Com 55% dos votos, P
ezão (PMDB) foi reeleito Governador do Estado do Rio de Janeiro. Confira o que ele
prometeu sobre o metrô do Rio de Janeiro:
Linha 1
A partir da Estação Uruguai, a tripa da Linha 1 seria mais uma vez estendida com a construção da Estação Praça Sachet, Estação Grajaú, Estação Barão do Bom Retiro e Estação Méier. Trata-se de um desejo comercial da concessionária Metrô Rio que visa tirar público do sistema ferroviário. O projeto prevê ainda que a parada final seja a Estação Madureira, após a Estação Engenhão. Os detalhes deste trecho não foram divulgados.
Linha 2
Talvez a obra mais fácil, rápida e barata, mas é a quarta e última prioridade do Governador. Trata-se do projeto de terminar o Lote 29 com a construção da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha, Estação Carioca e Estação Praça XV. A concessionária Metrô Rio passou a incentivar a obra ao longo deste ano, quando todas as alternativas de melhorar o tráfego metroviário com a Linha 1A se esgotaram.
Linha 3
A obra da Linha 3 depende de verba do Governo Federal. O Governador vai conversar com a Presidente eleita para tratar do assunto. O trajeto seria o seguinte: Estação Praça Araribóia, Estação Jansen de Mello, Estação Barreto, Estação Vila Laje, Estação Paraíso, Estação Parada Quarenta, Estação Zé Garoto, Estação Mauá, Estação Antonina, Estação Nova Cidade, Estação Alcântara, Estação Jardim Catarina, Estação Guaxindiba, Estação Itambi, Estação Visconde de Itaboraí.
Linha 4
O Governador quer expandir o metrô na Zona Oeste. A ideia é levar o metrô da Estação Jardim Oceânico até a Estação Alvorada e a Estação Recreio dos Bandeirantes. Os detalhes das localizações das estações e o projeto conceitual não foram divulgados. O Governador já falou em fazer uma parceria com a Prefeitura para esta obra, projeto já descartado por Eduardo Paes que preferiu investir num corredor de ônibus BRT ligando o terminal Alvorada até a Estação Jardim Oceânico. É segunda prioridade do Pezão.
Linha Gávea-Carioca
Agora chamada de Linha 5, será a obra prioritária do novo Governo. O projeto conceitual já foi publicado e uma licitação para o projeto detalhado está em andamento. As obras devem começar após os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto seria Estação Gávea - Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Dona Marta, Estação Laranjeiras, Estação Santa Teresa e Estação Carioca.