Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Linha 2 do Metrô do Rio Foi Licitada nos Anos 1980

O trecho final planejado pelo Estado do Rio de Janeiro e Rio Trilhos para a Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro foi licitado nos anos 1980 pelo então governador Moreira Franco (1987-1990).


Queiroz Galvão e Paranapanema Ganharam a Licitação

Queiroz Galvão e Paranapanema ganharam esta licitação mas apenas 80 metros depois da Estação Estácio foram escavados. A obra parou e a Queiroz Galvão abandonou seu tatuzão ali. A plataforma da Linha 2 ficou pronta.

O túnel do metrô porém jamais chegou à Estação Carioca, nem à Estação Praça da Cruz Vermelha e nem sequer à Estação Catumbi. Aliás, estas duas últimas estações tampouco foram construídas.


Linha 2 Precisa Ser Terminada

Com o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro, o ideal hoje é que a Linha 2 depois da Estação Carioca fosse até a Estação Praça XV integrar com as barcas. Na outra direção, depois da Estação Pavuna, a Linha 2 deveria passar pela Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.


Extensão É a Linha 3

Quanto à ligação do Rio de Janeiro para Niterói, a Linha 3 pode ser uma continuidade da Linha 2 ou não, dependendo do projeto do governo estadual. A Linha 3 chegando ao Rio de Janeiro, seja na Estação Praça XV, seja na Estação Carioca, ela precisa estar com uma profundidade de pelo menos 45 metros para ficar sob o leito da Baía de Guanabara. Se fizerem a obra como continuação da Linha 2, a Linha 2 já deverá estar nesta profundidade na estação de ligação com a Linha 3.

Caso ela seja independente da Linha 2, nada impede que a Linha 2 siga seu curso normal até a Estação Praça XV e a Linha 3 chegue à Estação Carioca, que deveria então ganhar uma nova plataforma, numa maior profundidade das Linhas 1 e 2.

8 comentários:

  1. Miguel
    Qual é o seu objetivo ao fazer esse comentário sobre a Linha 2 e sobre a questão da Linha 3? É evidente que a estação Carioca 2 foi construída numa profundidade adequada a sua continuação em direção a Praça XV e Niterói. O objetivo é o de levar um usuário da Pavuna (ou outros municípios do entorno como N. Iguaçu, São João de Meriti e etc) até o COMPERJ. O perfil da cidade permite que tenhamos "linhões" sem nenhum problema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A questão é que há dúvidas se da Carioca poderia se seguir para Niterói passando pela Praça XV ou se teria que ir direto para Niterói.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel, tudo bem?
    Eu gostaria de saber quais foram as fontes que você usou para produzir esse texto se possível.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Jornais da época e entrevistas com quem trabalhou no Metrô e no Governo.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela reposta, Miguel. É que eu tô fazendo uma monografia a respeito desse tema e queria fontes pra me ajudar, você tem?

    Meu email: gustavocomissario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Não tou nem aí até a Estação Carioca, o que eu quero mesmo e a extensão da Linha 2 até Belford Roxo?

    ResponderExcluir
  7. O metrô já não dá vazão até a Pavuna. Estendê-lo até Belford Roxo sem que ele chegue à Carioca seria um erro fatal. Seria o colapso do sistema.

    ResponderExcluir