Um foi o trem-bala ligando a capital Doha à capital do Barem, Manama, o que não foi feito.
Outro projeto é o Metrô de Doha. Ele começou a ser feito de forma modesta em 2009. A obra foi acelerada até 2019.
Temos hoje 76 estações divididas em três linhas. A quarta linha com mais 14 estações deverá ser inaugurada em 2027.
Uma das críticas à Copa no Catar era o alto calor. Com este sistema, o objetivo dos cataris é que o público saia do ar-condicionado do hotel direto num sistema refrigerado de transporte e desembarque no estádio, que também foi refrigerado.
Incrível! Enquanto isso, no Rio, muitas vezes o ar-condicionado do seu vagão não está funcionando...
Uma das críticas à Copa no Catar era o alto calor. Com este sistema, o objetivo dos cataris é que o público saia do ar-condicionado do hotel direto num sistema refrigerado de transporte e desembarque no estádio, que também foi refrigerado.
Incrível! Enquanto isso, no Rio, muitas vezes o ar-condicionado do seu vagão não está funcionando...
Observação
- Este artigo foi publicado em 11 de janeiro de 2011.
- Ele foi atualizado em 03 de março de 2024.
Agora parece que a copa vai ser no inverno do hemisferio norte, ja ameniza o problema calor...
ResponderExcluirMas esses caras são determinados, vai funcionar. Temos que pensar o seguinte, acho que o Qatar é um reino, ou seja, um Estado autoritario. Em Estados autoritarios fica facil mobilizar mundos e fundos para que uma obra vá adiante rapidamente, já que não existem Tribunais de Conta, oposição reclamando, etc etc.
E fora os petrodolares.
Francisco, todo mundo faz metrô. Estados autoritários, reinos, repúblicas, principados, etc. Só as metrópolis brasileiras é que tem metrôs nanicos.
ResponderExcluirEu acho temerário meter o pau indiscriminadamente no Brasil por que não temos metro. Relativize, por favor. Ja visitei metropoles latinoamericanas e la a situação é muito pior.
ResponderExcluirFrancisco, São Paulo e Cidade do México são mais ou menos do mesmo tamanho. Veja a diferença da rede metroviária das duas.
ResponderExcluirA expansão do metro de SP deixa muitissimo a desejar...
ResponderExcluirAinda que a malha metroviária de SP esteja aquém do ideal em comparação com outras métropoles pelo mundo, é nítido que eles arrasam com a malha metro-ferroviária daqui do Rio. Estive pensando nisso hoje; o partido que governa o Estado de SP há 15 anos tem isso de bom: investem bastante em trens e metrô. Lembrem-se que (bem ou mal, apesar dos pesares) foi o ex-governador Marcelo Alencar (1995~1998), que era do mesmo partido, que levou o metrô até a Pavuna e Copacabana (talvez nem isso teríamos hoje...). O que falta não é verba e sim foco e dedicação em nosso tranporte público.
ResponderExcluirGeorge, me desculpa, mas vou discordar de voce... A gestão tucana no que tange metrô é cáotica... A expansão do metro é a ritmo lentissimo. Estão enrolando para inaugurar a linha 4 (amarela) e voce chama isso de boa gestao?
ResponderExcluirConcordo, Francisco.
ResponderExcluirGeorge, o metrô de São Paulo é bem maior que o do Rio. Verdade. Mas se vc comparar o tamanho da cidade de São Paulo proporcionalmente ao tamanho do Rio, você vai ver que é tão pequeno quanto.
ResponderExcluirFrancisco, os governantes brasileiros estão todos perdidos quanto ao metrô. Mas o de SP está melhor que o do Rio. Lá tem obras em andamento, lentamente mas tem.
ResponderExcluirAqui tambem tem, mas segundo planos pessimos...
ResponderExcluirÉ verdade. Não havia comparado as devidas proporções das duas cidades. Aqui no Rio, pelo menos, AINDA não estamos tão caóticos quanto SP. Mas mudando de assunto, apesar deste não ser o tópico apropriado... Alguém saberia informar se VLT´s e monotrilhos podem ser subterrâneos como o metrô? Pergunto isso pois foi anunciado recentemente que o governador decidiu implantar monotrilho na linha 3. Sendo assim, se um dia o túnel subáquatico entre Rio-Niterói sair do papel como seria o meio de transporte utilizado? Será que teríamos mais baldeações?
ResponderExcluirExatamente, Franciso. E pior: aqui, ninguém sabe qual o plano de expansão. Mudar o governo siginifica mudar as idéias e cada um constrói para onde quiser.
ResponderExcluirGeorge, VLT nada mais é que um trem mais leve, com menor velocidade e capacidade de transporte. Nada impede que ele seja subterrâneo. Mas o objetivo do Cabral é cortar custos e será por cima de terra. Aliás, o trecho 1 da Linha 3 que o Cabral quer construir (São Gonçalo-Niterói) seria por superfície mesmo que fosse metrô, tal qual a Linha 2. A ligação Niterói - Rio seria o chamado 2o trecho da Linha 3, não licitado e sem nenhuma previsão de obras.
ResponderExcluirO triste disso tudo é que vamos ter Copa E Olimpíadas... e mesmo assim teremos migalhas de um transporte decente.
ResponderExcluirEra pro Governo do Estado já estar construindo a linha 3 e 4, completas, pra gente ter um pouco de esperança. Mas nem isso...
Monotrilho pra linha 3 é piada.
Felipe, o Rio ganhou o Pan. O Rio prometera à ODEPA fazer duas linhas de metrô: a 5 ligando os Aeroportos ao Centro; e a 4 para a Barra. Nada foi feito e o Pan já é história.
ResponderExcluirPercebe-se claramente que o interesse nos transportes públicos de nossos governantes não passa de uma farsa para enganar a população.
ResponderExcluirAgora, sobre isto, gostaria que fosse esclarecido o seguinte: por que o Tribunal de Contas não investigou o que os governadores estavam fazendo para se preparar para o Pan 2007? Neste caso, seria, procurar documentos que provassem que eles teriam que construir as linhas 4 e 5 (já ajudaria muito, e saberíamos quem são os culpados pela negligência), afinal, a culpa não é só do Cabral, pois quem veio antes dele também teve culpa de não fazer nada.
A escolha do Rio para o Pan 2007 foi em 2002, ou seja dava tempo de começar e concluir as obras das linhas 3 e 4. A escolha do Rio para os Jogos Olímpicos foi em 2009, e eles acontecerão em 2016, ou seja tínhamos ainda mais tempo. Com isso poderia-se construir o término da linha 1 e 2, começar e concluir a linha 6 e licitar, construir e concluir meia dúzia de linhas secundárias. Em quase uma década e meia, teríamos uma malha metroviária respeitável que levaria a cidade a outro patamar. Mas nada foi feito.
Se existe 4 cidades que devem servir de exemplo sobre como organizar os Jogos Olímpicos são elas: Barcelona, Sydney, Pequim e Londres.
Barcelona: foi ai que os jogos aos moldes como conhecemos renasceram, e pode-se dizer que foi um espetáculo e tanto, pois a cidade saiu renovada, os transportes também, e sim , seus habitantes tem orgulho do que a Olimpíada fez a eles.
Sydney: conhecido como os Jogos Ecológicos, também revitalizou a cidade, pois se prepararam muito bem, ainda mais na questão ambiental, e creio que isso vai ficar na memória por muitos anos. Sim lá o transporte funciona.
Pequim: por meio da mão de ferro chinesa, e de determinação inesgotável, produziram os mais belos Jogos Olímpicos já vistos. Tudo saiu nos conformes, a organização foi impecável, construíram 4 linhas de metrô (corrija-me se eu estiver errado), linhas de trem de alta velocidade, entre outros.
Londres: com sua ligação peculiar com os transportes públicos, produziu-se um espetáculo de organização como poucas cidades no mundo. Que se façam justiça a todos que ajudaram a tornar isso possível. O melhor metrô do mundo está lá.
Perspectiva para o Rio de Janeiro: caos na cidade, poluição longe de ser neutralizada, transporte público, literalmente em estado de miséria, pois com isso cria um clima de anarquia, segurança pública (longe do ideal, porém melhor do que agora), instalações esportivas em estado horrível e mal planejadas, entre outras.
Bom sabermos que teremos Copa do Mundo em Doha. Assim teremos mais uma cidade que deu um show de organização em nós cariocas. Quando é que vamos acordar para o necessário?
Vc tem que criar o movimento da Linha 6 e se unir às diversas associações comerciais e de moradores dos bairros da Zona Oeste e Ilha.
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