é difícil começarem as obras de uma estação só. O que dirá de linhas em paralelo. É inexplicável eles não continuarem as obras da Linha 2. Parte foi escavada e nunca concluída.

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  8. Participei da construção de algumas estações de metrô do Rio de Janeiro e sei como eles são verdadeiras "tartarugas" em relação ao processo.
    Sim, uma vergonha.

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  9. E ainda nascem pequenas, sem capacidade para receber uma segunda linha.

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  10. Que fique bem claro: sou plenamente a favor da cidade do Rio de Janeiro ter um metrô decente, mas se tiver que escolher entre as linhas que julgo prioritárias, escolho as linhas 5 e 6, pois (como volto a dizer), nenhuma grande cidade pode se dar ao luxo de não ter linhas que liguem pontos estratégicos da cidade ao aeroporto.


    E também, não só nos devemos limitar a ser um balneário turístico, quando poderíamos ser uma cidade de negócios, junto com uma cidade universitária em que o desenvolvimento de tecnologia está em conjunto com o crescimento da cidade. Se vocês fundem a cidade de Campinas com a cidade de São Paulo, vocês tem uma cidade em importância global de inovação e negócios como Londres ou Berlim.



    Mas mesmo assim se não tiver jeito, e estivermos fadados a ser uma cidade turística, então que seja como New York, a cidade que nunca dorme. Pelo menos ela tem uma malha metroviária respeitável.



    Se o transporte sobre trilhos faz uma metrópole ser organizada e desenvolvida, então o Rio deve ser comparado a cidades na África pouco evoluídas. O grau de organização em lugares assim é praticamente o caos.


    As estações de metrô no Rio devem ser piada, pois não foram construídas para suportar um aumento gradativo dos passageiros ao longo dos anos. Acredito que com um bom direcionamento estrangeiro, o metrô do Rio melhorará e muito sua capacidade. Por exemplo, se colocarmos com meta que em 2029 o metrô deva ter 200 Km de extensão, então acredite, qualquer diretor estrangeiro que venha comandar a empresa, vai clocar isso como meta, primeiro consertando os erros do Cabral, segundo, conseguindo fundos para ampliar a malha o mais depressa que puder, pois em síntese, qualquer atraso ou desvio de cronograma, é sinal de nossa mentalidade fundo de quintal que não deixa o progresso chegar mais longinquamente.



    Que então se tenha esta meta: Metrô Rio 2029, com pelo menos 200 Km de extensão, para nos garantirmos em uma patamar respeitável, e a linha da SuperVia com o triplo de trilhos até lá também, pois do jeito que está não dá. Por favor espalhem. Metrô Rio 2029-200 Km eu apoio.

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    1. Vc tem que criar o movimento da Linha 6 e se unir às diversas associações comerciais e de moradores dos bairros da Zona Oeste e Ilha.

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