Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

O Terminal da Alvorada

terminal alvoradaO Terminal Rodoviário da Alvorada, na Barra da Tijuca, deveria ser para a Zona Oeste o que a Estação Carioca deveria ser para o Centro, a Estação Gávea para a Zona Sul e a Estação Uruguai para a Zona Norte. Ali, algumas linhas de metrô deveriam se interligar.


Espaço para Estação de Metrô

Reparem como há bastante espaço para a ampliação da rodoviária e sua transformação em estação multi-modal.

Toda a Zona Oeste e os cariocas desejam que a Linha 4 chegue logo até a futura Estação Alvorada, mas isso não está nos planos do atual governador.

Projetadas para terminar na Estação Alvorada estão a Linha 4, vinda da futura Estação Barra Shopping e a Linha 6, vinda da futura Estação Via Parque. Pode-se pensar também que a Estação Alvorada poderia servir para outras futuras linhas como uma pela orla da Barra e outra em direção ao Recreio dos Bandeirantes.

8 comentários:

  1. Certamente que o terminal será ampliado para os ônibus até porque há uma linha de BRT que partirá dali ("substituindo" a linha 6). Mas numa realidade alternativa seria ótimo termos a linha 4 indo até o Recreio interligando-se no terminal com a linha 6. Na minha opinião caso a linha 6 existisse, ela poderia prolongar-se até o Alpha Barra e ali haveria outro terminal: de barcas. Tanto para Praça XV quanto para Niterói, coisa que sequer foi cogitada para 2014/2016 e tem custo de implantação menor até que de um BRT.

    ResponderExcluir
  2. Oi George, tampouco entendo porque não há linhas de barcas para a Zona Oeste e para outros cantos da Baía de Guanabara.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do blog ser sobre o metrô, aproveito o gancho para dizer que meses atrás caducou a autorização para a Barcas S/A criar linhas para São Gonçalo, Magé, Itaipu (não tenho certeza sobre este) e... Barra da Tijuca. A justiça determinou que uma nova licitação seja feita sabe-se lá Deus quando!
    Voltando ao metrô, pelo jeito a estação terminal da linha 4 será mesmo no Jardim Oceânico apesar das reclamações. Acho que o que deveria ser feito pela concessionária Metrô Rio era a complementação da linha 1 sentido Tijuca/Gávea e Ipanema/Gávea e da linha 2 sentido Pavuna/Belford Roxo e Estácio/Aeroporto Santos Dumont (como propus anteriormente em outro tópico). Tudo isso sem nenhum tostão público pois quando foi feita a concessão, a empresa deveria cuidar em todos os sentidos dessas duas linhas. Não sou contra os 20 anos de prorrogação que foram dados pelo governador desde que o que eu acabei de citar fosse feito.

    ResponderExcluir
  4. Barcas deveriam ser tão simples...basta comprar os barcos...

    A prorrogação do contrato de concessão do metrô foi dado quase que de graça. Isso é que foi foda. Ela só construiu a Estação Cidade Nova e vai fazer a Estação Uruguai. Todas as outras obras e compras de trens são por pagos pelo estado. Não acho que a Estação Terminal da Linha 4 seja no Jardim Oceânico. Só que este governador só vai construir até ali. Vai ficar como a Estação Botafogo foi durante quase duas décadas, até chegar alguém e completar a obra.

    ResponderExcluir
  5. Eu moro na Barra depois da Alvorada, se eu quiser pegar metrô vou pegar o meu carro e ir ateh ao jardim oceânico e vou estacionar aonde?
    - Ah CArlos vai de ônibus integração oras!.
    - beleza; será que o senhor Eduardo Paes e Sergio Cabral estão sabendo que tem dias que demoramos 1 hora para chegar no começo da barra (atravessar as américas).
    Caro blogueiros nas olimpíados vai ser um caos, não se andará nas américas. E sabe o qual a solução emergencial que irá surgir? Rodízio de carros como acontece em SP. Governador e prefeitos vc colocar a própria corda no pescoço. Senhores, a Barra é o foco das olimpíadas!!!

    ResponderExcluir
  6. Carlos, realmente o metrô na Barra sem a Alvorada, o Downtown e o Barra Shopping será incompleto. Vamos torcer para que o governador seguinte leve a Linha 4 adiante.

    ResponderExcluir
  7. Chegaram a comentar em um post mais recente do que este, a idéia de criar um movimento Metrô Linha 6 que o Rio precisa (já digo que a idéia não é minha, mas eu a aprovo), simplesmente por que não podemos mais aceitar o fato de o nosso governador ignorar o fato de que a demanda de transporte na Zona Oeste está aumentando.



    Com ele ignorando a situação, deveríamos nos mobilizar para fazer algo a respeito. Manifestações, reuniões com políticos que não estejam lotados com o Cabral, assembleias para definir os rumos do movimento, exposição de nossas propostas na mídia, entre outras coisas.



    Falem com todos os seus amigos em todas as redes sociais para divulgar tal proposta, pois isto não pode e não deve ser abandonado. Torço para que todos os visitantes deste blog comentem e que o "dono" Miguel Gonzalez crie um post só para falar da proposta. Seria o máximo e eu aprovo. Divulguem isso por favor, é o futuro do Rio que está em jogo por decisões políticas mesquinhas. Aguardo resposta em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população precisa se mexer, criar seus movimentos e votar certo.

      Excluir