Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Comentários da Reunião entre Cariocas e Estado

operação fora cabralEis os comentários da reunião entre cariocas e o Estado.


Jogos Olímpicos x Metrô que o Rio Precisa

Ficou claro que o projeto do governo estadual é levar o metrô para a Barra da Tijuca a qualquer custo. Pouco importa o que vai acontecer depois dos Jogos. O importante é que em 2016, ele terá chegado à Estação Jardim Oceânico, que já é Barra. Pouco importa de onde ele virá, parando aonde. Também não faz diferença dizer que o Jardim Oceânico fica longe à beça do complexo esportivo que será montado onde hoje é o Autódromo.


Centro de Manutenção

O Estado vai usar o atual centro de manutenção também para os trens da Linha 4. Ou seja, é necessário construir um novo túnel entre Ipanema e Copacabana, caso seja necessária a reparação de um trem da linha 4. Isso também quer dizer que a bitola será a mesma da Pavuna à Barra, podendo um trem percorrer todo o linhão sem precisar voltar.


Túnel Barra - São Conrado

Trezentos metros já foram escavados, além do túnel de serviço.


Estação Jardim de Alah

Será inteira do lado do Leblon.


Gávea Fora

A Gávea não vai ganhar estação de metrô. Devido ao solo, que é muito mole, será muito cara e demorada construir a estação do bairro antes de 2016. Por isso, vão deixar a promessa para outro governador.

general osorio linha 4 metrô

Ligação com o resto da Barra

Da Estação Jardim Oceânico até a Alvorada, o carioca poderá utilizar os ônibus do metrô e BRTs. O Jardim Oceânico ganhará uma rodoviária para atender à demanda.


Ampliação da Estação General Osório

Estudos indicam que os túneis da Linha 1 estão muito próximos às fundações dos prédios em Ipanema. Assim, terão que construir uma plataforma subterrânea para os trens da Linha 4. O metrô em Ipanema não funcionará durante o período desta ampliação. De Copacabana para a Barra ou vice-versa, a baldeação será obrigatória. Veja mapa acima.

Perguntas sem Resposta

  1. Quanto custa o quilômetro metroviário?
  2. Como ele vai chegar à Estação General Osório e se conectar com a Linha 1?
  3. Por que não fazer a chegada na Estação Jardim Oceânico por baixo do canal e não por cima?
  4. Por que Júlio Lopes e Sérgio Cabral fugiram da reunião?


Curiosidade

O Estado construiu a Linha 1A em vez de concluir a Linha 2 prometendo o fim da baldeação na Estação Estácio. Agora, pouco depois, resolve criar a baldeação em General Osório.

4 comentários:

  1. Gostaria de organizar e fazer parte de uma manifestação contra todo o sistema de transporte do Rio e do Brasil.
    Colar cartazes com esclarecimentos e sugestões nas estações.
    Algo constante que leve mais pessoas a se revoltarem e cobrarem mudanças, já que a mídia é conivente e não informa à população o quão bom os transportes poderiam ser, e principalmente por que não o são.

    ResponderExcluir
  2. Vá em frente, Carlos! Os transportes no Brasil são péssimos.

    ResponderExcluir
  3. Estou junto com vocês, tudo que for centralizado para transporte carioca estou dentro.
    VAMOS!

    ResponderExcluir