Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

4º Projeto de Cabral para a Linha 3 Acabará com Metrô

Sérgio Cabral odeia o metrô! Ele pode até negar isso mas suas ações correspondem exatamente ao contrário.

Em relação à Linha 3, ele promete fazê-la desde seu primeiro mandato. Já até recebeu parte da verba da União para isso, mas suspeitas de superfaturamento impediram a obra de começar. O Governo primeiro se manteve fiel ao projeto original de ligar Itaboraí a São Gonçalo e a Niterói. Depois cortou parte das estações. Voltou atrás mais uma vez. Mas esta semana anunciou um plano bizarro de se construir monotrilhos em vez da Linha 3 do Metrô.


Protestos contra o Projeto

Com tantos protestos no país desde maio, este blog vai apoiar toda e qualquer manifestação pacífica contra esta loucura do Governador de transformar a Linha 3 em monotrilho. A população destas cidades precisa se deslocar diariamente até o trabalho. Não estamos na Disney para passear me monotrilhos!


Os 8 Erros do Governador que Destruíram o Metrô em menos de 8 anos de Governo

  1. Construiu a Estação General Osório no local errado para evitar desapropriações na Zona Sul.
  2. Em vez de concluir a Linha 2 com as construções da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca, optou por construir a Linha 1A através da inútil Estação Cidade Nova.
  3. Sem concluir a Linha 2, não pôde estendê-la até a futura Estação Belford Roxo.
  4. Abandonou o projeto de conclusão da Estação Morro de São João.
  5. Decidiu construir uma segunda Estação General Osório, desta vez, no lugar certo.
  6. Cancelou o projeto original e licitado da Linha 4 indo contra a grande maioria dos especialistas para fazer sua própria Linha 4, que nada mais é do que o esticamento das Linhas 1 e 2 até a Zona Oeste.
  7. Não construiu a Linha 3 e quer transformá-la em monotrilho, em vez de metrô.
  8. A Estação Uruguai foi construída a 150 metros da Rua Uruguai, onde originalmente foi planejada.

16 comentários:

  1. Se for para atravessar a baía futuramente, monotrilho é péssima ideia...

    ResponderExcluir
  2. Acho que nem é questão de não estarmos na Disney, é questão mesmo que o monotrilho só funciona em cidades onde o transporte público não é sobrecarregado, como Tóquio e Jacarta. O monotrilho tem uma capacidade de transporte que nem se compara à de um metrô, um verdadeiro transporte de massa. Mas Miguel, será que nem um desses daria vazão?

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/40/Mono-shibaura.jpg/800px-Mono-shibaura.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, Tóquio tem 13 linhas de metrô que dividem bem a população. Shibuya, entre trens, linhas comuns de metrô e linhas expressas de metrô recebe cinco linhas, em sete direções diferentes. É claro que se fez um trem menor para uma das linhas de menor apelo. Não é o caso da Linha 3 do Rio, que se sair do papel, precisa receber muita, muita, muita gente!

      Excluir
    2. Verdade Miguel, o monotrilho, nesse caso, dá pra perceber que é um simples complemento do sistema. Se fizerem realmente um monotrilho em Niterói e São Gonçalo, acho que podem até ocorrer acidentes, além de muitos transtornos, devido à inevitável superlotação. Na minha opinião eles só querem fazer isso mesmo porque vai sair mais barato do que um metrô de verdade.

      Excluir
  3. Sem contar que até ano passado, todas as vezes que se falava em L3, era sempre a ligação entre Niterói e São Gonçalo apenas. Agora, num dos mais recentes surtos de insanidade do Cabral, ele rebaixou o sistema ao monotrilho e ainda inventou de fazer a ligação com Itaboraí... Alguém já viu a quantidade de prédios que está sendo erguida em Itaboraí? A população da cidade vai crescer vertiginosamente nos próximos anos, principalmente com a entrada em operação do Comperj. E São Gonçalo, que já superou oficialmente a marca de 1 milhão de habitantes, é uma cidade extremamente horizontal, onde cada vez mais casas dão lugar a prédios. Há ainda, de acordo com imobiliárias, uma grande especulação acontecendo na cidade, onde construtoras já possuem diversos terrenos e estão apenas aguardando a confrmação das obras da L3 para fazerem lançamentos.

    Então, o Leste Fluminense deverá crescer muito e o monotrilho será como a TransOeste: já nascerá sobrecarregada e ainda vão afirmar que, por isso, "será um sucesso!" ou que "a população abraçou o monotrilho...". Patético...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Eduardo. Você tem toda razão. A Linha 3 ganha cada vez mais importância para esta região.

      Excluir
    2. Não é mais uma questão de importância, é uma questão de urgência e necessidade.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Moro perto da Estação Uruguai, e da Rua Uruguai, e posso afirmar: O problema não é a distância das duas, que é muito pequena. O problema é que ninguém tira da minha cabeça que a obra foi ATRASADA.
    Anunciaram a estação Uruguai ao mesmo tempo que anunciaram o metrô da barra. As duas obras começaram ao mesmo tempo.
    A obra da estação Uruguai consiste em fazer apenas UMA estação, e utilizar um espaço que já estava escavado, até onde eu sei (antigo estacionamento subterrâneo) para tal. Já a obra do Metrô da barra consiste em fazer um túneo gigante, de ipanema a barra, passando por baixo de morro, indo em direção à Alvorada, e instalando uma penca de estações.
    Como eles tem a cara de pau de terminar as duas obras ao mesmo tempo, em ano eleitoral, sendo a obra da estação Uruguai mil vezes menor??
    Me fazem perder 15 minutos da minha vida caminhando até a estação Saens Pena. Tenho pena de quem depende do metrô pra ir trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rique eu concordo com você. A Estação Uruguai está pronta e será inaugurada em 2014. A Linha 4 será inaugurada em 2015, cerca de 21 meses depois.

      Excluir
  6. Essa linha do "metro" nascerá defasada, superlotada e incoerente com a realidade (assim como certos BRTs...). Estão tapando o sol com a peneira, fazendo BRT e MONOTRILHO (!!!!) ao invés de metrô! É revoltante isso... Cabral não aprende? Ninguém vai aprender? É tão simples isso! Até quando vai durar isso de tentar substituir algo (Metrô) por coisas insubstituíveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é permitido se não for desculpas, mas aqui está um abaixo assinado contra o Monotrilho: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoAssinar.aspx?pi=MetroRio

      Excluir