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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Internautas Divulgam Fotos de Cortes

Há muitas fotos nas redes sociais denunciando o que seriam cortes nas plataformas de metrô das Linhas 1, 1A e 2 para que os trens chineses possam passar sem problemas.


Trens Encomendados Eram Largos Demais

Será que compraram trens com as larguras erradas?

Se compraram os trens já prevendo esta adaptação das plataformas, por que não comunicaram nada a ninguém?


Estação Maracanã

Estação Inhaúma

  

 Estação Siqueira Campos



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10 comentários:

  1. Olá.

    Acompanho seu blog há tempos e gosto muito das matérias. No entanto, essas últimas sobre os trens chineses me chamaram a atenção.
    Gostaria que me explicasse (veja bem: não estou defendendo nada. Apenas sou um leigo que interpretei as coisas de uma forma um pouco diferente e quero saber se minha opinião é válida ou não). :)
    São dois pontos:
    a) Motores nos vagões intermediários: Qual a real desvantagem disso? No meu entender, até seria melhor, pois consumiria menos energia tendo motores somente nas locomotivas. E caso precisemos montar trens de 6 ou 8 vagões, basta "plugar" novos vagões no meio.
    b) Trens mais largos: Qual a desvantagem disso, além de ter que adaptar as estações? No meu entendimento, se o trem é mais largo que o atual, vai caber mais pessoas. Pelo menos é essa minha visão.

    Bom, pode ser que eu não tenha enxergado algumas coisas, por isso estou pedido explicações. :)

    Muito obrigado e parabéns pelo blog!!
    Abs,
    Waldir

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    1. a) se há uma pane parcial no motor da locomotiva, os motores dos demais vagões conseguem levar o trem até pelo menos a próxima estação. Se só há motor na locomotiva, em caso de pane, o trem vai parar (pode ser no meio do túnel).

      b) Não há problema nenhum em ter o trem mais largo. Mas ao encomendar os trens, o governo podia ter escolhido o tamanho do trem. Como assim, ele errou na medida? Imagina você comprando uma geladeira para tua casa. Você vai comprar uma que passa pela porta, certo? Não há problema nenhum em comprar uma maior, que caiba mais coisa e que você tenha que arrancar a porta e quebrar a parede para a geladeira passar. Desde que você tenha ciência dos gastos, não há problema. Duvido que o governo tenha calculado isso e portanto tentou esconder isso da mídia.

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    2. Entendi. Sobre o risco de pane, você (ou alguém) tem algum estudo sobre a qtd de panes nesses trens? Se bem que de nada isso adianta, já que estamos falando de trens novos.. rs
      E sobre o lance do trem ser mais largo, o problema então aprece ter sido o fato de o governo ter sido pego de surpresa com os trens mais largos. Bom, nesse caso, é brabo mesmo. Só nos resta torcer para que os trens atuais possam ser adaptados às novas estações (mais largas).
      Valeu pelas respostas!
      Abs

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    3. Não tenho este estudo não. Mas há um centro de manutenção do metrô. É normal haverem panes com o uso das composições.

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  2. Eu acho que existe mais um problema com os trens mais largos: o vão entre a plataforma e os trens atuais ficará maior e mais perigoso.

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  3. Miguel,

    Uma solução para contrabalançar essa gambiarra e minimizar os riscos seria a colocação de estribos nas composições atuais, de modo a manter a largura dos trens chineses?

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  4. errata: manter a largura equivalente às dos trens chineses.

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    Respostas
    1. A concessionária terá que comprar, instalar e testar isso. Não sei se é possível.

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