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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Os Projetos de Pezão

Com 55% dos votos, Pezão (PMDB) foi reeleito Governador do Estado do Rio de Janeiro. Confira o que ele prometeu sobre o metrô do Rio de Janeiro:


Linha 1

A partir da Estação Uruguai, a tripa da Linha 1 seria mais uma vez estendida com a construção da Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. Trata-se de um desejo comercial da concessionária Metrô Rio que visa tirar público do sistema ferroviário. O projeto prevê ainda que a parada final seja a Estação Madureira, após a Estação Engenhão. Os detalhes deste trecho não foram divulgados.


Linha 2

Talvez a obra mais fácil, rápida e barata, mas é a quarta e última prioridade do Governador. Trata-se do projeto de terminar o Lote 29 com a construção da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. A concessionária Metrô Rio passou a incentivar a obra ao longo deste ano, quando todas as alternativas de melhorar o tráfego metroviário com a Linha 1A se esgotaram.


Linha 3

A obra da Linha 3 depende de verba do Governo Federal. O Governador vai conversar com a Presidente eleita para tratar do assunto. O trajeto seria o seguinte: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Vila Laje, Estação Paraíso, Estação Parada Quarenta, Estação Zé Garoto, Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Nova Cidade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina, Estação Guaxindiba, Estação Itambi, Estação Visconde de Itaboraí.


Linha 4

O Governador quer expandir o metrô na Zona Oeste. A ideia é levar o metrô da Estação Jardim Oceânico até a Estação Alvorada e a Estação Recreio dos Bandeirantes. Os detalhes das localizações das estações e o projeto conceitual não foram divulgados. O Governador já falou em fazer uma parceria com a Prefeitura para esta obra, projeto já descartado por Eduardo Paes que preferiu investir num corredor de ônibus BRT ligando o terminal Alvorada até a Estação Jardim Oceânico. É segunda prioridade do Pezão.


Linha Gávea-Carioca

Agora chamada de Linha 5, será a obra prioritária do novo Governo. O projeto conceitual já foi publicado e uma licitação para o projeto detalhado está em andamento. As obras devem começar após os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto seria Estação Gávea - Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Dona Marta, Estação Laranjeiras, Estação Santa Teresa e Estação Carioca.

20 comentários:

  1. Ao que parece a obra errada que a concessionária quer o Pezão tá disposto a fazer já a certa ele vai empurrar com a barriga.

    Outro ponto é que como eles tão fazendo a linha 4 a expansão Gávea-Carioca acabou virando prioritária tbm pra poder aliviar a linha 1 no futuro.

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    1. Pois é. Eu acho difícil o Pezão começar qualquer obra destas. Não há dinheiro.

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  2. A prioridade não é atender a maior quantidade possível de pessoas. A prioridade é valorizar os imóveis dos amigos financiadores das campanhas. E muitos desses imóveis estão no Recreio e na Zona Sul. E todos sabemos como valoriza um imóvel uma estação de metrô por perto.

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    1. só não entendi a importância do trecho recreio-alvorada. o brt não conseguiria atender a demanda desse trecho?

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    2. Acho que Governo Estadual e Prefeitura estão travando um grande embate pelos transportes da cidade.

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    3. Retorno ao meu ponto inicial: valorização imobiliária. Estação do Metrô valoriza mais do que uma estação do BRT.

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    4. Deve ser isso mesmo Flávio. Mas também uma guerra entre Prefeitura e Governo do Estado. O Prefeito não colocou BRT até o Jardim Oceânico? Pois bem, o Estado vai colocar metrô até o Recreio.

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  3. Na Barra e Recreio pode ter os 2 agora aqui em Jacarepaguá colocaram o BRT e a linha 6 pelo jeito já era...durante as campanhas eleitorais só o Garotinho lembrou dela.

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    1. Gabriel, os moradores dos bairros da Linha 6 não se manifestaram. Sinto falta de uma mobilização social que revindique promessas e ações dos Governos.

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    2. Isso é verdade....até cheguei a criar uma comunidade no orkut sobre a linha 6 mas a ideia ñ foi a frente.

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  4. Em termos de prioridade deveríamos ter:
    1) Finalizar a linha 2 até a Praça XV, aumentando sua capacidade tanto em termos de intervalo quanto no aumento do tamanho das composições de 6 para 8 carros.
    2) Tornar a Linha 1 circular com o trecho Gávea-Uruguai. Pelo Google Maps, o trecho deve ter entre 4 e 5 km em rocha, sem desapropriações nem remanejamentos de redes de serviço público. Uma TBM perfura isso em 10 meses. A linha 1 circular retira do Centro passageiros do trajeto Tijuca - Zona Sul.
    3) Estender a linha 4 até o Centro via Gávea, Jardim Botânico e Botafogo. Eu ainda tenho dúvidas se o melhor traçado é o anunciado, chegando na Carioca ou se deveria ir até a Central (conexão com linha 1 e trens) passando pela Praça da Cruz Vermelha (conexão com linha 2). Da Centraal ficaria mais fácil chegar ao Porto revitalizado que, se hoje não tem demanda, em breve terá.
    3) Linha 4 Jardim Oceânico - Alvorada.
    4) Linha 4 Alvorada - Recreio. Nesse caso o BRT ficaria mais como linha alimentadora do metrô para os passageiros de Santa Cruz e Campo Grande.
    5) Linha X Engenhão - Centro em linha independente da linha 1. Poderia seguir por Grajaú - Vila Isabel - Maracanã (conexão com linha 2 e trens) - São Cristóvão - Leopoldina - Cidade Nova (para aproveitar a estação existente) - Central (conexão com trens e linha 1) - Porto - Praça Mauá (estação terminal). Só não pode é ser mais um espichamento da Linha 1.

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    1. As duas primeiras alternativas descritas por vocês são as únicas que desafogam o atual sistema.

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  5. A 3ª opção vai desafogar o que vão afogar depois de 2016 e chegar até a Alvorada é importante agora as outras realmente ñ vão ajudar muito.....o 5° tópico nem entendi muito a necessidade desse trajeto.

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    1. Gabriel, na verdade, ir até o Alvorada vai transportar mais pessoas mas não desafogará o sistema. Pelo contrário. É preciso urgentemente que as linhas voltem a ser independentes.

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  6. Só uma correção: o Paes disse que não daria dinheiro para o Pezão, mas no outro dia ele disse que poderia abrir os cofres da prefeitura sim. Vide RJTV.

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  7. Só tem uma solução, desengavetar o lote 29, para expandir o metrô. Senão as estações estacio e a estacao carioca ficarão inúteis

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