Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Linha 3: Rio Ganha Empréstimo do BB

O Governo Estadual do Rio de Janeiro ganhou um empréstimo de R$ 3,6 bilhões para obras de infraestrutura do estado do Rio de Janeiro. A principal delas será a construção de um dos trechos da Linha 3 do metrô.


Governo Tem Dinheiro para a Linha 3

Cerca de R$ 885 milhões já entraram na conta do governo em junho. A previsão é que o início das obras da Linha 3 seja em dezembro deste ano.

O dinheiro emprestado também será usado na construção da Linha 4, nas obras do Maracanã, no Arco Metropolitano, na recuperação de rodovias, na compra de novas barcas e na recuperação das lagoas da Barra da Tijuca.

Ao todo, serão 14 estações: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Neves, Estação Vila Laje, Paraíso, Estação Parada 40, Estação Zé Garoto, Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Trindade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina e Estação Guaxindiba.
 

Calendário Previsto das Obras da Linha 3

  • Dezembro de 2012: Início das obras.
  • Dezembro de 2014: Início da operação entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Alcântara.
  • Julho de 2015: Início da operação entre a Estação Praça Araribóia e a Estação Guaxindiba.


Segundo Trecho da Linha 3 em 2015

O segundo trecho da Linha 3, que levaria o metrô ao município de Visconde de Itaboraí através da Estação Itambi e da Estação Visconde de Itaboraí deverá ser construído a partir de 2015 e provavelmente financiado pela Petrobrás.

37 comentários:

  1. Vamos ver se desta vez sai....

    Pessoalmente até acho que, caso o serviço de barcas seja efetivamente eficiente, o tal tunel subaquático seja dispensável. Partindo do pressuposto de que as barcas sejam efetivas, prefiro gastar a grana do tunel na expansão do serviço de metrõ subterrâneo até Icaraí do que esperar 50 anos pelo tunel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bené, o metrô é melhor. Em caso de mau tempo, continuará funcionando, diferente das Barcas.

      Excluir
    2. ...sem contar com o tempo de travessia mais a economia com fila, esperar a barca sair, transbordo barca->metrô... ganho de qualidade de vida inestimável e potencial para desafogar um pouco a Ponte.

      Excluir
    3. Além de ser ecologicamente correto.

      Excluir
  2. Miguel. Certamente o metro é melhor e o tunel subaquático é o sonho de todo niteroiense. Mas vamos combinar que vai demorar décadas para sair do papel. Enquanto isto fazemos o que ?

    Na minha opinião, devemos levantar as mãos para o céu pelo metrô São Gonçalo - Niterói (uma conquista). Devemos pensar tb em um plano B para funcionar enquanto o tunel não sai.

    Com o VLT do centro do Rio (se ele sair), acho que o investimento pesado nas Barcas um alento pela falta do tunel. Da mesma forma, uma sistema de BRT pela ponte uma boa opção. Afinal, as pessoas que irã o centro do Rio, farão o percurso metrô-barcas. Para aquelas que irão em direção à zona norte e oeste do Rio, poderia ter um BRT pela ponte com ligação com o BRT transbrasil, supervia , metro linha 2 ou até VLT do centro (que irá até a rodoviária).

    Acho um BRT pela ponte atenderia a demanda, já que dividiria os passageiros com as Barcas (primeira opção para aqueles que vão ao centro do Rio.

    É evidente que os ônibus comuns deveriam ser revertidos para serem alimentadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bené, o projeto não é tão lento assim. Acho que em três anos, o túnel do metrô ficaria pronto.

      Excluir
    2. Bené, só p/ ilustrar a resposta do Miguel, a linha 4 de São Paulo está sendo escavada com um shield EPB, que avança 14 metros/dia a 30 metros de profundidade. Mais no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Fw4fDHIQcTg.

      Em linha reta a distância entre Araribóia e Praça XV é de cerca de 2,5 Km. Admitindo que estamos trabalhando com valores aproximados, chutando-os para cima, vamos falar em 2640 metros, escavando 12 por dia. Isso dá 220 dias de trabalho. Descontando domingos, provavelmente seria possível ABRIR O TÚNEL em 1 ano. Veja que não estou incluindo nessa conta o tempo necessário para construir estações, ou escavar o trecho Praça XV - Carioca. Vale considerar também que o mesmo Shield, vindo de Araribóia, poderia prosseguir por baixo da Almirante Barroso até a Carioca. Ainda assim, a escavação não levaria 2 anos, e as estações podem ser construídas em paralelo com a escavação.
      A pergunta que se faz aqui é: o que falta? Dinheiro? Não! O Estado do RJ recebe muito dinheiro de royalties de petróleo, e recolhe muito dinheiro de impostos. Infelizmente nosso governador usa esse dinheiro para pagar os aposentados, ao invés de gerir direito a máquina estatal, e promover um sistema previdenciário sadio, onde os ativos sustentam os aposentados. O que falta de verdade é vontade política e respeito ao povo. Esses, amigo, infelizmente evadiram-se do palácio Guanabara.
      Saudações.

      Excluir
    3. Flávio, é isso mesmo? Apenas 2,5 km? Pensei que eram uns 10 km. A Ponte Rio-Niterói tem 13 km.

      Excluir
    4. Miguel, se você reparar no mapa a ponte dá voltas. Sua contagem de quilometragem inclui boa parte do continente. Tudo bem que minha medida foi feita na tela do computador, observando a escala do google maps, em linha reta entre Araribóia e Praça XV. Mesmo assim, podemos admitir que sejam 5 Kms de Araribóia a Carioca. Ainda assim seria possível escavar esse túnel em 3,5 a 4 anos, concorda?
      Abraços.

      Excluir
  3. uma duvida....eu sei que em cidades europeias o vlt ''divide'' a rua com os carros, aqui no brasil funcionará do msm jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, as cidades européias são bem menores que o Rio de Janeiro.

      Excluir
  4. Vítor.

    Eu conheci Viena, Munique e Praga em 2005. Se a minha memória não falha, acho que nestas cidades o trilho do VLT é segregado e não há compartilhamento. Vou voltar para Viena e Praga agora em julho, portanto, vou até confirmar se a minha informação está correta. Das cidades que visitei, apenas em Lisboa que o caminho do elétrico (nosso bonde) é compartilhada.

    No projeto do VLT do Rio, o projeto prevê via segregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum ...é, na cidades que eu visitei que eu vi o vlt eles dividiam a pista com os carros, por isso achei que isso era o normal...mas acho que aqui no Rio nao funcionaria bem se fosse para dividir a pista

      Excluir
    2. Paris e Londres, que são cidades maiores, não têm VLT.

      Excluir
    3. Aqui no Rio, ciclista pedala pela calçada e buzinando para o pedestre; pedestre atravessa fora da faixa; carros trafegam pela ciclovia; pedestres fazem esporte na ciclovia...VLT no Rio não vai dar certo. Vide a Transoeste que era para ser exclusivo de ônibus e já teve vários acidentes.

      Excluir
    4. Poxa Miguel....nesta vou ter que discordar de vc. A Transoeste é foi uma boa opção sim, assim como a Transolimpica será. Em ambos os casos a demanda é muito baixa e não há viabilidade econômica para o metrô.

      Na transcarioca o ideal seria o metrô realmente. Porém, como construir 50 km de metrô até as olimpíadas ? Teremos que engolir mesmo a transcarioca....melhor que nada.

      A transbrasil é doideira....900 mil passageiros dia ? Nem isto o metro comporta hj......impossível !

      Quanto ao VLT acho que ele não sai por ser muito completo. Mesmo saindo, preferiria gastar 1 bi com um aexpansão do metro na zona portuária (uma estação na rodoviária e outra na praça mauá). Entretanto, sendo novamente pragamático, acho que o VLT é melhor do que nada.

      Quanto ao tunel da linha 3, concordo com absolutamente tudo que vocês disseram. Mas serei pragamático de novo (pela terceira vez....rs...). Acho que não sai por questão financeira e, principalmente, política. Vamos fazer uma aposta ? Quer valer quanto que o metro vai até arariboia, a CCR vai investir em pesado nas barcas e ainda implantam um BRT na ponte ? Vão dizer que isto suposta a demanda, blá...blá...blá e ficará por isto mesmo ?

      Repito. Este não é meu desejo. Mas que a coisa caminha para isto eu tenho a percepção.

      Desculpe meu pessimismo !

      Excluir
    5. Em tempo: adoro o blog e acompanho há uns 2 anos....

      Excluir
    6. Bené: o problema é que corredores de ônibus não dão certo em grandes cidades. Em Bogotá e Curitiba funcionaram por um tempo mas com o crescimento das cidades, ficaram obsoletos. O Rio é muito maior que Bogotá e Curitiba.

      Outro ponto crítico que tenho a estes corredores de ônibus é que as grandes cidades da América Latina são as únicas que não são conectadas aos seus aeroportos por metrô e ou trem.

      Finalmente, transporte rodoviário, principalmente de ônibus é obsoleto, além de ecologicamente incorreto. Basta ver que no primeiro dia de funcionamento do primeiro BRT, houve uma colisão. E já são várias desde a inauguração.

      Excluir
    7. Bené, a demanda não viabiliza economicamente, você disse. Como eu disse em outro post, nenhum de nós pode afirmar isso sem um estudo de demanda, coisa p/ engenheiro de transporte. Fora que UM SERVIÇO PÚBLICO, não tem que ser "economicamente viável". Um hospital tem que ser economicamente viável? Uma escola? Metrô não é favor, e ninguém anda de graça. Pode demorar 50, 70, 100 anos, mas uma hora o investimento para construí-lo se paga. Senão a atual concessionária não trocaria a construção de uma ligação (linha 1-A) nem a construção de uma estação inteira (Uruguai) por mais 20 anos de concessão.
      Abraços.

      Excluir
  5. Eu acho que a linha 3 deveria começar pelo túnel sobre a baia de Guanabara depois levar até Niterói, São Gonçalo e Itaborai, Pois os problemas são nas travessias pela ponte ou pelas balsas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matlim, este era o projeto de Rosinha em 2002. O projeto de Cabral é começar pelo trecho Niterói - São Gonçalo.

      Excluir
    2. O projeto do Cabral é NÃO FAZER o túnel, NUNCA.
      Vide o projeto da estação Araribóia, QUE NÂO PERMITE EXPANSÃO.

      Excluir
    3. Pois é, Cabral tem o seguinte em mente:
      1) Linha 1: Finalizar Uruguai e Morro de São João.
      2) Linha 1: Estender da Uruguai para o Méier por mais 4 estações.
      3) Linha 3: Itaboraí - Niterói.

      Mas agora ele será obrigado a construir outra linha de metrô na Zona Sul.

      Excluir
  6. Além do túnel ligar Niterói ao Rio ajudar na vida dos passageiros vai ajudar tambem a conectar a linha 3 ao sistema

    ResponderExcluir
  7. Po esse blog é show de bola deveria ter dois posts por semana

    ResponderExcluir
  8. O túnel é indispensável. Pode até não ser construído agora, mas precisa haver um planejamento pra esse túnel ser construído nos próximos 10anos.

    É justamente isso que não acontece... o GERJ vai construir uma estação Araribóia intermodal que não permite a expansão do metrô, matando de vez o túnel.
    De vez, não. É possível até ajeitar no futuro... mas a custo de muito dinheiro, interrupção da linha e gambiarra. General Osório outra vez.

    Prometem uma estação de barcas maior em Niterói, que permitiria mais barcas ao mesmo tempo... mas não falam de fazer o mesmo no Rio. Então, NÃO VAI MUDAR NADA, se as barcas fizerem fila na praça XV pra atracar.


    O GERJ tá dando um tratamento covarde ao lado Leste da Baia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Felipe. Torço muito para que votemos melhor na próxima eleição.

      Excluir
  9. Bem....eu pessoalmente acho que o tunel não sai nem em 10 anos, apesar de considerá-lo importante. Falei sobre a questão das Barcas, por considerar um plano "B" enquanto o tunel não fica pronto. Sobre a estação Arariboia na superfície, ela poderia ser usada como baldeação para a linha do tunel subterrãneo, que seguiria até a zona Sul de Niterói. O projeto original seria um linhão da Carioca até São Gonçalo. Porque não poderia ser uma linha da Carioca até zona Sul de Niterói (subterrânea) com uma estação subterrânea Arariboia que serviria como baldeação da outra linha são Gonçalo - Arariboia (superfície).
    Portanto, a estação Arariboia em superfície não inviabiliza o túnel, mas ao invés da linha subterrânea seguir para são Gonçalo, segue para Niteroi (Icaraí, por exemplo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bené, a população de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e adjacências, através das associações de morarores e prefeituras precisam se mobilizar para primeiro lutar pelo início das obras da Linha 3 (S. Gonçalo - Niterói) e depois lutar para que a Estação Praça Araribóia já nasça com a previsão de ser estendida para o túnel para o Rio. Divulgue isso, escreva para os jornais, etc. Vamos à luta!

      Excluir
  10. Gente, só p/ apimentar mais a discussão, claro que eu respeito MUITO os estudos feitos pela equipe, e o profissional que é o Dr. Fernando MacDowell. Entretanto talvez fosse o momento de fazer novas pesquisas, em prol de estudos alternativos. Fazendo a mesma medida pela escala do Google Maps na tela do computador, observei também que entre o Gragoatá e o Aeroporto Santos Dumont, temos 2 Kms. Mais um e o túnel chega na estação Cinelândia. Entre a Urca e Charitas, temos uns 3 Kms também. Será que não caberia estudar essas alternativas? Admitindo uma linha 2 Belford Roxo - algum lugar em Niterói com baldeação nesse lugar? Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, qualquer alternativa é melhor que o Governo. No entanto, a Estação Carioca foi planejada para ser o centro nervoso da rede metroviária fluminense. Por ali deveriam passar as Linhas 1, 2, 3, 4 e 5.

      Excluir
  11. Miguel. Meu nome é Eduardo e gosto muito do seu post. Gostaria de colocar alguns de meus pontos de vista. Veja se voce concorda. Na minha visão a primeira obra que deve ser feita é levar a linha 2a até carioca passando pela cruz vermelha. No atual traçado, para nao despresar a estaçao cidade nova, deveria construir uma plataforma de desembarque para a linha 2b na central e transformar essa plataforma em segundo ponto final da linha 2. Circulariam portanto 2 tipos de composiçoes na linha 2, um sentido carioca e outro sentido central. Pois misturar as linhas 1 e 2 no mesmo trilho foi um senhor desastre e nao permitirá expansao na malha.
    Em segundo, Miguel, voce disse que eles querem esticar a linha 1 ate o meier? Entao porque nao fazem a linha 5 partindo da gávea, fechando o arco metroviario ate a uruguai, e levando para a zona norte tendo as estaçoes vila isabel, andaraí, lins, meier, cachambi, norteshopping, inhauma( linha 2), bonsucesso, fundão, galeao e duque de caxias. Seria uma linha com uma demanda gigantesca, desafogando linha 1, 2 e 4; e todo o sistema rodoviario local. Meu outro ponto de vista é o de levar a linha 4 da carioca ao terminal alvorada. Nada a ver terminar no jardim oceanico e completar com brt. Ridículo! Agora vao perguntar pra mim cade o dinheiro meu querido? Comecem a nao gastar em futilidades como gastar 1bilhão e meio de reais para demolir a perimetral. Gastar 2,2bilhões de reais na transolimpica com uma demanda que nao chega a 200mil pessoas por dia. É muito dinheiro sendo empregado de maneira quase infantil podendo ao menos consertar os erros do metrô carioca.

    ResponderExcluir