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sábado, 9 de abril de 2011

Projeto da Linha 3 Perdeu 10 Quilômetros e 6 Estações

Linha 3 NiteróiQuando Sérgio Cabral assumiu pela primeira vez o governo estadual, ele prometeu construir o primeiro trecho da Linha 3 do metrô. Este trecho ligaria a cidade de São Gonçalo à Niterói (foto) e teria 14 estações: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Neves, Estação Vila Laje, Paraíso, Estação Parada 40, Estação Zé Garoto, Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Trindade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina e Estação Guaxindiba.


Estado Recebeu Dinheiro Federal

Inicialmente, o governo federal transferiu R$ 62,5 milhões para o estado. Mas o Tribunal de Contas da União suspeitou de superfaturamento na obra e impediu sua execução e transferência de mais fundos da União para o estado.


Metrô Substituído por Monotrilho

No início deste ano, Sérgio Cabral chegou a desconversar o "probleminha com o TCU" e divulgou nota informando que a Linha 3 seria substituída por uma linha de monotrilho. (http://metrodorio.blogspot.com/2011/02/cabral-quer-mesmo-acabar-com-o-metro-do.html).


Linha 3 Volta a Ser Metrô mas Será mais Curta

Agora, surgiu uma nova notícia: o projeto da Linha 3 voltou a ser de metrô, mas terá seis estações a menos do que o governo prometera. Em vez de 23 quilômetros, serão apenas 13 de trilhos. As paradas do novo projeto: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Neves, Estação Vila Laje, Estação Paraíso, Estação Parada 40 e Estação Zé Garoto. Em outras palavras, ficaram de fora a Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Trindade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina e Estação Guaxindiba.

Este projeto está orçado em R$ 900 milhões e o metrô será todo ele por superfície. Ele resolveria um impasse com a Prefeitura de Niterói, que não queria um viaduto na região do Caminho Niemeyer.

O Tribunal de Contas da União vai reanalisar o projeto modificado da Linha 3.

28 comentários:

  1. Nisso que dá votar no Cabral. Cada povo tem o que merece.

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  2. Mas o povo da Barra vai ganhar uma linha 4 de 5 bilhões de reais e menos de 10 Km (a L3 custaria uns 2bi, com mais de 20Km)

    Porque?

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  3. Por que? Jogada política. Prometem, mas depois de eleito, não lembram do que disseram... É sempre assim!

    http://minhaalmacanta.blogspot.com

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  4. Felipe, a Linha 4 ganhou prioridade por ser um compromisso com o COI. A linha 3 está parada no TCU.

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  5. Minha Alma Canta, até tentaram fazer a Linha 3 com projeto superfaturado e o TCU impediu!

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  6. Não foi o TCU que barrou.

    Se o Cabral quisesse fazer, ele faria custando 10 bilhões e o TCU liberaria. Vide Linha 4.

    Alias, o TCU barrou a L3 quando o projeto anunciado custaria menos de 1,3 bilhão. Hoje o projeto é menor e vai custar mais (comparativamente).

    É triste ver que alguns dias de jogos definem totalmente a política de transporte a longo prazo do estado.

    L4 antes da L3, custando mais de 3x, tendo menos de 1/3 de extensão, é patético.

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  7. Bom, pelo menos voltou a ser metrô de verdade! Vai por mim, em se tratando de Sérgio Cabral isto é ótimo. Mas continuo não botando fé que esta linha saia do papel nesta gestão...
    Duas dúvidas: não conheço bem a região de São Gonçalo; haveria estação no centro deste município? Como seria o metrô do Barreto até a Praça Araribóia por superfície? Vão estragar a cidade, pois há uma grande pressão do povo niteroiense para que este trecho seja subterrâneo. Aguardemos...

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  8. Fala-se muito em "superfície" nas notícias, mas, na verdade, vai ser em elevado, pelo menos até Alcântara. Justamente por que em superfície sairia mais caro por conta da intervenções nas principais avenidas dos dois municípios. Inviável.
    A estação no centro de SG é a Zé Garoto, onde será a estação final nessa primeira fase.
    Ainda é insuficiente, pois Alcântara é tão centro do município quanto o própio centro, devido a maior densidade, e grande comércio. O ideal seria Araribóia-Alcantara de uma vez, pois esse trajeto já responderia por quase metade do deslocamento atual. Então Araribóia-Zé Garoto seria uma trecho relativamente vazio.

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  9. Oi Felipe, apenas a chegada na Araribóia seria feita num viaduto. O restante do trajeto seria todo no chão, como se fossem trens.

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  10. O George, tenho medo do que o Cabral vá fazer. Uma obra cdesta magnitude pode ser irreparável por um

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  11. Na minha opinião, metrô de superfície é atraso, assim como trem ou BRT, ocupam espaços que poderiam ser utilizados para vias expressas entre outras coisas. Eu, por exemplo, defendo a idéia da transformação do ramal santa cruz da supervia em um transporte subterrâneo, utilizando o espaço anterior para uma via expressa alternativa a Av. Brasil, desafogando o transito da mesma.

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  12. Não, não. É elevado mesmo!

    Não há a menor possibilidade de se fazer no chão. Não há espaço.
    É erro de reportagem, ou má informação mesmo.

    Pra se fazer no chão, teriam que ACABAR com várias avenidas e ruas, inventar um monte de viadutos pra atravessar os trilhos, etc. Ou seja, inviável.

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  13. Oi Felipe, eu acho que vai haver desapropriações mesmo. Foi o que li pelo menos. Tem uma foto no blog (clica em Linha 3) de um trecho por onde o metrô passará.

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  14. Bruno, eu concordo com vc. Mas o governo protege a Zona Sul com linhas subterrâneas e fode o resto da cidade com linhas sobre a terra.

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  15. Eu moro em SG e conheço bem o trajeto.

    Sim, haverá desapropriações, pois em alguns trechos há só o espaço dos trilhos (uns 3/4 metros). Então terão que "limpar" as margens.
    80% dele está desobstruído, com mais de 10metros, em alguns trechos até mais. Mas ainda insuficiente pra ser em superfície. Só elevado mesmo.

    De uma olhada no Google Earth, e aproxime bem nos trilhos. Em quase todo o trajeto há avenidas e ruas em volta. E são algumas das principais avenidas de Niterói e SG. Não há como alterar isso.

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  16. Felipe, eu vi a situação. Coloquei inclusive um video do antigo trem São Gonçalo-Niterói passando perto das casas. Pelo que eu li, a idéia era substituir os trens pelo metrô.

    Enfim, eles querem gastar o mínimo possível.

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  17. Eu sei. Só que o metro em superfície sairia MUITO mais caro que em elevado. Pois teria que modificar muito as ruas e avenidas, aumentar as desapropriações, criar viadutos pra ligar um lado a outro do metrô, etc.

    Os gastos seriam muito mais altos.
    E só por um trem pra funcionar na estrutura que há hoje não daria certo, pois só há trilhos em um sentido, e ele é cortado por MUITAS ruas e avenidas, o que impediria do trem viajar numa velocidade normal.
    O trem-fantasma (como a gente aqui costumava chamar. rs), quando ainda funcionava, não chegava a 15km/h. Dava pra passar ele correndo..rs

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  18. Felipe, sinceramente acho que a Linha 3 não terá a mínima chance de sair do papel com o Cabral. Tem que torcer para entrar logo o próximo governador.

    Quanto ao trem fantasma...bizarro!!! O video já é bizarro, eheheh

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  19. Eu fico pensando é tão difícil assim fazer uso de PPP's para ampliação do Metrô? A prefeitura do Rio não fez isso para criar o projeto do Porto Maravilha? Será que pro estado é mais difícil? As vezes acho, sinceramente, que um macaco ou um cone, seriam mais capacitados do que o Cabral

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  20. Bruno, a única tentativa que fizeram quanto a isso foi a Estação Morro de São João no governo Garotinho. Mas o Rio Sul não quis e o governador levou o metrô direto para Copacabana.

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  21. Na atual situação, eu preferia que ele não fizesse mais nada de metrô. Talvez isso o queimasse com o povo de vez, e não se votasse mais na corrente política que ele representa. No caso de Niterói e SG, parece que o trecho no caminho Niemeyer será subterrâneo e o restante elevado.

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  22. Flávio, pelo que sei há um projeto de Linha 7 em Icaraí subterrâneo. Mas acho que a Linha 3 é pelo outro lado.

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  23. No começo, era elevado pelo centro de Niterói também. Mas aí o prefeito anterior não queria e não iria liberar, pois iria interferir no (tosco) Caminho Niemeyer.. só queria subterrâneo. Nesse cenário, a L3 só iria até o Barreto, pois o GE não queria gastar mais.
    Mudou o prefeito de Niterói, e esse aceitou que fosse em elevado, desde que fosse projetado pelo próprio Niemeyer, afim de não destoar do Caminho. E agora é assim.
    Elevado de Araribóia, passando por Barreto, Zé Garato (centro de SG), até Alcântara. De lá pra frente seria no chao.

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  24. A estação Zé Garoto fica próxima ao início do centro de São Gonçalo... Mas sendo que o "centro" de São Gonçalo é formado por apenas uma avenida e tem uma extensão de aproximadamente 2,5km... Seria muito necessária a criação da estação Mauá, que firmaria uma ligação do início ao fim do centro de São Gonçalo... Pra mim as coisas já ficariam bem melhores, já que o projeto põe a estação VIla Lage a 100 metros de minha casa, mas o governo deveria ser mais coerente... É incrível que não percebam que uma Linha3 que só vá até a Zé Garoto seria burrice, pois foi construído um novo Shopping em São Gonçalo, que fica mais próximo ao Mauá que Zé Garoto, que tem um movimento intenso e traz muita gente dos 3 primeiros distritos de São Gonçalo... Duas estações no centro de São Gonçalo seria de bom tamanho, além das estações que vão até Alcântara e J.Catarina, já que traria um grande crescimento para a cidade...

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  25. Pois é, Léo. Acho que a Linha 3 ideal só vai sair do papel quando sair este governador.

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