A Estação Pavuna Não Deveria Ser Terminal
O ponto A é a Estação Pavuna. Depois teríamos a Estação Vila Rosali, a Estação Agostinho Porto, a Estação Coelho da Rocha e a Estação Belford Roxo.Esta deveria ser a primeira linha de metrô intermunicipal do estado, já que Vila Rosali, Agostinho Porto e Coelho da Rocha são em São João de Meriti e Belford Roxo é na cidade homônima.
Linha 2 Continuaria Sobre a Terra
Para este trajeto de quatro estações de metrô, apenas 6,1 quilômetros de trilhos seriam necessários. O projeto também previa que fosse de superfície, como grande parte da Linha 2, para se economizar nos custos.Este projeto foi infelizmente arquivado. Para não superlotar o metrô, é necessário que a Linha 2 seja concluída em seu trecho sul. Mais uma razão para se concluir a ligação entre a Estação Estácio e a Estação Carioca, via a Estação Catumbi e a Estação Praça da Cruz Vermelha.
Tantos projetos de importância que nunca saíram do papel... Tantos projetos equivocados que saíram do papel bem rapidamente (Linhão 1A, por exemplo)... Dá para pensar coisas.
ResponderExcluirSim, ....
ExcluirConcordo, agora que os novos trens estão chegando, é necessário a conclusão da linha 2 até a estação Carioca. Aí poderemos ter dois itinerários na linha 2: Pavuna/Botafogo e Pavuna/Carioca, ia facilitar o pessoal que vai para a zona norte e desafogar um pouco a estação Central. E ai sim, poderíamos focar nesta extensão da linha 2, como você falou. Planos para um futuro próximo.
ResponderExcluirDevido ao relativamente baixo custo da obra, daria para se fazer a extensão até Belford Roxo tranqüilamente de modo a inaugurar junto com a extensão até a Carioca (ou, mais idealmente, Praça XV). O pacote seria aí entregue completo.
ExcluirExatamente, Erwin!
ExcluirIsso mesmo, Celso!
ExcluirQuando a Linha 2 chegar em CARIOCA via Estacio e Cruz Vermelha ,nao terá mais motivo de ter um trem da L2 entrando e atrapalhando a operação para ir até Botafogo , ou Ipanema como o desgoverno quer ,serei o primeiro a comemorar o fim da LINHA 1A berração
ResponderExcluirRestará apenas a questão: o que fazer com a Estação Cidade Nova?
ExcluirAdaptá-la e repassá-la à Supervia. Desta forma, ambos os lados daquele emaranhado de viadutos na Praça da Bandeira teriam estações de trem (Praça da Bandeira e Cidade Nova e, talvez, a reativação da Leopoldina), metrô (Estácio e Praça XI) e no futuro VLT. Tudo questão de vontade política.
ResponderExcluirIsso!
ExcluirA rodoviária poderia ter uma estação de trem, aproveitando uma ponte sobre o Canal do Mangue que levava os trens da Leopoldina até um pátio perto da Rodoviária.
ExcluirO melhor seria uma ligação subterrânea. Todos estes viadutos e pontos enfeiam a cidade e deixam passageiros a mercê de chuvas, temporais, fortes ventos ou calor extremo.
Excluir6 Km é o que falta para voltar a ter trem entre Raiz da Serra e Petrópolis. Parece pouco mas 6 Km colocando trilhos é mais difícil que 600 arrancando! Leiam foruns de ferrovia como o "trilhos do rio" que vocês vão saber... p ex. a Rio dóuro.
ResponderExcluirSonho com Metro e Trens integrados e não o "sistema cobrinha".
Destruir é sempre mais fácil do que construir!
ExcluirSinceramente não acho que a transferência da seção pavuna-BRoxo da supervia vá melhorar alguma coisa, o que vai acontecer é que a demanda atualmente recebida pela supervia vai ser passada ao metrô sem que haja nenhum aumento da oferta real na área. Se esse trecho for passado para o metrô deve-se considerar a reabertura da circular de São Matheus para que os trens que hoje vão para Belford Roxo continuem a captar passageiros na área através das estações em SJoão , eng. Belford e S Matheus e possivelmente em uma estação nova na rio do pau. Eu particularmente acho que seria melhor o metrô avançar além da Pavuna usando a faixa de domínio abandonada dessa circular até São mateus.
ResponderExcluirVictor, Metrô e Trem têm percursos diferentes e poderão distribuir o público de Belford Roxo em dois. Não acredito que todos vão para o metrô, pois além de mais caro, ele ficará lotado.
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