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Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai construir a partir de 2016 uma
nova linha de metrô ligando o bairro da Gávea ao Centro da cidade. Apesar disso ser o trajeto original da Linha 4, o governo estadual insiste em alguns erros.
Erros do Governo Estadual
O primeiro erro é o de manter o nome de linha 4 a ligação entre Ipanema e Barra da Tijuca. Isso só serve para confundir mais o passageiro e o carioca. O outro erro é o da demora em anunciar como será a Estação Gávea, que segundo o anúncio do estado, receberá duas linhas de metrô. Há uma grande expectativa para o estado anunciar a confirmação da Estação Gávea com duas plataformas (uma para ligar a Estação São Conrado à Estação Antero de Quental e outra para a ligar a Estação Gávea à Estação Jardim Botânico).
Linha 4 Original x Linha 4 Licitada em 1998 x Anúncio do Governo
Outro motivo de confusão entre jornalistas e o grande público é a
diferença entre a Linha 4 desenhada pela Rio Trilhos nos anos 1980 e 1990; o trecho da Linha 4 licitada em 1998 e o recente anúncio do governo. A licitação dos anos 1990 foi feita para apenas um trecho da Linha 4 original e é diferente do anúncio do atual governo, que foi bem vago.
Estação Carioca <----> Estação Laranjeiras <----> Estação Botafogo <---> Estação Humaitá <---> Estação Gávea <----> Estação São Conrado <---> Estação Jardim Oceânico <---> Estação Shopping Downtown <---> Estação Parque das Rosas <---> Estação Barra Shopping <---> Estação Alvorada.
Estação Morro de São João <---> Estação Largo dos Leões <---> Estação Humaitá <---> Estação Gávea <---> Estação São Conrado <---> Estação Jardim Oceânico.
Estação Gávea <---> Estação Jardim Botânico <---> Estação Humaitá <---> Botafogo (?) <---> Estação Laranjeiras <---> Centro (?)
Superlotação em Botafogo
A atual Estação Botafogo se encontra superlotada
com trens vindos da Linha 1 e da Linha 2. A partir de 2016, esta linha também
vai receber os trens da Linha 4. A estação (e os trens) ficarão desconfortáveis,
muito mais do que já estão. A solução já apresentada por este blog é de construírem primeiro a Estação Morro de São João, como parte da Linha 1 apenas (seu terreno é bem menor do da Estação Botafogo). Até porque, a Linha 1 já passa pelo terrno da Estação Morro de São João. Para transformá-la numa estação da Linha 4, seria preciso construir um novo túnel por debaixo do já existente. Uma vez concluída esta estação, uma nova plataforma subterrânea na Estação Botafogo seria construída para fazer a ligação entre a Estação Laranjeiras e a Estação Dona Marta.
Conclusão em 2020
Especialistas que comentaram o anúncio do governo disseram que esta linha deve levar cerca de quatro anos para ser concluída. A única obra rápida seria o da conclusão da Estação Morro de São João, por onde os trens da Linha 1 já passam. O túnel entre Gávea e Botafogo e entre Botafogo e Centro via Laranjeiras teria que ser aberto do zero. Nada foi escavado ali.
Outra questão a ser estudada é a profundidade desta linha. Para não afetar os rios, as raízes de algumas árvores centenárias e os lençóis freáticos, ela deverá ser bem mais funda que as atuais linhas de metrô.
Segundo o Governo, estudos desta nova linha (que nada mais é do que trecho da antilha Linha 4 licitada) começariam em Dezembro deste ano. Somente após a conclusão destes estudos é que a localização das estações (e quais) serão definidas. Até o momento, o governo anunciou apenas que os bairros da Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Laranjeiras e Centro ganharão pelo menos uma estação cada um.
E é claro, que tudo vai depender de vontade política e do governador que estará no comando até então!
Metrô Ideal em 2030
Se esta linha for concluída até 2020, nada impede que até 2030, a Linha 4 avance da Estação Jardim Oceânico até a Estação Alvorada, que a Linha 2 seja concluída até a Estação Praça XV, que terminem a Linha 1 circular conectando a Estação Uruguai à Estação Gávea e que a Linha 3 seja concluída pelo menos entre a Estação Visconde de Itaboraí e a Estação Praça Araribóia.
A foto montagem é da futura Estação Gávea.