Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Observando os Túneis do Metrô

Você já observou os túneis do metrô?

1ª Observação: Entre a Estação Glória e a Estação Catete, dá para ver algumas luzes no subsolo do túnel olhando pelo lado esquerdo de quem está indo para a Zona Sul. O que seria isso? É uma área técnica para uso de manutenção. Quando a Estação Glória era a estação final da linha 1 no sentido sul, 1979-1980, antes da extensão até a Estação Botafogo, os trens manobravam nesses AMVs (Aparelho de Mudança de Via, o popular "desvio"), e na linha de manobra, existe esse corredor que dá acesso por baixo dos trens para uso de mecânicos e técnicos da manutenção. Ou seja, estas luzes são de uma passagem utilizada apenas por técnicos do metrô e sua entrada é pela Estação Glória.

2ª Observação: Entre a Estação Cardeal Arco Verde e a Estação Botafogo é possível ver um círculo, que lembra uma praça. O que seria isso? É a chamada cava da Estação Morro de São João. No futuro, se decidirem por construir a estação, o tráfego entre a Estação Cardeal Arco Verde e a Estação Botafogo não precisará ser interrompido por causa desta cava.

10 comentários:

  1. Talvez tenha que parar um ou dois dias para reprogramar o piloto automático, mas possivelmente pode-se fazer de madrugada. Eu duvido, pois o metrô de São Paulo teve recentemente que fechar trechos em alguns domingos para modernização de linha. Se bem que até o dia em que fizerem isso no metrô do Rio, já deverá ser possível programar o piloto automático remotamente. Nesse dia, São Paulo já terá todas as linhas sem condutor, intervalos de 75 segundos e outras coisas que não sonhamos ver tão cedo por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Ah São Paulo ta investindo nisso mesmo , eu pelo menos acho estranho um metrô sem condutor , pra mim pelo menos não da segurança , uma coisa tbm que me chamou atenção nos projetos do metrô de São Paulo foi o Monotrilho , no começo eu achava que ele era ruim e tals até ler uma reportagem que dizia que o Monotrilho de SP terá a mesma capacidade do metrô convencional será o primeiro no mundo , mais essa linha de monotrilho de Sp no caso a linha 15 do metrô terá um papel de desafogar a linha 3 vermelha que é a mais lotada do mundo e sem contar o "metrôanel" que achei bem interessante a proposta uma linha que conecta todas as linhas de trem e metro em volta da cidade , a linha 6 do metrô de SP saíra mais barata que o previsto pois o governo só vai pagar os dias que a linha estiver em obras ... qual a próxima linha a ser construída no rio ? poderiamos baratear a linha só pagando o dia que ela estiver em obras seria uma boa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão de monotrilho ou metrô de superfície é que o público fica esposto a sol, chuva e vento. Prefiro tudo por baixo de terra.

      Excluir
  3. Off topic: hoje de manhã ouve mais um suicídio dentro do metrô, na Tijuca. :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria escrever sobre o mito dos suicidios no metrô mas nunca achei nada sobre isso no Rio. Nenhuma informação oficial.

      Excluir
  4. Prezados, existe uma lei federal que proíbe que suícidios sejam noticiados pela imprensa. Isso é para evitar que outras pessoas que estejam pensando em tal ideia sejam “encorajadas” a fazer o mesmo. Reparem que raramente um caso de suícidio é relatado na mídia. Mesmo sem estatísticas oficiais estes casos são um tanto frequentes no nosso metrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, desconhecia esta lei. Mas fazer uma matéria para o blog sem dados seria muito difícil.

      Excluir
  5. Em Paris há alguns anos começaram a ocorrer "suicídios acompanhados". Suicidas no metrô se jogavam na frente das composições e levavam junto que estivesse perto.
    Por isso em algumas estações do metrô parisiense foram instalados, separando a plataforma dos trens, vidros com portas que coincidem com as dos vagões, abrindo sincronizadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes vidros são caros. Ainda bem que são poucos assassinos na sociedade.

      Excluir