Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Obras na Rua Itacuruçá

O assíduo leitor Augusto Câncio nos enviou diversas fotos das obras da Estação Uruguai, mais precisamente da futura entrada pela Rua Itacuruçá. Estas fotos são de Novembro e mostra a estação já em estágio avançado.


Inauguração da Estação Uruguai em 2014

Será que precisaremos esperar 2014 para a inauguração da Estação Uruguai? Acho que dá para inaugurá-la no segundo semestre de 2013, já que as plataformas também estão em estágio avançado das obras.

As duas últimas fotos são desta semana.

18 comentários:

  1. Faltou nas fotos, em nossos sonhos, a máquina furando o caminho até a Gávea...

    ResponderExcluir
  2. Ja era para estar colocando a maquina TBM ai ,mas não , o governo nao planeja nada ,ai depois vai ter que abrir tudo de novo ,gastando mais nao sei quantos milhões pra colocar o TBM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Uma ali e outra na Gávea. Aliás, duas na Gávea, para perfurar em direção a Botafogo também.

      Excluir
    2. Eles já vão deixar alguns metros escavados em direção ao Méier. A máquina terá que entrar por ali. Até pq esta não é uma obra do estado e sim do Metrô Rio.

      Excluir
    3. Esta máquina TBM não é a que está vindo da Alemanha?

      Excluir
  3. Sim é essa mesmo. E quando terminarem as escavações da linha 1 / linha 4 até a Gávea, o TBM será virado em direção a Botafogo para a construção da “nova” linha até o Centro. Em tempo: não sei se estão sabendo mas já foi decidido que a estação Gávea será em dois níveis pois o GERJ não teria apresentado justificativa plausível para não construí-la ou construir em nível único. Ótimo! Resta saber se haverá tempo hábil até 2016 para concluí-la. Dúvido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George: 1) Sim, o TBM será usado para levar a Linha 4 até o Centro mas não será usado para escavar o trecho Uruguai - Gávea, pois ele não faz parte dos planos do atual governo.

      2) Eu ainda não li sobre uma decisão final da Estação Gávea. Nem sobre sua localização (parece que vai ser na PUC mas há especulação para que ela seja na Praça Santos Dumont), nem sobre quantos níveis ela terá. Aliás, nível não é o termo correto. A Estação Uruguai terá dois níveis mas apenas uma linha.

      Excluir
  4. Quando você diz que a estação Uruguai terá 2 níveis, você se refere ao mezanino das bilheterias, catracas e acessos + a plataforma de embarque e desembarque propriamente dito, não? Se considerarmos dessa forma, a estação Estácio possui 3 níveis. Sendo assim, foi determinado que a estação Gávea terá níveis separados para linhas independentes em um futuro próximo. Isso o que eu quis dizer. Também já foi confirmado que essa estação será realmente na PUC. Estação na Praça Santos Dumont pertencerá à expansão futura da linha 4 em direção ao Centro.
    Em tempo: ainda espero sinceramente que esta estação NÃO se chame Uruguai (até porque ela não será lá) e sim Tijuca ou Muda em último caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi George, acho difícil mudarem o nome da Estação Uruguai. Isso só vai acontecer se a associação de moradores da Tijuca se unirem e revindicarem. Quanto à Gávea, caso a estação seja mesmo construída na PUC, não acredito que farão outra estação na Praça Santos Dumont na linha em direção ao Centro. Eu considero a PUC longe da praça mas o governo não vê assim.

      Excluir
  5. Por mera falta de profissionalismo, esqueceram de construir o túnel até o final. E isso, é apenas o começo. Quem garante que eles não farão isso com a linha 4 na parte da Gávea, ou com o Jardim Oceânico, caso não dê tempo de construir até a olimpíada (no caso, isto aconteceria se houvesse greve por parte de quem está construindo ou de quem está planejando por simplesmente discordar do projeto. Este blog tem mais poder que se imagina. Basta fazer com que chegue nas pessoas certas e teremos mais apoio do que antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não esqueceram de fazer o túnel até a Rua Uruguai. Apenas convenceram o Sérgio Cabral de que não era necessário. A concessionária economizou e o povo se ferrou.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olha o que eu achei. Um relatório da OAS falando sobre suas obras, o quanto ja foi performado e qual a previsão de entrega. A Estação Uruguai, segundo o relatório de Jun/11 estava previsto pra março/13, depois nos relatorios de dez/11, mar/12 e jun/12 estava previsto para jun/13. E no relatório mais recente que achei, set/12, a obra está prevista para acabar em mai/13, ja tendo sido 87% executada...
    Esperar o relatório de dez/12 que deve ter uma previsão bem melhor, com mais de 90% da obra feita...

    http://ir.oas.com/oas/web/conteudo_en.asp?idioma=1&tipo=43444&conta=44&id=159651

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu o relatório de dezembro, e agora com 95% das obras concluídas e a previsão mantida para maio/13.

      Vamos ver quanto tempo o metrô leva para inaugurar a estação, após a entrega da OAS... será que já estará em funcionamento para a Copa das Confederações? não custa nada sonhar... hehehe

      Excluir
    2. Passei pela área e aquelas entradas de vidro horrorosas já estavam na calçada para serem instaldas.

      Excluir