Ela custará R$ 240 milhões e será custeada e feita pela concessionária. O cronograma da obra, que começará em 2012 e terminará em 2014, está mantido. A Estação Uruguai será entregue para a Copa do Mundo de futebol.
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sábado, 30 de outubro de 2010
Estação Uruguai Custará R$ 240 Milhões
Em outubro, troquei cartas com o Metrô Rio através da seção de "Cartas dos Leitores" do jornal O Globo, o assessor de comunicação do metrô, Joubert Flores, deu mais alguns detalhes sobre as obras da Estação Uruguai.
Ela custará R$ 240 milhões e será custeada e feita pela concessionária. O cronograma da obra, que começará em 2012 e terminará em 2014, está mantido. A Estação Uruguai será entregue para a Copa do Mundo de futebol.
Ela custará R$ 240 milhões e será custeada e feita pela concessionária. O cronograma da obra, que começará em 2012 e terminará em 2014, está mantido. A Estação Uruguai será entregue para a Copa do Mundo de futebol.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Estação Cidade Nova em Novembro
A Estação Cidade Nova, única parada exclusiva da Linha 1A, entrará em operação em 1º de novembro. A concessionária Metrô Rio investiu R$ 80 milhões somente na estação, sem contar o desvio dos trens da Linha 2 para a Linha 1.
A Estação Cidade Nova, que fica muito próxima da Estação Estácio e da Estação Praça Onze, tem seis escadas rolantes, 12 escadas fixas e seis elevadores.
No início, a nova parada não funcionará nos horários de rush. Com o passar do tempo, ela deve ficar mais tempo aberta gradativamente até operar nos horários regulares do metrô.
A passarela sobre a Avenida Presidente Vargas ficará aberta somente nos horários nos quais a Estação Cidade Nova estiver aberta.
sábado, 23 de outubro de 2010
Monotrilho no Lugar da Linha 5
A Linha 5 nunca saiu do papel e pode nunca sair. A concessionária Metrô Rio vai conversar com o Governo do Estado sobre um projeto de ligar a Estação Cidade Nova (Linha 1A) com a Rodoviária Novo Rio através de monotrilhos. Esta nova maluquice ganharia também uma parada na Leopoldina. Como a outra ponta pode ser ligada ao metrô através de corredores expressos de ônibus, seria o fim da Linha 5.
Relembre o Projeto Original da Linha 5
O projeto original da Linha 5 é o seguinte: Estação Cocotá, Estação Jardim Guanabara, Estação Aeroporto Internacional do Galeão, Estação Cidade Universitária UFRJ, Estação Rodoviária Novo Rio, Estação Carioca e Estação Aeroporto Santos Dumont.
Claro que o sistema de monotrilhos aliviará o trânsito, enquanto o metrô não é construído, mas não pode ser definitivo. Entrar no monotrilho debaixo de sol escaldante, de chuva e de ventos fortes pode ser perigoso e o serviço poderá ser interrompido a qualquer momento.
sábado, 16 de outubro de 2010
Linha 1D Voltou a Ser Notícia
O presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, tem mantido conversas com o Governador Sérgio Cabral visando expandir a Linha 1 em direção à Zona Oeste. A notícia foi divulgada no jornal Extra em Agosto. É a chamada Linha 1D, que foi projetada nos anos 1990.
A concessionária tem o direito (não a obrigação) de fazer tal obra até 2038, data que encerra o contrato de concessão.
Nada contra a Linha 1D, desde que a Estação Uruguaia seja construída com duas plataformas. Uma para seguir viagem para a Zona Oeste (Linha 1D) e outra para fazer a Linha 1 circular, em direção à futura Estação Gávea.
Por que não se dedicarem às Linhas 1 e 2 (ambas incompletas) e 3 e 4 que não saíram do papel antes de trabalhar em novas linhas?
Expansão a Partir da Estação Uruguai
A partir da Estação Uruguai, a ser concluída em 2014, o metrô iria para a Estação Praça Xavier de Brito (na Muda), Estação Andaraí, Estação Vila Isabel, Estação Engenho de Dentro, Estação Méier e de lá iria em direção à Jacarepaguá.A concessionária tem o direito (não a obrigação) de fazer tal obra até 2038, data que encerra o contrato de concessão.
Nada contra a Linha 1D, desde que a Estação Uruguaia seja construída com duas plataformas. Uma para seguir viagem para a Zona Oeste (Linha 1D) e outra para fazer a Linha 1 circular, em direção à futura Estação Gávea.
Por que não se dedicarem às Linhas 1 e 2 (ambas incompletas) e 3 e 4 que não saíram do papel antes de trabalhar em novas linhas?
sábado, 9 de outubro de 2010
Prudência em São Paulo
terça-feira, 5 de outubro de 2010
O que Esperar do Governo Cabral?
Como todos sabem, Sérgio Cabral foi reeleito para mais quatro anos de governo. Estes votos não foram oriundos de sua política para os transportes do estado, que estão um caos. No quesito metrô, o que de concreto podemos esperar do governador nos próximos quatro anos?
Linha 1
- Construção da Estação Uruguai entre 2012 e 2014.
Linha 1A
- Fim das obras da Estação Cidade Nova.
Linha 2
- Não espere nada, pois não há projeto nem vontade de terminar a Linha 2. Segundo especialistas em transportes, ouvidos pela Veja Rio, é fundamental terminar a Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e construir Estação Praça XV.
Linha 3
- A verba do governo federal para a ligação São Gonçalo - Niterói foi bloqueada por causa de suspeita de superfaturamento nos orçamentos da obra. O projeto tem que ser revisado, novo orçamento submetido e aguardar sua aprovação pelo TCU.
Linha 4
- As obras da Estação Jardim Oceânico e sua ligação com a Estação São Conrado estão em andamento. Resta saber se o Governador vai acabar de destruir o metrô do Rio levando ele para Ipanema (extensão da Linha 1) ou se vai acatar o pedido das Associações de Moradores e fazer a Linha 4 através de seu projeto original.
Governo Federal
- Tais projetos podem mudar dependendo do presidente a ser eleito. Dilma Roussef defende a criação do trem bala, que poderia acelerar as obras da Linha 5, ligando aeroportos ao centro da capital. Já José Serra não fará o trem bala mas defende a expansão do metrô em diversas metrópolis incluindo o Rio. Ao ouvir especialistas, é bem provável que a Linha 3 seja feita até Itaboraí e não apenas até São Gonçalo. A conclusão da Linha 2 e uma Linha 4 maior poderão sair do papel também.
Macaé
- A obra está em andamento. Pelo que foi divulgada, a verba é toda municipal e independe dos governos estadual e federal.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Estação Botafogo Reformada
A Estação Botafogo foi reformada.
Ficou mais bonita? Ficou. Melhoraram os acessos? Melhoraram.
Mas não é isso que o Rio quer. O dinheiro dessas reformas poderia ter sido utilizado para expandir a malha metroviária, ou pelo menos que a Estação Morro de São João fosse enfim construída, já que o metrô já passa através de seu terreno.
Fonte da foto: www.metrorio.com.br