Páginas

terça-feira, 9 de julho de 2013

Próxima Parada: Estação Uruguai

estacao uruguai prontaA Estação Uruguai está pronta. Ou quase. A OAS, construtora responsável pela obra, já a entregou à concessionária Metrô Rio.


Faltam Placas de Sinalização

A estação ainda não tem as placas de sinalização, as televisões de led com as informações sobre os trens, as câmeras de vigilância e espaços para outdoors e mapas.

Além disso, falta também desobstruir as saídas que foram deixadas bloqueadas já que a estação ainda não está aberta ao público.


Trens Não Foram Testados

Outro detalhe é que não se tem notícia de testes com trens no local. Ou seja, a concessionária deveria precisar de pelo menos um mês testando a chegada e partida dos trens a partir da Estação Uruguai antes de abrí-la ao fluxo de passageiros.

Num comunicado oficial da concessionária Metrô Rio, a inauguração da Estação Uruguai foi antecipada para março de 2014. Não é necessário esperar tanto tempo. Mas em 2014 teremos eleições. Será que a demora está relacionada com as eleições do ano que vem?


Estação no lugar errado e pequena

A Estação Uruguai foi construída onde ficava o antigo pátio de manobras do metrô na Zona Norte. O popular "Rabicho da Tijuca" deu lugar à Estação Uruguai. No entanto, a Estação Uruguai foi originalmente prevista pela Rio Trilhos nos anos 1960 e 1970 para ficar sob a Rua Uruguai. Fazia sentido, não é? No entanto, estes acordos entre concessionária e Governo Estadual fez com que a concessionária Metrô Rio construísse a Estação Uruguai sem escavar os 150 metros que faltavam para que a Estação Uruguai ficasse na Rua Uruguai. Então, a Estação Uruguai não ficará na Rua Uruguai e foi construída onde havia o buraco do então pátio de manobras. A concessionária então economizou muito dinheiro e nós cariocas pagaremos a vida inteira por isso.


Três Linhas de Metrô Poderiam Passar pela Estação Uruguai

Outra questão importante é que a Estação Uruguai deveria receber três linhas de metrô, mas foi construída da forma mais barata possível com apenas uma plataforma que receberá apenas os trens da Linha 1. A Estação Uruguai deveria receber os trens vindos da Gávea, do Méier e de Muda & Usina. Infelizmente, com apenas uma plataforma, o Governo terá que optar se a Linha 1 vai para o Méier ou se vai fechar seu anel com a Gávea. Ao que tudo indica, vai para o Méier. A estação já está em curva apontada para a Zona Norte.

28 comentários:

  1. Olá. Tá na cara que o GERJ pediu à concessionária para deixar a inauguração pra 2014 por causa das eleições. Ainda terão a cara-de-pau de dizer que a obra foi um marco de execução por estar sendo entregue antes do prazo e tal. Nada me tira da cabeça que aquele prazo de entrega inicial (dezembro/2014) devia ser para a obra “completa”: estação sob a Rua Uruguai, com escavação do que faltava para tal e provavelmente uma estação maior para receber a linha para o Méier. Esta, aliás, creio não sairá por algum motivo que o GERJ e a concessionária ainda vão inventar. Quero muito “queimar a língua”, mas...

    ResponderExcluir
  2. Miguel, não há curva possível para que os trens saiam da altura da rua Itacuruçá em direção ao Méier. Só se demolirem meio quarteirão na rua Uruguai. Então é provável que - Deus queira! - os trilhos sigam para a Usina e de lá para a Gávea.

    A estação SANS PENA é que deveria dar origem a mais uma linha. Ela tem três plataformas de uma delas poderia partir uma linha por debaixo das ruas Almirante Cochrane e Mariz e Barros em direção ao centro, aliviando - E MUITO! - o aperto na Linha 1 em direção a Tijuca, bairro absurdamente (mal) servido por apenas uma linha, quando na verdade deveriam ter pelo menos 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, nada é impossível. Basta fazer o túnel do metrô ainda mais fundo e ou fazer traçados mais longos. O objetivo do atual Governo é levar a Linha 1 para o Méier e seu traçado já está estudado e aprovado. É rezar para não sair do papel.

      Excluir
    2. Cara, geologicamente é muito difícil - não vou dizer impossível - cavar um túnel embaixo de um prédio sem comprometer sua estrutura e sua estabilidade. Prédios com 10 antares, ou cerca de 30 metros, têm fundações de mais de 10 metros de profundidade. A linha precisaria passar por mais de 50 metros abaixo. Por isso mesmo a estação Ipanema / Gal. Osório não pode seguir pela praça e sim parar embaixo do morro. Caso contrário, todo um quarterão deveria ser desapropriado - e talvez demolido. Infelizmente, hoje, é muito difícil seguir um traçado descente no Rio de Janeiro porque, além do terreno acidentado e em muitos locais arenoso (Barra), há muitas construções altas com fundações profundíssimas. O certo é passar por baixo de ruas e avenidas (e curvas em praças, quando é possível, como se está fazendo na N. S. da Paz).

      Excluir
    3. Você tem razão, Rafael. É possível mas fica muito mais difícil. O problema que vejo é que este governo não está muito interessado nesta ligação Gávea-Uruguai. Talvez um futuro governo possa consertar este erro. Nem que seja fechar por um ano a estação para rever esta curva. Realmente não sei mas uma gambiarra é possível de ser feita.

      Excluir
  3. Deveríamos fazer uma manifestação a respeito disso.
    A localização errada, falta de plataformas já nao tem muito jeito, mas que pelo menos abram essa porcaria logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A desculpa esfarrapada da concessionária é que ainda não compraram as escadas rolantes e os elevadores para inaugurar a estação....

      Excluir
  4. Prezado Miguel, me permita um comentário, pois gostaria de acrescentar um detalhe que considero tão ou mais importante do que o fato mencionado da estação não ter dois andares e já estar posicionada para o Méier, que é o seguinte: com a construção realizada em um local "equivocado", o pátio onde deveriam ficar estacionados pelo menos 12 trens de seis carros, aguardando a injeção nos horários de pico e de estacionamento nos horários de vale, eles jogaram pelo ralo a possibilidade de redução do intervalo entre trens a partir da Estação Sãens Pena que poderia ser de 90 segundos......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas William, com a operação alternada no trecho Central-Botafogo, quando você esperava que isso fosse acontecer? Esqueçamos isso! Só será possível com o desmonte dessa aberração, e o fechamento da linha 1 em círculo.

      Excluir
    2. Você está coberto de razão, William.

      Excluir
    3. Flávio, a coisa tende a melhorar se construírem o resto da Linha 2. Outra possibilidade de consertar este erro dos intervalos de trens é se fizerem a ligação Gávea - Uruguai, criar um espaço para manobras e injeções de trens após a Estação Uruguai.

      Excluir
  5. ótimo post!
    contudo, fiquei com dúvida em uma coisa: a estação uruguai não seguirá então para a saens pena? Não entendi a relação dela com o méier/ e muda/usina já que essa última nem estação tem.
    obrigada e desculpa a dificuldade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat, a linha 1 não terá mais como terminal a estação Saens Peña, e sim a estação Uruguai. A partir daí discute-se o destino da linha 1. Estendê-la até o Méier pelo Andaraí, Grajaú, Engenho Novo e Lins; Continuar por baixo da Conde de Bonfim até a Usina; Ou furar o Maciço da Tijuca, rumo à Estação Gávea, fechando a Linha 1 em anel. Pessoalmente, e considerando que a estação Uruguai é pequena, julgo o melhor caminho construir uma estação na Muda grande o bastante para as linha 1 e uma para o Méier, e a partir dessa estação a Linha 1 seguir para a Gávea.

      Excluir
    2. A Estação Uruguai é extensão da Linha 1. Méier + Muda/Usina + Gávea são projetos de expansão após a Estação Uruguai.

      Excluir
    3. Não seria mais interessante se a L1 terminasse na Muda ou Usina e houvesse uma outra linha Gávea-Méier cruzando a Uruguai?

      Excluir
    4. Sinceramente não sei qual seria a mais eficiente. Gosto muito do sistema metroviário de Moscou onde a Linha 1 é completamente circular e distribui seu fluxo de passageiros para todas as outras linhas. A Linha 1 do metrô fluminense poderia ser assim. Por conta do que já está construído e pelo que está em construção também acho que seja a maneira mais rápida de se ter a Linha 1 circular. De qualquer maneira, em ambas as hipóteses, será preciso construir mais plataformas na Estação Uruguai.

      Excluir
    5. Celso, isso seria péssimo! A linha 1 não comporta mais ninguém! Em nenhum dos sentidos. O ideal é uma linha do Méier para o centro, com estações de interseção para transferência para as outras linhas. A Central poderia ser essa estação (com outra plataforma). Aliás, é um absurdo haver apenas uma linha indo para o centro! OK, a linha 2 agora vai, mas é um trilho só. Veja esse post:

      http://claroquepoggi.blogspot.com/2013/04/metro-dos-sonhos-do-rio-1o-de-abril.html

      Excluir
    6. Rafael, pois eh...algumas estações do metrô deveriam receber mais de uma linha. São os casos de Irajá, Central, Uruguai, Botafogo, Gávea, Carioca, ....

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eleições?! #CriseDeRiso Havia me esquecido deste detalhe... Mas é claro que sim, afinal, há um tempo pré-determinado para as propagandas políticas, ou seja, não poderão ocorrer em meados de agosto ou setembro, que façamos em março mesmo. Agora, se levarem o traçado para o Méier, aí sim, desandará de vez...

    ResponderExcluir