Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

TCU Condena Linha 3

Em 09 de novembro de 2010, o Tribunal de Contas da União recomendou que o Congresso Nacional não libere recursos para o projeto de implantação da Linha 3 do metrô, que ligaria São Gonçalo, na Região Metropolitana, ao Rio. A recomendação foi feita no último dia 9.


Deficiente e Desatualizado

Na avaliação do TCU, o “projeto básico da Linha 3 é deficiente e desatualizado”. Esta é a segunda vez que o Tribunal de Contas condena projeto, que está avaliado em mais de R$ 700 milhões.

A Secretaria estadual de Transportes afirmou, através de seu site que já fora, entregues as atualizações do projeto, assim como as estruturas de custos e detalhamento de preço.

"No intuito de atender integralmente às solicitações do Tribunal de Contas da União, no que diz respeito à paralisação das obras da Linha 3, a Secretaria Estadual de Transportes informa que se reuniu com a Secretaria Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, na última quarta-feira, em Brasília, onde foram entregues as referidas atualizações do projeto, assim como as estruturas de custos e detalhamento de preço. Toda a documentação deverá ser encaminhada ao TCU pelo Governo Federal".


Linha 3 Dividida em Três partes

O projeto da Linha 3 foi dividido em três partes mas nenhuma delas saiu do papel. O primeiro trecho seria a ligação entre São Gonçalo e Niterói pela superfície, através de 14 estações. É este que custa R$ 700 milhões e que está embargado. A segunda parte do projeto é ligar Niterói à futura Estação Praça XV (futura ligação com a Linha 2) através de um túnel submarino. A última etapa seria ligar São Gonçalo à Itaboraí.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aumenta o Rítmo da Obra da Linha 4

túnel de serviço metro rio barraA média de escavação do túnel de serviço da Linha 4 aumentou em novembro dos iniciais 2,5 metros por dia para 4 metros diários.

Lembro aos leitores que o túnel de serviço, não é o túnel do metrô. Após a obra, o túnel de serviço será utilizado como saída de emergência. Durante a obra, é através dele que entram carros e caminhões para a construção do túnel do metrô, que deverá passar mais ou menos 12 metros acima do túnel de serviço.

A foto é de Fábio Carvalho.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Canteiro de Obras de São Conrado

canteiro de obras estaçao sao conradoConsegui uma foto e a publico aqui. O canteiro de obras está na Estrada da Gávea, em São Conrado, perto do supermercado Sendas.


São Conrado Deveria Ter Duas Estações

Como a Estação São Conrado ficará num extremo do bairro, este blog é da opinião que São Conrado merecia duas estações. Perto da Gávea, deveria ser a Estação Rocinha e na altura do Posto Shell, mais para o lado da Barra da Tijuca, deveria ser a Estação São Conrado.

Por que duas estações? Porque quem mora numa ponta do bairro ficará muito longe do metrô para ir a pé. Quem pega ônibus, vai pegar um transporte só, que já vá até o destino final.

O estado estuda a integração da Rocinha com a Estação São Conrado através de um teleférico.

sábado, 13 de novembro de 2010

4ª Estação de Metrô da Tijuca não Será na Rua Uruguai

metro rio uruguaiO nome da futura parada será Estação Uruguai. Mas ela ficará a 170 metros da Rua Uruguai, onde deveria ser a estação de metrô prevista nos anos 1960. Para que a obra fique mais barata para a concessionária Metrô Rio, decidiu-se não escavar os metros faltantes e a estação ficará onde é hoje o Rabicho da Tijuca, sob a Rua Conde de Bonfim, entre as ruas José Higino e Itacuruçá/Dona Delfina.


Estação Uruguai Custa R$ 240 Milhões

O custo da estação, primeiramente anunciado em R$ 240 milhões, foi corrigido para R$ 220 milhões. Será a primeira estação totalmente refrigerada do Brasil e, imitando São Paulo (ver post http://metrodorio.blogspot.com/2010/10/prudencia-em-sao-paulo.html), terá portas entre a plataforma e o trem, para evitar quedas das pessoas nos trilhos.


Projeto Semelhante ao da Estação Cinelândia

estaçao uruguai metro rioO projeto da Estação Uruguai será semelhante ao da Estação Cinelândia. No primeiro subsolo, haverá bilheterias. No andar de baixo, haverá a plataforma com os trilhos. Não será construída uma segunda plataforma e caso a Estação Uruguai venha a atender no futuro a Linha 1 e a Linha 1D, uma expansão para a construção da segunda plataforma será necessária.

A Estação Uruguai deverá atender 50 mil passageiros por dia. Os ônibus do metrô serão transferidos da Estação Saens Peña para a Estação Uruguai e um estacionamento para 600 carros será construído no local.

A entrega da Estação Uruguai foi prometida para antes da Copa do Mundo de 2014, mas já se fala que ela só será entregue em dezembro de 2014.

Fonte das Fotos: Jornal O Dia.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Obras Começaram em São Conrado

obras estacao sao conrado metro rioAs obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro chegaram a São Conrado no final de outubro. O canteiro de obras da Estada da Gávea fica na altura do supermercado Sendas.

Na verdade, de outubro a janeiro de 2011 serão feitas apenas a análise do solo, como foi feito na Barra da Tijuca. A partir de janeiro ou talvez em fevereiro de 2011, as escavações vão começar.

domingo, 7 de novembro de 2010

Antigos Bondes do Rio de Janeiro

mapa bondes antigos rio de janeiroEste primeiro mapa, do blog Saudades do Rio, mostra as linhas de bonde que a cidade tinha na década de 1920. Quase todas foram desativadas e trocadas por linhas de ônibus e metrô.

No segundo mapa, mostramos as duas linhas que sobraram, ambas em Santa Tereza: Carioca - Dois Irmãos; e Carioca - Paula Mattos.

Outros bairros poderiam ter bondes até hoje, como o Horto, Urca, Leme, etc. Estes poderiam ser os tradicionais ou os mais modernos tipo VLTs e poderiam ter ligações com estações de metrô próximas.

Seria muito melhor que ônibus.




mapa bondes santa teresa

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nova Ponte na Barra da Tijuca

ponte metrô barra da tijucaA Barra da Tijuca vai ganhar uma ponte de 350 metros de comprimento e de 15 metros de altura por cima do Canal da Joatinga. Por ali, vai passar o metrô indo e vindo da Estação Jardim Oceânico.
As escavações na rocha já começaram mas ainda não fizeram a ponte.