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segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cronologia do Lote 29

A cronologia do que foi feito ano a ano para a conclusão da Linha 2, o conhecido Lote 29.


Cronograma do Lote 29

1968

Primeiro mapa do metrô do Rio de Janeiro mostra a Linha 2 entre a Estação Belford Roxo e a Estação Praça Araribóia. O lote 29 seria composto pelo seguinte trecho: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

Anos 1970

O metrô decide substituir a Estação Catumbi pela Estação Praça XV. O novo trecho da Linha 2 no Centro passa a ser: Estação Estácio - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV.

1987

Metrô define as estações restantes da Linha 2: Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. O tatuzão (shield) escavará entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha. O restante do trecho será feito pelo método cut and cover.

1988

Início da construção do túnel da linha 2 no Estácio, em direção à Estação Carioca (Lote 29). No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV foram iniciados os serviços preliminares de instalação de canteiros de obras e implantação de desvios de tráfegos; e a montagem do shield (tatuzão) no trecho Estação Estácio – Estação Praça da Cruz Vermelha, cujo início da operação estava previsto para fevereiro de 1989.

1989

A obra na Estação Praça da Cruz Vermelha foi iniciada, com a execução do remanejamento da rede de serviços públicos, logo depois paralisada. No Estácio o tatuzão da construtora Camargo Corrêa estava pronto para iniciar os trabalhos de escavação da expansão da Linha 2, quando as obras foram suspensas. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da Linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Estação Estácio - Estação Praça XV, as obras se desenvolveram em 3 frentes, tendo sido realizados serviços de remanejamento da rede de serviços públicos, a cravação de perfis metálicos, e a conclusão do poço de partida do equipamento shield, no Estácio.

1990

No trecho Estácio - Carioca foram concluídas as obras de reforço do túnel NATM, junto ao Hospital da Polícia Militar. Apenas 12 metros de túnel foram escavados entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha.

1992

Tapumes são retirados da Praça da Cruz Vermelha e da Avenida Mem de Sá.

1999

Governador anuncia intenção de levar a Linha 2 até a Estação Carioca.

2000

Mapa do Metrô Rio divulga Linha 2 com linhas pontilhadas entre Estácio - Praça da Cruz Vermelha e Carioca.

2003

Sérgio Cabral é eleito Governador prometendo terminar a Linha 2.

2006

Metrô Rio divulga planejamento das expansões. A Linha 2 ganharia o trecho Estácio - Praça XV via Praça da Cruz Vermelha e Carioca.

2007

Metrô Rio divulga mapa de como seria a rede metroviária com as novas expansões previstas até 2009. A conclusão da Linha 2 estava lá.

2009

Em vez de terminar a Linha 2, o Governador Sérgio Cabral decide construir a Linha 1A colocando os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. A Linha 1A foi inaugurada no final do ano.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Novo Nome para Estação em São Conrado do Metrô do Rio de Janeiro

Novo Nome para Estação em São Conrado
A Estação São Conrado se chamará a partir de agora Estação São Conrado / Rocinha.

Uma pena que São Conrado ganhará apenas uma estação de metrô. Num bairro comprido como este, uma grande parte do bairro se quiser pegar metrô terá que usar ônibus.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cronologia da Estação Morro de São João

A Estação Morro de São João ainda não foi totalmente construída. Vamos cobrar sua inauguração dos candidatos a governador. Vamos ver seu cronograma.


Cronograma da Estação Morro de São João

Anos 1970

O projeto da Linha 1 do metrô fluminense é definido e o bairro de Botafogo seria atendido por duas estações de metrô: a Estação Botafogo, localizada na Marquês de Abrantes, e a Estação Mourisco, localizada na quadra da escola de samba São Clemente.

1981

A Companhia do Metropolitano renomeia a Estação Mourisco para Estação Botafogo. A Estação Marquês de Abrantes não é construída, pois ela foi considerada muito próxima da Estação Flamengo. A Estação Botafogo é inaugurada. O metrô fica com o terreno na Rua Marquês de Abrantes e também possui um terreno na Rua Álvaro Ramos.

1987

A Companhia do Metropolitano elabora o Estudo Preliminar de Expansão do Metrô para
Copacabana, onde também é analisada a implantação de uma estação sob o Morro de São João, atendendo ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a construtora CBPO apresenta o relatório Planejamento Básico – Projeto Metrô Copacabana, da expansão do Metrô de Botafogo até a Praça General Osório, com cronogramas e planos de obras. O contrato de construção de obras civis é firmado com a construtora Andrade Gutierrez S.A., através do contrato 1027/87.

1988

São realizados estudos de viabilidade para implantação da Estação Fazenda Botafogo, localizada entre Coelho Neto e Acari, e Estação Morro de São João, situada sob o Morro de São João em Botafogo.

1988

A Promon Engenharia elabora um estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano a Companhia do Metropolitano elabora um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.

1989

A Brascan, dona do Centro Comercial Rio Sul, negociou com o estado a construção da Estação Morro de São João. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Botafogo - General Osório as obras foram atacadas em 7 frentes distintas, destacando-se a extração de 90 mil m³ de rocha e a concretagem de 10 mil m³.

1990

O estudo é complementado pela mesma equipe da Companhia.

1994

Centro Comercial Rio Sul negocia com o estado a construção da estação, após o estado ter desistido da obra por motivo de economia.

1995

Novo estudo foi feito para a construção da Estação Morro de São João. Não houve acordo entre Brascan e Estado para a construção da estação e o metrô foi direto para Copacabana. No entanto, o esqueleto da Estação Morro de São João foi feito. Ao andar no metrô, é possível ver as plataformas e os buracos de acesso à mesma.

1997

Em 25 de setembro de 1997, moradores de Botafogo, munidos de tochas, realizam protesto a favor da construção de nova estação na rua Álvaro Ramos, promessa do Governo do Estado.

1998

O trajeto Estação Morro de São João - Estação Jardim Oceânico, parte da Linha 4, é licitado. A Estação Morro de São João receberia trens da Linha 1 e da Linha 4.

2007

O estado renova a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passa a ter a opção de construir a Estação Morro de São João. Não há obrigação.

2009

Abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas é entregue ao Governo do Estado. A Brascan anuncia que construiria a Estação Morro de Sâo João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerne desenha como ficarão as passarelas subterrâneas que ligarão o centro comercial à estação.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Metrô de Brasília (DF)

frota metrô brasilia
Chegou a hora de falarmos do Metrô de Brasília (DF), que foi inaugurado em 2001.
mapa metro brasilia
O Metrô de Brasília (DF) é o segundo maior do país, perdendo apenas para o de São Paulo. Ele abrange os municípios de Ceilândia, Águas Claras e Taguatinga, Samambaia, Guará e corta o Distrito Federal.

Ao todo são duas linhas, 27 estações e 42,38 quilômetros de extensão. As duas linhas compartilham um trecho inicial de 19,19 quilômetros e depois se bifurcam em Y.

A Linha 1 deve ganhar mais duas estações, que já foram licitadas.

O Metrô de Brasília já tem outras três estações prontas que ainda não entraram em funcionamento e está construindo outras cinco.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 18 de junho de 2014.
  • Ele foi atualizado em 11 de maio de 2024.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estação Carioca Linha 4

metro rio linha 4 carioca
O projeto da plataforma da Linha 4 na Estação Carioca levou em consideração a possibilidade de baldeação entre as Linhas 1 e 2. Ou seja, o projeto não interferiu nas plataformas já existentes destas outras duas linhas.

O mapa ao lado mostra quatro possíveis localizações para esta plataforma da Linha 4 sendo que ela seria totalmente interligada à estrutura já existente da atual Estação Carioca.



mapa estacao carioca linha 4

Linha 4 Pode Ter Expansão

Apesar do projeto conceitual terminar a Linha 4 na Estação Carioca, não se trata de seu fim definitivo. O projeto deixa claro a possibilidade de extensões a serem definidas por futuros governos. As duas mais aceitas são em direção ao porto e em direção à Praça da Cruz Vermelha.

Segundo o projeto conceitual também, uma vez o tatuzão chegando à plataforma da Linha 4 na Estação Carioca, ele seria desmontado e remontado na plataforma da Linha 2 e aí seriam construídas a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca, a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Catumbi e o túnel terminaria na plataforma da Linha 2 na Estação Estácio.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Estação Santa Teresa

Estação Santa Teresa
Após a Estação Laranjeiras o traçado deste projeto segue pelo maciço rochoso. A Estação Santa Teresa ficará dentro da rocha. No entanto, sua entrada será através do Largo do Curvelo. O passageiro descerá até a plataforma da estação através de 17 lances de escada rolante.


Bondes Alimentam Santa Teresa

Como Santa Teresa já é alimentado pelo sistema de bondes que têm como estação final a Estação Carioca, é totalmente desnecessária esta estação.

Se fosse para construir uma estação intermediária entre a Estação Laranjeiras e a Estação Carioca do metrô, que fizessem uma Estação Riachuelo.
Estação Santa Teresa projeto

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estação Laranjeiras

Estação Laranjeiras
A melhor opção encontrada para a Estação Laranjeiras é na antiga sede da IESA, ao lado da Rua das Laranjeiras e do Fluminense Football Club.

O projeto prevê que os trens cheguem à Estação Laranjeiras através da Estação Dona Marta. Entre elas, deveria haver uma parada na Praia de Botafogo, seja na Estação Botafogo, seja na Estação Morro de São João para permitir a baldeação entre linhas.

sábado, 7 de junho de 2014

Estação Dona Marta

Estação Dona Marta
A Estação Dona Marta é mais uma estação planejada para o bairro de Botafogo.

No entanto, ela é muito próxima da Estação Largo dos Leões. Uma das duas deveria não ser construída.

Melhor seria que a Linha 4 fosse até a Estação Botafogo ou a Estação Morro de São João e dali sim seguisse para a Estação Laranjeiras.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estação Largo dos Leões

Estação Largo dos Leões
A Estação Largo dos Leões foi pensada para atender não somente moradores mas também a população que freqüenta a Cobal, clínicas, hospitais e comércio da região.

Sua construção seguirá o túnel da Rua Humaitá até o Largo dos Leões. O canteiro de obras ficará na mesma praça para minimizar o impacto no trânsito.

A Estação Largo dos Leões fica muito próxima à planejada Estação Dona Marta. Uma das duas deveria ser substituída pela Estação Botafogo, que recebe atualmente apenas os trens da Linha 1, e poderia receber em seu subsolo trens da Linha 4.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Estação Humaitá

Estação Humaitá
Pelo projeto conceitual da Rio Trilhos, o metrô chegará da Estação Jardim Botânico à Estação Humaitá pelo eixo sob a Rua Jardim Botânico. É a alternativa estudada que menos interfere nos terrenos particulares e será a continuação da escavação até a Jardim Botânico que também seguirá sob a mesma rua.

Duas entradas da estação ficarão na Rua Humaitá e a maior no Espaço Cultural Sérgio Porto.

A previsão de inauguração desta estação é 2020.