O
projeto de expansão do metrô para o Méier é antigo.
Metrô no Méier Previsto desde 1968
O primeiro mapa do projeto do metrô, de 1968, já previa o metrô no Méier. Na verdade, nesta época se pensava em apenas duas linhas na cidade. Uma circular, que seria a nossa Linha 1 atual, que passaria pelas Zonas Sul, Norte e Oeste; e a Linha 2 também atual, que faria o percurso Pavuna - Carioca.
Os mapas posteriores encontrados neste blog de 1969, 1970 e 1975 já aparecem descartando o Méier e o ponto final da Linha 1 seria a Estação Uruguai.
Como sabem, as obras da Linha 1 começaram em 1970, com previsão de conclusão em 1979. A Estação Uruguai só será entregue em 2013, com 34 anos de atraso.
Quatro Estações para o Metrô Chegar ao Méier
A cidade cresceu em todas as zonas e especula-se sobre para onde vai a Linha 1. O projeto do metrô no Méier, estipulado nos anexos do contrato de concessão, prevê quatro estações além da Estação Uruguai. Ele contraria a Linha 1 circular para a Gávea porque vai na direção oposta e seu trajeto fica muito semelhante ao mapa do metrô de 1968.
Méier Vai Contra Expansão para Muda
Ele também contraria um outro projeto de estender a Linha 1 até Muda e Usina. Havia quem defendesse a Linha 1 circular para a Gávea partindo de uma das duas estações, por ser um túnel mais curto sob a rocha.
A extensão para o Méier prevê as estações: Praça Sachet*, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier.
Para Desafogar a Estação Saens Peña e Grajaú-Jacarepaguá
A população da Saens Peña odeia ser o ponto final do metrô porque muita gente do Méier e diversos sub-bairros da Tijuca vão de carro até a estação para então pegarem o metrô. A construção da Estação Uruguai vai deslocar o problema para quem mora no entorno da Rua Uruguai. É uma situação semelhante que tínhamos em Siqueira Campos, que se aliviou ao ver os ônibus do metrô irem para Ipanema, que agora está tumultuada.
Para quem mora na Zona Oeste, uma boa rede metroviária na Zona Norte desafogaria a Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Para quem mora na Zona Sul, o Túnel Rebouças ficaria com trânsito mais leve. Ir e vir de grandes eventos no Maracanã, Engenhão e Tijuca Tênis Clube ficariam mais fáceis.
O metrô na Tijuca, Andaraí, Grajaú, Muda, Usina e Méier não interessa apenas a quem mora e trabalha na Zona Norte, mas à grande parte do Rio de Janeiro.
Por isso, repetimos: a Estação Uruguai está em obras e deverá ser concluída até o final de 2013. Só que ela já nasce pequena, com apenas uma plataforma, em vez de ser uma grande estação com três plataformas para três destinos diferentes.