Confira como o estado foi irresponsável, omisso e errou em diversas previsões ao longo dos anos. Eis o
cronograma da Linha 4 do metrô fluminense.
Cronograma da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
- 1998: Licitação e início previsto para as obras da Linha 4 original.
- 1999: Expansão para a Barra da Tijuca descartada.
- Março 2010: Instalação do canteiro de Obras na Estação Jardim Oceânico.
- Março 2010: Previsão do Início das Obras da Linha 4.
- Junho 2010: Início das Obras da Linha 4.
- Agosto 2010: Fundação do Movimento Metrô que o Rio Precisa que contesta o projeto da Linha 4 em construção.
- Setembro 2010: Início das explosões na Barra da Tijuca.
- Outubro 2010: Divulgado que ligação entre Estação Jardim Oceânico e túnel através de montanha será através de uma ponte.
- Novembro 2010: Instalação do canteiro de obras e início das obras em São Conrado.
- Dezembro 2010: Conclusão do túnel de serviço na Barra da Tijuca.
- Janeiro 2011: Início da construção do túnel entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado.
- Março 2011: Estado divulgou a localização das estações da Linha 4.
- Abril 2011: Governo anunciou que a Estação Gávea não seria mais construída.
- Maio 2011: Governo voltou atrás e a Estação Gávea retornou ao projeto.
- Agosto 2011: Início da construção da Estação São Conrado e da Estação General Osório 2.
- Dezembro 2012: Estado divulgou que a Estação General Osório terá um acesso pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
- Janeiro 2013: Início das obras da Estação Nossa Senhora da Paz, Estação Jardim de Alah, Estação Praça Antero de Quental e Estação Gávea.
- Fevereiro 2013: Interdição da Estação General Osório e da Estação Cantagalo.
- Março 2013: Reaberta a Estação Cantagalo.
- Junho 2013: Fábrica de Aduelas montada, início da construção do túnel de serviço na Gávea, fim da escavação da Estação São Conrado e da Estação Nossa Senhora da Paz.
- Julho 2013: Previsão do início da escavação do tatuzão.
- Agosto 2013: Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô no Leblon.
- Setembro 2013: Movimento Metrô que o Rio Precisa conseguiu que a Estação Gávea seja construída com duas plataformas, para duas linhas de metrô.
- Dezembro 2013: Previsão de reabertura da Estação General Osório.
- Fevereiro 2014: Início da escavação do tatuzão.
- Março 2014: Estação General Osório foi reaberta.
- Abril 2014: Moradores da Barra da Tijuca pedem metrô até a Estação Alvorada; Estado divulgou que vai construir a Linha 5 (nada mais do que a Linha 4 original).
- Maio 2014: Após semanas sem informações, foi revelado que o tatuzão enfrentava problemas para escavar.
- Junho 2014: A Estação São Conrado terá o novo nome de Estação São Conrado/Rocinha.
- Setembro 2014: Previsão da licitação dos estudos técnicos da Linha 5 (Linha 4 original).
- Novembro 2014: Tatuzão voltou a operar.
- Janeiro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Nossa Senhora da Paz.
- Fevereiro 2015: Conclusão do rabicho para futuras expansões na Estação Jardim Oceânico.
- Março 2015: Tatuzão chegou à Estação Nossa Senhora da Paz.
- Março 2015: Sem dinheiro, Estado interrompeu as obras da Estação Gávea.
- Maio 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Jardim de Alah.
- Agosto 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Praça Antero de Quental.
- Agosto 2015: Tatuzão chegou à Estação Jardim de Alah.
- Dezembro 2015: Previsão inicial da conclusão das obras da Linha 4.
- Dezembro 2015: Previsão de Novembro/14 para o tatuzão chegar à Estação Gávea.
- Dezembro 2015: Tatuzão chegou à Estação Antero de Quental.
- Janeiro 2016: Inauguração original da Linha 4 (2010).
- Janeiro 2016: Previsão de início dos testes da Linha 4 (2014).
- Março 2016: Governo Anunciou que a Estação Gávea ficou para 2018.
- Abril 2016: Tatuzão alcançou túnel vindo de São Conrado.
- Maio 2016: Governo anuncia que Linha 4 será inaugurada em Agosto somente para quem tiver ingresso olímpico.
- Maio 2016: Fim da colocação dos trilhos da Linha 4.
- Maio 2016: Primeiro trem da MAFERSA é puxada por um trackmobile da Estação General Osório 2 até a Estação Jardim Oceânico.
- Julho 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (2014).
- Agosto 2016: Previsão do início comercial da Linha 4 (maio/16).
- Outubro 2016: Linha 4 Inaugurada para toda a população.
- Janeiro 2017: Conclusão das obras da Estação Gávea (2014).
- Janeiro 2017: Instalação concluída da sinalização automática.
- 2018: Conclusão da Estação Gávea (2015).
- Janeiro 2018: Inundação da Estação Gávea para preservar sua estrutura.
Isso se fizerem mesmo a estação Gávea
ResponderExcluirPois é...
ExcluirInteressante que eles não indicam o fim da linha 1a e a sinalizacao automatica em toda as linhas. Todo governo cria um plano de metro/transporte muito diferente do governo anterior. Minha duvida é a seguinte, uma vez que o brt está no meio das américas, o metro por lá seria subterrâneo o elevado ?
ResponderExcluirA obra da Linha 4 nunca preveu nenhuma alteração na Linha 1, nem na Linha 1A.
ExcluirO projeto da Linha 4 até o Alvorada era subterrâneo.
O projeto do BRT é da prefeitura.
A malha ferroviária - especialmente de Metrô - parece expor uma vulnerabilidade da rotatividade de partidos políticos numa democracia: A falta de um direcionamento firme.
ResponderExcluirEmbora eu não seja fã de regimes totalitários, nem de ditadores que se perpetuam por décadas no poder ou em partido único, eu tenho que reconhecer que algo assim viria a calhar no Metrô. Um plano definido, que fosse seguido à risca, sem muita latitude para modificações.
Acompanhar o Metrô Rio por 45 anos é como ler uma narrativa em fluxo, em que cada capítulo do livro é feito de forma independente por um autor diferente dos anteriores. Não há coesão narrativa de estilo, não há direção estabelecida.
Representantes eleitos precisam mostrar serviço em 4 anos. Se algo não pode ser feito em menos de 50 meses, não compensa. Numa reeleição, 8 anos ou 96 meses.
E, como sempre, o povo é quem sofre.