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segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estação Carioca Linha 4

metro rio linha 4 carioca
O projeto da plataforma da Linha 4 na Estação Carioca levou em consideração a possibilidade de baldeação entre as Linhas 1 e 2. Ou seja, o projeto não interferiu nas plataformas já existentes destas outras duas linhas.

O mapa ao lado mostra quatro possíveis localizações para esta plataforma da Linha 4 sendo que ela seria totalmente interligada à estrutura já existente da atual Estação Carioca.



mapa estacao carioca linha 4

Linha 4 Pode Ter Expansão

Apesar do projeto conceitual terminar a Linha 4 na Estação Carioca, não se trata de seu fim definitivo. O projeto deixa claro a possibilidade de extensões a serem definidas por futuros governos. As duas mais aceitas são em direção ao porto e em direção à Praça da Cruz Vermelha.

Segundo o projeto conceitual também, uma vez o tatuzão chegando à plataforma da Linha 4 na Estação Carioca, ele seria desmontado e remontado na plataforma da Linha 2 e aí seriam construídas a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca, a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Catumbi e o túnel terminaria na plataforma da Linha 2 na Estação Estácio.

19 comentários:

  1. Pelo que eu li no rascunho do projeto, a opção B é a preferida do governo, por dar a opção de levar a linha até o porto e reutilizar a TBM na linha 2 sem desmontar (vide a curva verde um pouco antes da estação, eles pretendem fazâ-la com a TBM).

    As outras opções inviabilizam a extensão da linha (eles falam que é perigoso passar por baixo da carioca atual por que não tem muitas informações sobre a sua estrutura) e obrigam a desmontar a TBM pra fazer o lote 29.

    Apesar de achar que o próximo governo (mesmo que seja o pezão) deveria começar imediatamente o lote 29, acho que a construção usando TBM deve demorar dois anos em processo de compra da máquina e mais dois ou três anos de obras, e usando os métodos antigos deve ser inviável. Acho que o lote 29 só sai em 2023 mesmo...

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    1. Oi Vinícius: primeiro precisamos considerar que as obras atuais estão muito atrasadas. Acredito que até a Olimpíada apenas o trecho São Conrado - Jardim Oceânico ficará pronto.

      Teoricamente, a Linha 4 original será construída entre 2016 e 2020; o Lote 29 entre 2020 e 2024; e a Linha 4 da Carioca para o porto entre 2024 e 2028. Isso, se nada atrasar e se a política não mudar.

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    2. Acho que o problema de se passar com a linha 4 sob a Carioca está mais ligado à qualidade do solo do que com a falta de informação sobre a estrutura da atual estação.
      É que muito antigamente, no local do atual largo da Carioca havia uma lagoa, a Lagoa de Santo Antonio. Para drená-la, os monges do Mosteiro de Santo Antonio abriram uma vala até a Praça Mauá por onde hoje é a Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala).
      Portanto, o problema técnico seria um solo muito encharcado, com lençol freático relativamente alto.
      A opção B, com a estação sob o atual estacionamento da Catedral Metropolitana poderia evitar essa rota, num eventual prosseguimento, passando sob o morro de Santo Antonio em direção à Praça Tiradentes e daí para o Porto pela Av. Passo e Rua Camerino.

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  2. Segundo governador Luiz Fernando Pezão, o edital para a Linha 4 e atualização da Linha 2 até a Carioca já está pronto para ser encaminhado.

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    1. Só saiu até o momento o projeto conceitual, que publiquei aqui no blog.

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  3. Interessante. Espero que o próximo governador resolva botar o metrô pra frente. A Linha 4 poderia depois, seguindo o traçado B, passar pelo porto chegando à Rodoviária Novo Rio, não?

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  4. Infelizmente, o projeto analisa poucas possibilidades de traçado, não avalia possibilidade de integração com a Linha 1 em Botafogo e só uma das alternativas propostas passa na Central do Brasil (e de forma bem esdrúxula).

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    1. Pois é. Eu defendo que a Linha 4 vá até a Central (e não à Carioca), via Cruz Vermelha (Linha 2 ali). De lá, talvez fazer uma curva em direção à Rodoviária. É-me bem claro que o gargalo existente na Central justifica isso.

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    2. Rodrigo, é o estudo conceitual, preliminar. Tomara que alterem. Acho fundamental uma parada na Praia de Botafogo, seja na Estação Botafogo, seja na Estação Morro de São João.

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    3. Oi Celso, não há previsão disso. Eu acho que eles poderiam abolir a idéia da Estação Santa Teresa e substituí-la por uma Estação Riachuelo e depois Carioca. A Estação Rodoviária é uma estação prevista para a Linha 5.

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  5. Estação Santa Tereza é a coisa mais absurda que eu já li sobre o metrô Rio, mais até que a Linha 1-A, rsss. O certo seria sim uma estação na Riachuelo, na Lapa, a próxima na Carioca, ou adjacências (até mesmo a praça Tiradentes!) e depois seguir para a Central e a Rodoviária também, de onde se ligaria a outras linhas. Mas isso é sonho...

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    1. Acho que deveria ser Estacão Itapiru. Iria revitalizar a area, que está bastante degradada.

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    2. Esta região tem muito comércio e está muito degradada.

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  6. Apesar dos muitos absurdos (como a estação S. Teresa), o projeto para a Carioca mostra alguma lucidez. Torçamos pela opção B que, além da conexão com as linhas 1 e 2, permite o prolongamento da linha em direção ao Porto. (talvez pelo eixo da Av. Paraguai e Rua da Conceição ou Av. Passos)
    Gostaria de ver projetadas algumas linhas que não constam do planejamento original, principamente algumas transversais que interceptassem as linhas 1, 2 e 4.
    Mais importante que a linha 4 para a Copa do Mundo e Olimpíadas seria a construção de uma linha que interligasse os vários modais de transporte: Galeão, Leopoldina, Rodoviária, Central, Praça Mauá (terminal de pasageiros do porto), Praça XV e Santos Dumont.

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    1. Oi Fernando, realmente o projeto traz alguma lucidez.

      Não há projetos oficiais detalhados das linhas transversais.

      Esta linha que vc se refere (Galeão - Santos Dumont) é a Linha 5. Ela fica pronta para o Jogos Pan-Americanos de 2007. Xiiii....

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  7. O conceito da Linha 4 é ligar o Centro a Barra via Zona Sul. O projeto licitado em 1998 previa Botafogo (Morro São João - RioSul) conectada a Linha 1, é aquela estação fantasma escavada na rocha entre Botafogo e Cardeal Arcoverde, de lá seguiria direto para o Humaitá onde teria uma estação, de lá seguiria direito até a Gávea (sob a Pça Santos Dummont) por trás do Parque Lage e Jardim Botânico na rocha, aí São Conrado e Jardim Oceanico.

    O projeto original é Carioca, poderia incluir ou não alguma estação no Centro o que poderia ser Santa Tereza, Lapa, Cruz Vermelha, ou não, seguir direto até Laranjeiras / Cosme Velho na General Glicerio, de lá direto até Botafogo na São Clemente em frente ao Santa Marta ou pelo Largo dos Leões, e de lá Humaitá, poderia passar pelo Jardim Botanico onde teria uma estação ou por fora pela rocha que iria direto até a Gávea, e a questão é na Gávea é a mudança da Pça. Santos Dummont para a PUC. De lá, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceanico.

    Do Jardim Oceanico até o Alvorada, quantas estações seriam entre as duas, e se acabaria no Alvorada ou se caberia uma expansão até o Recreio.

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    1. Não havia previsão para nenhuma estação no Jardim Botânico.

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