Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mapa da Expansão Gávea - Carioca

Mapa da Expansão Gávea - Carioca
O Governador Pezão licitou o estudo da expansão da Linha 4. Segundo projeto apresentado, a Linha 4 terá a Estação Gávea, a Estação Jóquei, a Estação Jardim Botânico, a Estação Humaitá, a Estação Largo dos Leões, a Estação Dona Marta, a Estação Laranjeiras, a Estação Santa Teresa e a Estação Carioca.


Estação Gávea

A Estação Gávea sendo construída e será inaugurada em 2016. Ela terá duas plataformas. Uma da Linha 1 para a futura ligação Estação Gávea - Estação Uruguai; e outra para a Linha 4 para a ligação Estação São Conrado - Estação Jóquei.


Estação Jóquei

A Estação Jóquei ficará na Praça Santos Dumont, na Gávea. Sua ligação com a Estação Gávea não será feita por tatuzão. Quando o tatuzão chegar à Estação Gávea, ele será desmontado e remontado no túnel na saída da Estação Jóquei.


Estação Jardim Botânico

A Estação Jardim Botânico ainda não tem localização definida mas ficará em algum lugar entre o Hospital da Lagoa e o Parque Lage. O túnel entre a Estação Jóquei e a Estação Jardim Botânico poderá ser feito sob a Rua Jardim Botânico ou sob o prado do Jockey Club Brasileiro.


Estação Humaitá

O local preferido pelas autoridades construírem a Estação Humaitá é no terreno do antigo posto Petrobrás, onde está sendo construída a expansão do Espaço Cultural Sérgio Porto.


Estação Largo dos Leões

A Estação Largo dos Leões será construída na praça. O local é de importante acesso aos hospitais e clínicas da região, além da Cobal do Humaitá. Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Dona Marta, já que uma é muito próxima da outra.


Estação Dona Marta

A Estação Dona Marta, no nosso ponto de vista, pode ser descartada, caso construam a Estação Largo dos Leões, já que uma é muito próxima da outra. A previsão é que ela fique na entrada do morro Dona Marta. Uma das duas estações deveria ser substituída por uma parada numa nova plataforma subterrânea da Estação Botafogo.


Estação Laranjeiras

Por baixo da montanha, o metrô faz uma curva e chega ao bairro de Laranjeiras. A localização da Estação Laranjeiras será entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Soares Cabral.


Estação Santa Teresa

A Estação Santa Teresa é a mais bizarra de todas prevê 17 escadas rolantes para quem quiser embarcar ou desembarcar no Largo dos Guimarães. Parece que o estado segue competindo com a prefeitura, já que os bondes deverão ser municipalizados. Seria mais prudente construir uma estação na Rua do Riachuelo, já que os bondes saem de Santa Teresa em direção à Estação Carioca.


Estação Carioca

Há diversos projetos para a chegada do metrô na Estação Carioca. O melhor projeto é a construção de uma terceira plataforma sob o Largo da Carioca, que não prejudique uma futura expansão da Linha 2.


Centro de Manutenção

O Centro de Manutenção de Maria da Graça deverá ser construído já que o atual centro de manutenção não vai suportar os novos trens a serem comprados para operar nesta expansão.
 

Futuro

  • A Linha 4 poderá seguir em direção ao Porto do Rio de Janeiro após 2020.
  • O tatuzão será desmontado na plataforma da Linha 4 na Estação Carioca e remontado na plataforma da Linha 2 da Estação Carioca para que seja construído o trecho Estação Carioca - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Catumbi - Estação Estácio.

14 comentários:

  1. a estação santa tereza seria a primeira lambança pós-cabral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luan! O Pezão aprendeu direitinho com seu mestre.

      Excluir
    2. só falta ele reaproveitar a plataforma da linha 2 da carioca kkk

      Excluir
    3. Pelo projeto, o término da Linha 2 começaria quando o tatuzão chegar na Carioca.

      Excluir
  2. O Pezão já licitou os estudos para a obra?Não sabia mas gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi publicada no DO a licitação dos estudos técnicos. Os estudos conceituais já foram publicados.

      Excluir
  3. Pensei que ele tinha aberto os estudos apenas para a expansão do trecho Jardim Oceânico-Alvorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão em fase de elaboração os estudos conceituais de expansões para o Recreio e para o Méier.

      Pedro, não se preocupe, pois nada disso vai sair do papel. O estado está quebrado e esta Linha 4 que estão fazendo dificilmente ficará pronta antes de 2017.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente metro em Santa Teresa não faz o menor sentido.
    Acho que o final desse projeto deveria ser atualizado: a linha 4 poderia seguir em direção ao porto. Mas isso seria sonhar que as instancias trabalhem em conjunto.
    Gostei da notícia e da abordagem. Você teria links para as publicações no DOU? Gostaria de ver o edital de licitação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho links. A Linha 4 não vai terminar na Carioca. Mas o Pezão, se eleito (toc toc toc) pretende construir até a Carioca até 2020.

      Excluir
  6. É certo ter a estação de trem no Jardim Botânico?

    ResponderExcluir