Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Entendendo a Estação Carioca - Parte 2

obras estacao cariocaA Estação Carioca é o assunto preferido de muitos que criticam a pequena malha metroviária do metrô fluminense. Por isso, ela mereceu um segundo post.


Visite, Pare, Olhe, Repare na Estação Carioca

Na próxima vez que você, leitor, estiver na Estação Carioca, reserve cinco minutos do seu tempo para olhar em volta. Repare que há um desnível após a plataforma da Linha 1. 

Neste desnível, você vê uma filial de uma faculdade. No centro deste espaço há o acesso à plataforma da Linha 2, que está fechado ao público. 


Acesso à Linha 2 Fechado por Parede Falsa

Olhando para a faculdade, caminhe para a sua esquerda e após passar pela faculdade, olhe para a direita. Você vê uma parede marrom, de alvenaria, feita com tijolo e cimento e coberta com pastilhas. Esta parede marrom cobre todo este andar e mantém fechada o acesso à plataforma da Linha 2.

Se um dia inaugurarem a plataforma subterrânea, esta parede terá que ser derrubada. Provavelmente em algum momento dos anos 1980, percebeu-se que a Linha 2 demoraria muito a chegar à Estação Carioca e por conta disso, preferiram fazer uma parede firme do que fechar o espaço com tapumes e paredes de gesso.


Acessos Diretos à Linha 2 Não Foram Concluídos

Os acessos diretos à Linha 2 não foram concluídos. Eles seriam construídos na Avenida Chile. Lembro que a Linha 2 passaria por debaixo da Linha 1 na transversal dela.

A Rio Trilhos me confirmou recentemente que apenas uma parte da plataforma da Linha 2 se encontra construída sob a Linha 1. Apenas alguns blocos foram construídos. Ou seja, ainda é necessário terminar a obra da plataforma. O ponto de encontro entre as linhas se dá na altura da Avenida Almirante Barroso. A Linha 2 percorreria por baixo da Avenida Chile e Praça da Cruz Vermelha.


Profundidade da Estação Carioca

A Linha 1 está aproximadamente oito metros abaixo do Largo da Carioca. A Linha 2 está cinco metros abaixo da Linha 1.

A primeira foto é de Jader Neves. A segunda é do sítio www.rioquepassou.com

As demais fotos são do blog e mostram o enorme espaço não utilizado que deveria servir de acesso à plataforma da Linha 2. Ali havia até um chafariz até 2011. Atrás destas paredes provisórias da faculdade, há uma parede de alvenaria fechando o acesso à plataforma não inaugurada da Linha 2.


Leia Mais

12 comentários:

  1. Vergonha alheia por esse metrô do Rio. Quando será que vão estender a linha 2 até as barcas, e acabar com essa coisa ridícula de transferência entre linhas 1 e 2 da central até botafogo??!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto César, só com novo governo. Não faz parte dos planos de Cabral e Pezão.

      Excluir
    2. Temos que votar direito nas próximas eleições.

      Excluir
    3. Garotinho, Cesar Maia? e cada ano que passa vai ficando para a próxima eleição...

      Excluir
    4. Vamos aguardar as propostas dos candidatos.

      Excluir
    5. A moda agora pra esses corruptos é BRT...

      Excluir
    6. É absurdo achar que BRT substitui metrô.

      Excluir
  2. Como fazer a linha 2 chegar até Belford Roxo? Compartilhando os trilhos com a Supervia ou fazendo estações aéreas até o terminal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samir, o projeto de metrô seria de superfície, como grande parte da linha 2 e não usaria os trilhos da Supervia. Seriam trilhos e estações paralelas, tais como temos em Maracanã e Triagem.

      Excluir